Pároco

Natural:

Sabará _MG

Pai:

José Batista de Almeida (in memorian)

Mãe:

Josina Siqueira de Almeida.

Ordenação Diaconal:

05/06/2011

Ordenação Presbiteral:

04/12/2011

Bispo Ordenante:

Dom Gil Antônio Moreira

Frei Ronan Siqueira de Almeida OCD

Ronan Siqueira de Almeida nasceu aos 06/09/1982, é de Sabará na região metropolitana de Belo Horizonte. Seus pais são José Batista de Almeida (in memorian) e Josina Siqueira de Almeida.

Ingressou para o Carmelo Descalço no ano de 2003, onde fez o Postulantado (Pré-Noviciado) em Caratinga/MG e o Noviciado em Piedade de Caratinga no ano de 2004, no qual fez sua Profissão Simples. Fez o período do Estudantado em Belo Horizonte entre 2005-2011. Professando os votos solenes em 2011, seu nome de profissão é Frei Ronan do Sagrado Coração de Jesus, OCD.

Recebeu sua ordenação diaconal no dia 05 de junho de 2011, juntos aos Freis Odair Madero e Everaldo Abril Pontes, em Belo Horizonte, por Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, bispo diocesano de Teófilo Otoni.

Foi ordenado presbítero em 04 de dezembro de 2011, junto ao Frei Everaldo Abril Pontes, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do bairro João Pinheiro em Belo Horizonte/MG, por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora, seu lema de ordenação é “Por Aquele que é bom”.

Após sua ordenação foi nomeado Promotor Vocacional da Ordem do Carmelo, residindo no Convento Santa Teresinha/Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque/SP. Em 2014 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Caratinga, cooperando com os trabalhos do pároco, Frei Francinaldo. Residiu em Caratinga até janeiro de 2017.

De fevereiro de 2017 a janeiro de 2020 foi Vigário Paroquial da Basílica Santa Teresinha da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ, além da cooperação com o Reitor da Basílica, Frei Émerson, era também capelão da Capela Nossa Senhora da Conceição do Brasil no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Para o triênio 2020-2022 foi designado Mestre de Formação do Postulantado, segunda etapa de formação da Ordem do Carmelo. Residiu os dois primeiros anos (2020 e 2021) no Convento de Caratinga, auxiliando também nas atividades da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, cujo pároco era o Frei Afonso, e no último ano (2022) no Convento Santa Teresinha/Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque/SP.

Em janeiro de 2023 foi nomeado Pároco pela primeira vez em 12 anos de ministério ordenado, a paróquia escolhida para seu trabalho foi a de Nossa Senhora da Piedade em Piedade de Caratinga, sua missão para o triênio que se iniciava. Foi empossado na jovem paróquia pietatiana por Dom Emanuel Messias de Oliveira em 03 de fevereiro de 2023. Além da missão de 2° Pároco da Piedade, é também Ecônomo do Convento São José.