O Clero da Diocese de Caratinga é composto pelo Bispo, Padres e um Diácono Permanente. Além dos padres diocesanos o bispo conta com a presença e colaboração de três Congregações Religiosas (Sacramentinos de Nossa Senhora; Carmelitas Descalços e Congregação do Santíssimo Sacramento, SSS). O clero é constituído por todos os ministros sagrados que receberam o sacramento da Ordem. Entre os clérigos podem-se distinguir aqueles que compõem o clero secular — padre diocesano que está incardinado em Diocese e o clero regular — que, sendo consagrados, seguem as regras de uma ordem religiosa.
O padre diocesano está incardinado numa Igreja particular (Diocese) que, por sua vez, tem uma área territorial bem específica e definida. Ele está sob os cuidados e orientação direta do Bispo diocesano. Tem como missão primordial o trabalho paroquial e a comunhão com o clero local. A sua pertença à diocese de dá pela ordenação diaconal fazendo os votos de obediência e castidade.
O religioso é aquele pertence a um Instituto que, além de religioso (frei, dom, monge), torna-se também padre. Esses, antes do sacerdócio, assumem a vocação à vida religiosa consagrada e fazem os votos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Sua obediência está diretamente ligada ao superior da Ordem religiosa à que pertence ou da comunidade onde vive, seja ela Sacramentinos de Nossa Senhora, Carmelitas, Santíssimo Sacramento, etc. O território da missão do religioso consagrado padre é mais ampla que uma diocese, visto estar a serviço da sua Ordem ou Congregação. Porém, quando estiver exercendo seu sacerdócio dentro de uma determinada diocese deve seguir as orientações do bispo local. Os religiosos assumem os trabalhos em fraternidade.
Ser sacerdote é estar em profunda comunhão com Deus, a serviço do povo e disposto à realização dos sacramentos que lhe são confiados.