Pároco

Bispo Ordenante:

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Pe. Dione José Vieira Leandro

Dione José Vieira Leandro nasceu em 09/08/1988 em Santa Margarida/MG, filho de Dimas José Leandro e Nilza Conceição Leandro.

Ingressou para o Seminário Propedêutico São José em Ubaporanga no ano de 2007. Entre 2008-2010 cursou Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga, e entre 2011-2014 fez o Curso de Teologia.

Durante os anos finais, etapa da Teologia, realizou seu estágio pastoral nas seguintes paróquias: São João Batista em São João do Oriente (2011/1° ano), Nossa Senhora do Rosário em Entre Folhas (2012/2° ano), Senhor Bom Jesus em Bom Jesus do Galho (2013/3° ano) e São Sebastião em Orizânia (2014/4° ano). Durante o tempo de formação no Seminário foi ainda membro do Conselho Editorial da Revista Diretrizes, membro da Equipe Diocesana de Catequese e um dos responsáveis pelo curso de Teologia para leigos.

Foi ordenado diácono na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus (Santuário de Adoração Perpétua), no Santa Zita em Caratinga, junto ao seu companheiro de turma, Reginaldo Pires Amâncio, por Dom Emanuel Messias de Oliveira aos 08/02/2015. Foi designado para vivenciar o ministério diaconal na Paróquia São Manoel em Mutum, acompanhado pelos padres Luciano Correia Neto (in memorian) e José Marcelino Pereira.

Foi ordenado presbítero no dia de seu aniversário de 27 anos, 09/08/2015 em sua cidade natal, Santa Margarida/MG. Uma linda cerimônia foi preparada pelo então pároco local, Pe. Júlio César de Souza Pereira, e por toda a comunidade paroquial. O momento foi significativo para o povo margaridense, pois Pe. Dione é o segundo presbítero filho da terra (o primeiro é Pe. Paulo Alexandre Gonçalves, ordenado em 2010). Seu lema de ordenação é “Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim”, extraído do livro de Gálatas.

Após a ordenação, presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Pe. Dione  foi designado Vigário Paroquial da Paróquia São Manoel em Mutum, cidade em que já morava como diácono. Nas terras de São Manoel ficou por 4 anos.

Em 23 de junho de 2019, Pe. Dione assumiu sua primeira paróquia como pároco, Nossa Senhora da Conceição em Conceição de Ipanema, sua cerimônia de posse foi presidida por Pe. Christian Moreira Coelho de Oliveira. Dentre as suas vivências nas cidades de Conceição de Ipanema (e São José do Mantimento), se destaca as plataformas digitais criadas durante a pandemia de Covid-19, nas quais o presbítero alimentava a espiritualidade de seu povo através de vídeos de reflexões periódicas, além da Ordenação Diaconal dos Seminaristas Bismarque, Rodolfo, Douglas e Fernando (os dois últimos são filhos da paróquia), em Conceição de Ipanema no início de 2021.

No dia 11 de fevereiro de 2022 assumiu uma nova missão, Pároco da Paróquia/Santuário Senhor Bom Jesus em Bom Jesus do Galho, em posse presidida por Pe. Ely da Terra Cristo. Atualmente, além de pároco em Bom Jesus do Galho, Pe. Dione é também Assessor Diocesano de Comunicação e Vigário Forâneo de Caratinga.