Brasão do Bispo

BRASÃO EPISCOPAL – DOM  JUAREZ DELORTO SECCO
BISPO DIOCESE DE CARATINGA- MG

Descrição Heráldica:

Escudo partido. O primeiro campo em goles (vermelho) contendo um jarro e uma bacia em ouro (amarelo) e uma toalha branca ao natural apoiada na bacia; o segundo em azul contendo a letra M encimada por uma cruz, ambos em prata. O escudo está pousado sobre uma cruz episcopal processional de ouro. Encimando o conjunto, o chapéu eclesiástico com seus cordões terminados em cada lado por seis borlas, na posição um, dois e três, tudo em sinopla (verde). Sob o conjunto, um listel de prata, forrado de goles, brocante sobre a ponta da cruz, com a divisa “MANETE CARITATE MEA” escrita em letras maiúsculas em sable (negro).
Justificativa heráldica
As palavras latinas escritas no listel “MANETE CARITATE MEA” transliteram-se em português “Permanecei no meu amor”, de Jo 15,9, parte central do testamento que Jesus Cristo deixou aos apóstolos na última ceia, depois de instituir o sacerdócio da Nova Aliança e a Eucaristia.
O fundo vermelho do primeiro campo simboliza os apóstolos e mártires, que seguiram a Cristo em sua oblação de amor, indicando particularmente São Pedro e São Felipe apóstolos, devoções pessoais de Dom Juarez por serem respectivamente patronos de sua diocese e paróquia de origem, em Cachoeiro de Itapemirim. O conjunto formado por jarro, bacia e toalha retoma o gesto do lava-pés, pelo qual Cristo, na última ceia, uniu ao sacrifício eucarístico o serviço humilde como expressão de amor aos irmãos: “também vós deveis lavar os pés uns aos outros” (Jo 13,14).
O azul ao fundo do segundo campo é a cor devocional mariana; a letra M encimada pela cruz significa a Virgem Maria conforme a medalha cunhada por Santa Catarina Labouré. Assim se recorda a Mãe de Deus, Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo, e Senhora do Amparo, copadroeira da diocese cachoeirense. Maria é ícone e modelo da Igreja servidora, que, com seu fiat ao projeto salvador de Deus, torna-se Mãe de todos os discípulos que querem “permanecer no amor” de Cristo.
O conjunto formado pelas peças cruz processional episcopal, chapéu, cordas e borlas significa que o dono do brasão pertence ao grau hierárquico episcopal.