Liv. XIV de Prot.; N° 321/2024
Caratinga, 10 de dezembro de 2024.
DOM JUAREZ DELORTO SECCO
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Bispo de Caratinga
Carta Pastoral por ocasião do Jubileu Ordinário do Ano 2025
Amado Povo de Deus, saudações em Cristo! “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Com esta inspiradora e encorajadora afirmação de São Paulo, é com grande alegria e fraterno carinho que convoco todos os fiéis da Diocese de Caratinga para o Jubileu Ordinário do Ano de 2025, proclamado pelo nosso Papa Francisco. Este evento, realizado ordinariamente a cada 25 anos, nos chama a sermos Peregrinos da Esperança, conscientes de que estamos sempre a caminho. Trata-se de um momento especial de renovação espiritual e de reflexão profunda sobre nossa fé e missão como discípulos de Jesus Cristo.
A abertura do Ano Jubilar será celebrada no dia 29 de dezembro de 2024 (domingo da Sagrada Família), e seu encerramento acontecerá em 28 de dezembro de 2025.
No dia 29 de dezembro, convoco todas as paróquias da Diocese de Caratinga a estarem representadas por seus párocos, vigários e membros das comunidades de fé na Gruta do Santuário de Adoração Perpétua, em Caratinga, às 18h. De lá, partiremos em peregrinação até a Catedral de São João Batista, onde celebraremos solenemente a abertura do Ano Jubilar. Nesse dia, cada forania receberá uma cruz e um ícone de Nossa Senhora da Esperança, símbolos que acompanharão as peregrinações e marcarão este jubileu.
As foranias organizarão uma programação rica em momentos de oração, celebração e partilha, que será divulgada localmente. Exorto cada paróquia a se engajar plenamente, fortalecendo a comunhão e reanimando a esperança entre o povo de Deus.
Estão designadas como igrejas jubilares:
Autorizo as seguintes igrejas a receberem peregrinações em datas específicas durante o Ano Jubilar:
Como ensina o Papa Francisco, a peregrinação é um elemento central de todo evento jubilar. Nas igrejas jubilares, os fiéis podem obter indulgência plenária mediante confissão sacramental, comunhão eucarística, oração pelo Papa e outras práticas cristãs, como:
O Jubileu da Esperança nos convida a abrir o coração para o Espírito Santo, reavivando a fé, a fraternidade e a paciência nas tribulações. Inspirados pelos sinais dos tempos, busquemos promover a paz, acolher os necessitados e fortalecer a sinodalidade na Igreja.
Concluiremos este tempo de graça com uma Solene Celebração Eucarística em 28 de dezembro de 2025, às 18h, na Catedral de São João Batista, com representantes de todas as paróquias da Diocese.
Desejo a todos um santo Natal e um Ano Novo repleto de paz e bênçãos. Que Nossa Senhora e São João Batista nos guie neste caminho de esperança e renovação, firmados no amor de Cristo.
Com afeto em Cristo,
Dom Juarez Delorto Secco
Bispo Diocesano
Pe. Bismarque Maciel de Oliveira
Chanceler da Cúria