Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Pastoral Familiar realiza assembleia anual

03/10/2022 . Notícias Regionais

A Diocese de Leopoldina acolheu os sacerdotes e coordenadores arqui(diocesanos) da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG).

Na quinta-feira (22), foi realizada uma Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, marcando o envio dos colaboradores do evento, que se organizaram em diversas frentes de trabalhos para acolher com carinho a tantas pessoas que vieram de longe. O padre Márcio Arthur Júnior, assessor da Pastoral Familiar na Diocese de Leopoldina, presidiu a eucaristia.

A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira (23) com uma Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina e referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2. A eucaristia foi concelebrada pelos padres Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues (assessor regional); Márcio Arthur Júnior (Diocese de Leopoldina); Alessandro Tavares (reitor do Seminário N.S. Aparecida); Wesley Machado (Diocese de Paracatu); Pe. Adilson Pereira de Souza (Diocese de Araçuaí); Pe. Luiz Roberto Souza (Diocese de Mariana); Pe. João Ademir Vilela (Diocese de Guaxupé).

Logo após a Santa Missa, uma mesa redonda no auditório do seminário foi formada por dom Edson; Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues, assessor da Pastoral Familiar no Regional Leste 2; Pe. Márcio Arthur Júnior, assessor da Pastoral Familiar na Diocese de Leopoldina; o casal Gilberto Pereira Silva e Sílvia Aparecida da Silva, coordenadores da Pastoral Familiar no Regional Leste 2 e do casal de coordenadores da Diocese de Leopoldina, Márcio de Souza Lopes e Vera Cruz.

Na ocasião, discutiram sobre a retomada dos trabalhos presenciais com as equipes do Regional Leste 2, externando a alegria de reencontra-los. Um momento de acolhida e demonstração de carinho para com os irmãos e irmãs, que vieram de perto, de longe, para continuar a trilhar essa bonita história da Pastoral Familiar.

Ainda na noite de sexta-feira (23), o casal Gilberto Pereira Silva e Sílvia Aparecida da Silva, coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, refletiram sobre um trecho da Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’, que reflete sobre uma boa vivência da comunhão familiar, como um caminho de santificação na vida, sendo um meio para a união íntima com Deus.

Em seguida, o casal Farid Calil e Márcia, do Santuário São José Operário de Leopoldina, partilharam sobre a experiência de participarem da Pastoral Familiar, bem como a vivência de uma espiritualidade em família.

Na manhã de sábado (24), foi realizada uma Santa Missa no Santuário São José Operário, presidida pelo padre Márcio Arthur Júnior, assessor diocesano da Pastoral Familiar. Foram os concelebrantes os padres Valtenir Lima e Silva (reitor do santuário); Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues (assessor regional do Leste 2) e vários sacerdotes de diversas regiões do Regional Leste 2.

Já no seminário de Leopoldina, dom Edson Oriolo ministrou um momento de formação, discorrendo sobre alguns aspectos do tema central do Encontro Mundial das Famílias, enfatizando “O amor a família, caminho de santidade”. Refletiu ainda sobre a importância da família na sociedade, formando valores humanos, entre outras questões que demonstram a função da família cristã no mundo de hoje.

Em seguida, o padre Wesley Clay falou sobre a importância da Assembleia Anual. “Estamos aqui para traçar nossos objetivos a serem alcançados, discutir as realidades das famílias. É um momento rico e importante. Nossa gratidão a Diocese de Leopoldina, que se tornou nos últimos dias nossa casa de oração e acolhimento”, comentou.

Na segunda apresentação do casal Silvia e Gilberto, eles apresentaram o resultado de uma pesquisa, demonstrando um diagnóstico da Pastoral Familiar com informações e motivações para melhor estruturar as equipes nas dioceses e paróquias.

Foram divulgados dados estatísticos sobre diversas realidades das sete províncias eclesiásticas, 28 dioceses e 1743 paróquias do regional, que atendem uma população de 21,4 milhões de habitantes nos 853 municípios mineiros.

A pesquisa demonstrou, entre outros aspectos, os pontos fortes e carências da Pastoral Familiar, como o índice de pastorais implantadas, frequência de reuniões, a estruturação de equipes, bem como o envolvimento de todos.

Na parte da tarde, foram realizados debates com os integrantes das províncias eclesiásticas, que discutiram os problemas, desafios, lacunas, oportunidades de frentes de trabalhos a serem desenvolvidas. As reuniões foram divididas em grupos de coordenadores e assessores, que apresentaram as carências e algumas propostas durante a plenária da Assembleia Anual da Pastoral Familiar.

Posteriormente, Gilberto e Silvia refletiram sobre a “Missão do coordenador (Arqui)diocesano”, enfatizando a importância do envolvimento dos coordenadores com a comissão diocesana de pastoral, com as comunidades, promovendo reuniões, divulgando os eventos, partilhando as experiências, de modo que as orientações cheguem nas paróquias e comunidades eclesiais missionárias.

Por fim, eles falaram da experiência de terem participado do Encontro Mundial das Famílias, em Roma, na Itália, sendo acolhidos pela Papa Francisco. A experiência desse momento com o Santo Padre pode ser conferida em nosso canal no Youtube @dioceseleopoldina, em entrevista do casal concedida ao setor de comunicação e marketing da Diocese de Leopoldina.

Já na noite de sábado (24), o Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE) preparou uma ornamentação e encenação que remete ao cenário narrado por São João no Evangelho das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11), quando Jesus Cristo transformou água em vinho.

Eles refletiram sobre a transformação dos agentes da Pastoral Familiar durante a Assembleia Anual realizada em Leopoldina, que agora tem a missão de transformar o conhecimento cognitivo em partilhas importantes para a caminhada da pastoral nas dioceses e comunidades paroquiais.

Encerrando a noite, uma apresentação cultural com o Grupo Violão Enluarado, formado por violonistas e cantoras do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado. Elas apresentaram um vasto repertório de músicas que demonstram os costumes mineiros, as serestas, entre outras canções que levaram alegria aos presentes no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG).

No domingo (25), uma Santa Missa marcou o encerramento da Assembleia Anual da Pastoral Familiar, sendo presidida pelo padre Wesley Clay Alves Rodrigues, na Catedral de São Sebastião.

Padre Wesley refletiu em homilia que os agentes da Pastoral Familiar possam retornar para suas casas, irem as bases, ao encontro das famílias machucadas, que precisam de cuidado.

“Estamos num mundo em que as pessoas, a cada dia, expõem os pecados e são juízes da vida dos outros, principalmente nas redes sociais, onde muitos apedrejam o ser humano. Muitas das vezes, as pessoas precisam de cuidado e perdão. Somos uma Igreja acolhedora e instrumentos da Graça de Deus na vida de nossos irmãos e irmãs”, comentou.

A Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Anual da Pastoral Familiar foi concelebrada pelos padres Márcio Arthur Júnior (Diocese de Leopoldina); Wallace Andrade Teixeira, cura da catedral e diversos sacerdotes visitantes de outras dioceses, com a participação dos agentes da Pastoral Familiar e paroquianos da Paróquia São Sebastião.

Colaboração – CNBB LESTE 2 – Comunicação da Diocese de Leopoldina

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h