Cúria Diocesana

A Cúria Diocesana “consta dos organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda a diocese, principalmente na ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário” (Código de Direito Canônico, cân. 469). É assistida pelo Bispo Diocesano, pelo Vigário Geral, pelo Chanceler e por três religiosas ― duas das quais auxiliam na parte administrativa e outra na recepção. Está localizada em um prédio anexo à Residência Episcopal e fica aberta a todos, de manhã e à tarde. Contém, devidamente catalogados, todos os documentos e arquivos da Diocese, das Paróquias, de cada clérigo Diocesano e das Ordens e Congregações Religiosas masculinas e femininas presentes na Diocese.

A CHANCELARIA

Conforme requer o Código de Direito Canônico, todos os documentos emitidos pela Cúria, atos de governo, decretos, dispensas, licenças e demais processos necessitam da redação, despacho e organização dentro do espaço da Cúria Diocesana (Código de Direito Canônico, cân. 482 §1). É o Chanceler quem dá fé pública aos documentos da Cúria Diocesana e cumpre a presente determinação. O atual Chanceler:

1. Nome completo: Agrimaldo José Teixeira, Pe.;
  2. Data de nascimento: 27 de outubro de 1973;
  3. Data de ordenação presbiteral: 10 de outubro de 1999;
  4. Data de nomeação: 7 de julho de 2011.

É também responsável pela Câmara de Instrução Eclesiástica da Diocese de Caratinga, responsável por recolher as provas e notificar atos dos processos de nulidade matrimonial.

O VIGÁRIO GERAL

O Vigário Geral é auxiliar imediato do Bispo Diocesano. Na ausência deste último, ele o substitui no governo da diocese. Tem sua jurisdição em toda a extensão da diocese. O atual Vigário Geral:

1. Nome completo: José Carlos de Oliveira, Pe.;
  2. Data de nascimento: 4 de novembro de 1969;
  3. Data de ordenação presbiteral: 8 de outubro de 1995;
  4. Data de nomeação: 12 de fevereiro de 2012.

É também Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga – MG, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Pastoral Diocesano.

O TRIBUNAL DIOCESANO

O Tribunal Diocesano de que a Diocese de Caratinga se serve, em Primeira Instância, é o Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A CATEDRAL DA DIOCESE DE CARATINGA

A Catedral de São João Batista está situada na praça principal da cidade de Caratinga – MG, rodeada de palmeiras imperiais centenárias. É um lindo templo, com a imagem do padroeiro, São João Batista, no cume de sua torre neo-gótica. É assistida pelo Pároco, Pe. Moacir Ramos Nogueira, e pelo Vigário Paroquial, Pe. Agrimaldo José Teixeira. Tem ainda a assistência espiritual do Bispo Diocesano, que nela celebra quase diariamente, quando se encontra na sede episcopal.

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036