Por uma Igreja sinodal: comunhão – participação – missão

17/12/2021 . Artigos de Formação

É certo que você já ouviu falar sobre o sínodo sobre a sinodalidade. É um evento gestado pelo Espírito Santo de Deus no coração de nosso amado Papa Francisco e que vai se difundindo em nossas comunidades, paróquias e dioceses espalhadas no mundo todo. Trata-se da fidelidade ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo que, de junto do Pai, enviou a Igreja em missão. Este envio de Jesus impulsiona a Igreja para que seja uma Igreja em saída.

A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego e quer dizer caminhar juntos. Já aconteceram vários sínodos ao longo da história da Igreja. O Sínodo pode ser universal, como é o caso de agora, isto quer dizer que ele abrange o mundo todo onde nossa Igreja está presente. Ele pode ser também regional ou sobre um tema relevante para a Igreja.

Desta vez o sínodo se debruça sobre a própria Igreja. Um processo que começa nas bases, de abertura ao outro, de escuta, inclusive daquele que pensa diferente de nós. É antes de tudo um trabalho missionário que tem por tema: Por uma Igreja sinodal comunhão, participação e missão.

“Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia” (https://www.cnbb.org.br/sinodo2023).

Não é mais um evento na vida da Igreja, mas este sínodo quer nos ensinar o jeito de ser a Igreja de Deus, afirma o Papa Francisco: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Queremos louvar a Deus pelos trabalhos já iniciados e já realizados pelas paróquias de nossa diocese. Ouçamos antes de tudo os clamores do Espírito Santo que nos lança para a missão. Sejamos esta Igreja sinodal.

Texto – Pe. Patrício Geraldo Fialho

Foto- Facebook Imaculada Conceição de Realeza