Pároco

Bispo Ordenante:

Dom Hélio Gonçalves Heleno

Pe. José Maria de Barros

Pe. José Maria de Barros nasceu aos 12 de novembro de 1948, em Simonésia (MG). Seus pais são Antônio Pereira de Barros e Terezinha Pereira de Oliveira (ambos já falecidos). São seus irmãos: João Lúcio de Barros, Evaldo de Barros,  Sebastião Pereira de Barros, Márcio Pereira de Barros e Antônio Carlos Pereira de Barros.

Em Simonésia, ajudava o Monsenhor José Paulo Araújo no altar.

Seus estudos, de 1ª à 7ª séries, foram feitos em Simonésia. A 8ª série, já como seminarista diocesano, em 1873, fê-la no Instituto Monte Carmelo, em Caratinga (MG). No Seminário Diocesano, fez o curso clássico (segundo grau) nos anos 1977 e 1978. Entre 1979-1980 cursou filosofia; e de 1981 a 1984 fez o curso de teologia.

Foi ordenado diácono em 06/11/1983 na Catedral São João Batista em Caratinga (MG), juntamente com seu colega de turma, Lizete Lopes Gusmão.  Como Diácono, exerceu seu ministério nas paróquias de Vermelho Novo e Ubaporanga.

Foi ordenado presbítero em 11/11/1984, em Simonésia, por Dom Hélio Gonçalves Heleno. Sua ordenação foi precedida de uma Semana Vocacional, organizada pelo então pároco local, Pe. Humberto Boreli. Logo após sua ordenação, assumiu a paróquia Santa Helena de Caputira (MG) como administrador paroquial e depois como pároco, onde trabalhou de 20 de janeiro de 1985 a 30 de junho de 1989. Foi nesse período que Pe. José Maria fez o que parecia impossível: a pedido de Dom Hélio, saía de Caputira para atender a paróquia de Santo Antônio de Pádua em Santo Antônio do Manhuaçu, como administrador paroquial; fez isso durante cinco meses, de primeiro de junho a primeiro de novembro de 1987.

Depois de Caputira foi transferido para a paróquia de Santo Estevão em Iapu (MG), aos 9 de julho de 1989, como pároco, onde permaneceu até 3 de julho de 1999. Em Iapu remodelou a Igreja Matriz, construiu outra capela no Livramento e a Capela Nossa Senhora das Graças, no Córrego Agenor Ribeiro. Também nesse tempo atendia a recém-criada paróquia Nossa Senhora da Penha, em Ipaba (MG), atendeu a mesma de 1989 até 1995. Nesse período, deu continuidade à construção da matriz e iniciou o salão paroquial.

De Iapu (MG) foi transferido para a paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Vermelho Novo (MG) em 01 de julho de 1999, onde permaneceu até 22 de março de 2000. Nesse tempo atendeu também a vizinha paróquia São Francisco de Assis em Vermelho Velho, Raul Soares (MG). Foram 9 meses de muita luta. Depois, fez uma transferência direta com o Pe. José Geraldo de Gouveia, sendo nomeado para a paróquia de São Domingos das Dores (MG), aos 5 de maio de 2000, onde ficou até o início de 2010. Naquela comunidade paroquial, composta também pela cidade de São Sebastião do Anta, bateu laje na Igreja Matriz, onde fez duas grandes torres, além de remodelar todo o seu interior. Também colocou forro em toda a Igreja do Anta e construiu uma capela no bairro Bela Vista.

No início de 2010 assumiu como pároco a paróquia São Sebastião em Sacramento, distrito de Manhuaçu. Naquela comunidade, onde é muito amado, vivenciou momentos importantes, como os 140 anos da paróquia. Ficou em Sacramento até janeiro de 2020.

Na noite de 1 de fevereiro tomou posse na paróquia Nossa Senhora do Rosário em Entre Folhas (MG), foi curto, mas enriquecedor o trabalho naquela cidade. A pandemia dificultou diversos segmentos, mas a experiência é marcante.

Desde 17 de abril de 2021 é pároco da paróquia Sant’Ana em Santana do Manhuaçu (MG).