Pároco

Bispo Ordenante:

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Pe. Leonardo Augusto Lucas Pinto

Leonardo Augusto Lucas Pinto nasceu em 18 de julho de 1992, na cidade de Caratinga. É filho de José Adriano Pinto e Elizabeth de Souza Lucas, e tem uma irmã mais velha, chamada Nathalia Lucas. Em sua infância e adolescência cooperou em diversas pastorais na Capela São José do Bairro Zacarias em Caratinga (Paróquia Nossa Senhora do Carmo), dentre elas Grupo de Reflexão, Acólitos e Coroinhas, Vicentinos e Catequese.

Cursou seu Ensino Infantil na Escola Municipal Doutor Maninho, no Bairro Zacarias em Caratinga e posteriormente, concluiu a primeira etapa do Ensino Fundamental, antiga 4° série, na Escola Menino Jesus de Praga, no centro da cidade, em 2002. Realizou o Ensino Fundamental II e Médio no Colégio Estadual José Augusto Ferreira em Caratinga, sendo formando da turma 2009.

Em 2010, ano seguinte, ingressou para o Seminário Propedêutico São José em Ubaporanga/MG, experiência que o ajudou enquanto comunidade vocacional. No ano de 2011, vivenciou novamente a rica e bela experiência do Propedêutico, “o lar primeiro da vocação”.

Cursou Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga/MG, entre 2012-2014. Já entre 2015-2018 fez Teologia.

Durante os anos finais, etapa da Teologia, realizou seu estágio pastoral nas seguintes paróquias: Santuário Senhor Bom Jesus em Caratinga (2015/1° ano), Nossa Senhora da Conceição em Caratinga (2016/2° ano), Santo Antônio de Pádua em Ipanema (2017/3° ano) e São Francisco de Assis em São Francisco do Glória (2018/4° ano). Durante o tempo de formação foi membro do Comise (Conselho Missionário de Seminaristas) e do SAV (Serviço de Animação Vocacional).

Recebeu o Ministério de Leitor em sua paróquia de origem, Nossa Senhora do Carmo em Caratinga, aos 16 de novembro de 2016, em Eucaristia presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira. Já o Ministério de Acólito foi em 28 de novembro de 2017, na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração Perpétua em Caratinga, também presidida por Dom Emanuel.

Foi ordenado diácono em 28 de abril de 2019, na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração Perpétua em Caratinga, por Dom Emanuel, junto aos seus colegas de turma Adriano, Antônio Alves e Michel. Após sua ordenação diaconal foi designado para vivenciar o ministério na Paróquia/Santuário Senhor Bom Jesus em Caratinga, acompanhado pelo Pe. Matias José Pereira.

Ainda como diácono, em 01 de março de 2020 foi transferido para a Paróquia/Santuário Senhor Bom Jesus em Bom Jesus do Galho, no dia em que o povo bomjesuense acolhia Pe. Josimar como novo pároco. Além da cooperação paroquial, Diácono Leonardo acumulou ainda a função de Assessor Diocesano de Comunicação (ofício que exerceu por um biênio).

Em meio ao auge da pandemia de Covid-19, foi ordenado presbítero numa cerimônia restrita na Paróquia São Judas Tadeu em Caratinga/MG, aos 03 de maio de 2020, junto ao seu colega Adriano Barros. Na mesma missa, presidida por Dom Emanuel, outros 5 seminaristas foram ordenados diáconos. Seu lema de ordenação foi “Santifica-os na Verdade, tua palavra é a Verdade”, extraída de João 17-17.

Após sua ordenação, permaneceu em Bom Jesus do Galho como Vigário Paroquial e acumulou ainda a função de Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis no distrito de Vermelho Velho em Raul Soares. Nas duas funções permaneceu por 13 meses.

Desde o início de julho de 2021 é Pároco da Paróquia São Sebastião em Durandé/MG, sua cerimônia de posse foi presidida por Pe. José Carlos de Oliveira, Vigário Geral da Diocese de Caratinga.

Em 23 de setembro de 2023 recebe o ofício de Assessor Diocesano da Pastoral Familiar.