Bispo Emérito
Dom Emanuel Messias de Oliveira

Nasceu em Salinas, MG, dia 22 de abril de 1948, filho de Deoclides Oliveira e Maria Angélica Teixeira (in memoriam). Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. O curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).

Recebeu o Presbiterato, aos 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial (6 anos) e Pároco (17 anos), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, durante 24 anos; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de Bispo.

Foi sagrado Bispo para a Diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por Dom José Heleno, dia 19 de abril de 1998; e tomou posse daquela diocese dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal: A serviço da Misericórdia. Como Bispo de Guanhães, foi também responsável da dimensão Bíblico-Catequética do Regional Leste II; e Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares.

Aos 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Caratinga e tomou posse da mesma no dia 20 de maio de 2011.

Em 13 de dezembro de 2023, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou,  Dom Juarez Delorto Secco, bispo da Diocese de Caratinga, para suceder Dom Emanuel Messias de Oliveira, que, na data de hoje, se torna Administrador Apostólico, até a data de 17 de fevereiro de 2024, quando Dom Juarez tomará posse.

EXPLICAÇÃO DO BRASÃO DE DOM EMANUEL MESSIAS DE OLIVEIRA

O escudo está apresentado por apenas um campo chapado em vermelho, cor que representa a obrigação que aquele que a usa, em suas armas, tem em defender e socorrer os injustamente oprimidos. No centro do escudo, em prata, estão a ovelha e o cajado do pastor. Na cor prata estão simbolizadas a esperança e a luz que o novo bispo busca em Cristo, ao mesmo tempo, cordeiro e pastor, para sustentar o seu lema: “A SERVIÇO DA MISERICÓRDIA”. A ovelha, devido à sua candura e tolerância, é símbolo de mansidão e pureza de coração, qualidades que devem ser aprofundadas por aqueles que desejam estar a serviço da Misericórdia, a exemplo de Cristo, que num gesto de amor misericordioso, acolhe a missão que o Pai lhe confiou. Representa, também, os fiéis que serão acolhidos no serviço misericordioso do Bispo, Pastor da Igreja Particular. O cajado, símbolo do Pastor, é imagem do Cristo BOM PASTOR, figura paternal vigilante e protetora que congrega, sem distinção, todas as ovelhas e defende principalmente os injustamente oprimidos. Nos símbolos da ovelha e do cajado está a imagem do Cristo, AQUELE que soube verdadeiramente servir e ser misericordioso e é o fundamento do desejo de dom Emanuel Messias estar “A SERVIÇO DA MISERICÓRDIA”. Na parte de trás do escudo, a cruz em ouro, cor que significa amor e autoridade. Encimando o escudo, o chapéu prelatício verde com três borlas de cada lado.