Pe. José Maria de Barros nasceu aos 12 de novembro de 1948, em Simonésia (MG). Seus pais são Antônio Pereira de Barros e Terezinha Pereira de Oliveira (ambos já falecidos). São seus irmãos: João Lúcio de Barros, Evaldo de Barros, Sebastião Pereira de Barros, Márcio Pereira de Barros e Antônio Carlos Pereira de Barros.
Em Simonésia, ajudava o Monsenhor José Paulo Araújo no altar.
Seus estudos, de 1ª à 7ª séries, foram feitos em Simonésia. A 8ª série, já como seminarista diocesano, em 1873, fê-la no Instituto Monte Carmelo, em Caratinga (MG). No Seminário Diocesano, fez o curso clássico (segundo grau) nos anos 1977 e 1978. Entre 1979-1980 cursou filosofia; e de 1981 a 1984 fez o curso de teologia.
Foi ordenado diácono em 06/11/1983 na Catedral São João Batista em Caratinga (MG), juntamente com seu colega de turma, Lizete Lopes Gusmão. Como Diácono, exerceu seu ministério nas paróquias de Vermelho Novo e Ubaporanga.
Foi ordenado presbítero em 11/11/1984, em Simonésia, por Dom Hélio Gonçalves Heleno. Sua ordenação foi precedida de uma Semana Vocacional, organizada pelo então pároco local, Pe. Humberto Boreli. Logo após sua ordenação, assumiu a paróquia Santa Helena de Caputira (MG) como administrador paroquial e depois como pároco, onde trabalhou de 20 de janeiro de 1985 a 30 de junho de 1989. Foi nesse período que Pe. José Maria fez o que parecia impossível: a pedido de Dom Hélio, saía de Caputira para atender a paróquia de Santo Antônio de Pádua em Santo Antônio do Manhuaçu, como administrador paroquial; fez isso durante cinco meses, de primeiro de junho a primeiro de novembro de 1987.
Depois de Caputira foi transferido para a paróquia de Santo Estevão em Iapu (MG), aos 9 de julho de 1989, como pároco, onde permaneceu até 3 de julho de 1999. Em Iapu remodelou a Igreja Matriz, construiu outra capela no Livramento e a Capela Nossa Senhora das Graças, no Córrego Agenor Ribeiro. Também nesse tempo atendia a recém-criada paróquia Nossa Senhora da Penha, em Ipaba (MG), atendeu a mesma de 1989 até 1995. Nesse período, deu continuidade à construção da matriz e iniciou o salão paroquial.
De Iapu (MG) foi transferido para a paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Vermelho Novo (MG) em 01 de julho de 1999, onde permaneceu até 22 de março de 2000. Nesse tempo atendeu também a vizinha paróquia São Francisco de Assis em Vermelho Velho, Raul Soares (MG). Foram 9 meses de muita luta. Depois, fez uma transferência direta com o Pe. José Geraldo de Gouveia, sendo nomeado para a paróquia de São Domingos das Dores (MG), aos 5 de maio de 2000, onde ficou até o início de 2010. Naquela comunidade paroquial, composta também pela cidade de São Sebastião do Anta, bateu laje na Igreja Matriz, onde fez duas grandes torres, além de remodelar todo o seu interior. Também colocou forro em toda a Igreja do Anta e construiu uma capela no bairro Bela Vista.
No início de 2010 assumiu como pároco a paróquia São Sebastião em Sacramento, distrito de Manhuaçu. Naquela comunidade, onde é muito amado, vivenciou momentos importantes, como os 140 anos da paróquia. Ficou em Sacramento até janeiro de 2020.
Na noite de 1 de fevereiro tomou posse na paróquia Nossa Senhora do Rosário em Entre Folhas (MG), foi curto, mas enriquecedor o trabalho naquela cidade. A pandemia dificultou diversos segmentos, mas a experiência é marcante.
Desde 17 de abril de 2021 é pároco da paróquia Sant’Ana em Santana do Manhuaçu (MG).