Cúria Diocesana

Compartilhe

A Cúria Diocesana “consta dos organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda a diocese, principalmente na ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário” (Código de Direito Canônico, cân. 469). É assistida pelo Bispo Diocesano, pelo Vigário Geral, pelo Chanceler e por três religiosas ― duas das quais auxiliam na parte administrativa e outra na recepção. Está localizada em um prédio anexo à Residência Episcopal e fica aberta a todos, de manhã e à tarde. Contém, devidamente catalogados, todos os documentos e arquivos da Diocese, das Paróquias, de cada clérigo Diocesano e das Ordens e Congregações Religiosas masculinas e femininas presentes na Diocese.

A CHANCELARIA

Conforme requer o Código de Direito Canônico, todos os documentos emitidos pela Cúria, atos de governo, decretos, dispensas, licenças e demais processos necessitam da redação, despacho e organização dentro do espaço da Cúria Diocesana (Código de Direito Canônico, cân. 482 §1). É o Chanceler quem dá fé pública aos documentos da Cúria Diocesana e cumpre a presente determinação. O atual Chanceler:

  1. Nome completo: Agrimaldo José Teixeira, Pe.;
  2. Data de nascimento: 27 de outubro de 1973;
  3. Data de ordenação presbiteral: 10 de outubro de 1999;
  4. Data de nomeação: 7 de julho de 2011.

É também responsável pela Câmara de Instrução Eclesiástica da Diocese de Caratinga, responsável por recolher as provas e notificar atos dos processos de nulidade matrimonial.

O VIGÁRIO GERAL

O Vigário Geral é auxiliar imediato do Bispo Diocesano. Na ausência deste último, ele o substitui no governo da diocese. Tem sua jurisdição em toda a extensão da diocese. O atual Vigário Geral:

  1. Nome completo: José Carlos de Oliveira, Pe.;
  2. Data de nascimento: 4 de novembro de 1969;
  3. Data de ordenação presbiteral: 8 de outubro de 1995;
  4. Data de nomeação: 12 de fevereiro de 2012.

É também Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga – MG, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Pastoral Diocesano.

O CONSELHO PRESBITERAL DE CARATINGA

Sempre sob a presidência do Bispo Diocesano, é formado por quatorze sacerdotes, que atualmente são :

  • Quatro membros natos: o Vigário Geral, Pe. José Carlos de Oliveira; o Superior Geral de Congregação Religiosa com sede na Diocese, Pe. José Raimundo da Costa, SDN; o Reitor do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, Pe. Geziel Jose de Almeida; e o Reitor do Seminário Propedêutico São José, Pe. Raniel Carlos de Freitas;
  • Sete membros eleitos pelos presbíteros: Pe. José Raul dos Santos Oliveira (representante dos presbíteros no Regional Leste II da CNBB); Pe. Moacir Ramos Nogueira (Forania de Caratinga); Pe. Elias Dorneles (Forania de Carangola); Pe. Patrício Geraldo Fialho (Forania de Manhuaçu); Pe. Ronaldo Patrício de Freitas (Forania de Inhapim); Pe. Antonio Maurilio de Freitas (Forania de Ipanema); e Pe. Adair José de Freitas (Forania de Santa Margarida);
  • E três membros nomeados pelo Bispo Diocesano: Pe. Marlone Pedrosa; Pe. Agrimaldo José Teixeira; e Pe. Geziel José de Almeida.

É renovado a cada cinco anos. Ele é realmente o “Senado” do Bispo, representando todos os seus colegas de presbitério, nos seus anseios e necessidades. Reúne-se ordinariamente quatro vezes por ano. As matérias tratadas neste Conselho são aquelas mais pertinentes à vida de nossos sacerdotes (diocesanos e religiosos) e à caminhada da Diocese, nunca faltando um cuidado especial com os sacerdotes doentes e idosos e com aqueles necessitados de nossa caridade presbiteral.

O COLÉGIO DOS CONSULTORES

É formado por seis sacerdotes, escolhidos pelo Bispo Diocesano dentre os membros do Con­selho Presbiteral. Pertencem atualmente ao Colégio dos Consultores: Pe. José Carlos de Oliveira; Pe. Patrício Geraldo Fialho; Pe. Agrimaldo José Teixeira; Pe. José do Carmo Vieira; Pe. Joaquim Rocha de Calais; e Pe. José Raimundo Costa, SDN. Normalmente, as reuniões acontecem, na Residência Episcopal, a cada três meses. Às vezes, o Bispo Diocesano convoca os membros do Colégio de Consultores para reuniões extraordinárias, em casos urgentes e especiais. O parecer final das decisões fica sem­pre a juízo do Bispo Diocesano.

O CONSELHO PASTORAL DIOCESANO DE CARATINGA

O Conselho Pastoral Diocesano de Caratinga foi instituído aos 26 de junho de 1977, seguindo as exigências da Igreja (Christus Dominus, n. 27), e do atual Cânon 511, do Código de Direito Canônico. É convocado pelo Bispo Diocesano, tendo por finalidade:

  1. Examinar e avaliar as atividades pastorais da diocese e propor conclusões práticas sobre elas; e
  2. Preparar e rever as Assembleias Diocesanas de Pastoral.

São membros do Conselho Pastoral Diocesano, além do Bispo Diocesano: o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Vigário Geral, o Reitor do Seminário Diocesano, os Vigários Forâneos, os Superiores dos Institutos Religiosos residentes na Diocese e os Representantes das Pastorais, designados de acordo com o Bispo Diocesano.

O Conselho Pastoral Diocesano reúne-se ordinariamente quatro vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação do Bispo Diocesano. Tem voto somente consultivo e é presidido pelo Bispo Diocesano, a quem cabe também publicar o que for nele decidido. O número de seus membros costuma ser em torno de trinta pessoas.

O VIGÁRIO EPISCOPAL DE PASTORAL

Entre as suas atividades eclesiais está a de auxiliar o Bispo Diocesano, no Conselho Diocesano de Pastoral, assim como o de animar e dinamizar a equipe Diocesana de Pastoral. Tem sua jurisdição em toda a extensão da diocese no que se refere às Pastorais, Movimentos e Associações nesta Igreja Particular. O atual Vigário Episcopal de Pastoral:

  1. Nome e Sobrenome: Patrício Geraldo Fialho, Pe.
  2. Data de nascimento: 17 de março de 1982
  3. Data de ordenação presbiteral: 28 de julho de 2013
  4. Data de nomeação: 20 de janeiro de 2020

É também Pároco da Paróquia Santa Luzia, em Carangola – MG, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Pastoral Diocesano.

O TRIBUNAL DIOCESANO

O Tribunal Diocesano de que a Diocese de Caratinga se serve, em Primeira Instância, é o Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A CATEDRAL DA DIOCESE DE CARATINGA

A Catedral de São João Batista está situada na praça principal da cidade de Caratinga – MG, rodeada de palmeiras imperiais centenárias. É um lindo templo, com a imagem do padroeiro, São João Batista, no cume de sua torre neo-gótica. É assistida pelo Pároco, Pe. Moacir Ramos Nogueira, e pelo Vigário Paroquial, Pe. Agrimaldo José Teixeira. Tem ainda a assistência espiritual do Bispo Diocesano, que nela celebra quase diariamente, quando se encontra na sede episcopal.

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesedecaratinga.com.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h