REGIONAL LESTE 2 É ESCOLHIDO SEDE DO PRÓXIMO ENCONTRO ANUAL DE SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS EXECUTIVOS DOS 19 REGIONAIS DA CNBB

18/07/2022 . Notícias Nacionais

Secretárias e secretários executivos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos em Florianópolis(SC), nos dias 11 a 15 de julho de 2022 para encontro anual. O objetivo principal foi aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do Regional Sul 4, que compreende o estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre os participantes a partir da convivência e da partilha.

O encerramento do encontro se deu na última sexta-feira, 15 de julho com encaminhamentos práticos: a participação na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da CNBB, que vai ocorrer de 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP), a reunião das secretárias e secretários executivos em Brasília (DF), o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorrerá de 11 a 15 de novembro, entre outros outros.

O grupo decidiu ainda que o regional acolhedor do próximo encontro fraterno é o Leste 2 – que compreende o estado de Minas gerais, mantendo o mesmo modelo: momentos de partilha dos regionais, apresentação do regional que acolhe e discussões institucionais. Padre Valdecir Badzinski, CNBB Sul 2, avalia o encontro, expressando: “volto para Curitiba(PR) reabastecido”.

“Terminado o encontro, fica um sentimento forte de alegria, gratidão e maior coragem para a missão que nos foi confiada. A oportunidade que tivemos de nos rever presencialmente só nos confortou e nos trouxe mais esperança. Vivemos dias de profunda experiência de comunhão e crescimento na compreensão de nossa responsabilidade como secretários (as) executivos da CNBB. Excelente oportunidade também tivemos de conhecer o Regional Sul 4 (Santa Catarina), com seus desafios na ação evangelizadora. Parabéns e gratidão à toda equipe do Sul 4 pela oportunidade que nos proporcionaram. Avancemos mais e mais na missão!”, destaca o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Marcos Barbosa Guimarães.

A missa de encerramento foi presidida pelo padre Valdecir Badzinski. A homilia teve como ideia principal a Misericórdia de Deus, conforme o Evangelho do dia: “quero a misericórdia e não o sacrifício” (Mt 12,7). Durante a celebração eucarística, fazem memória das experiências vividas durante a semana, a visita aos morros da região central Florianópolis e a visita à Casa dos Amigos.

Convivência e partilha

Dom Jaime Spengler

A abertura do encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Lapa – Ribeirão da Ilha, com a Missa presidida por dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB. Durante a Celebração Eucarística, dom Jaime fala à comunidade presente e aos secretários e secretárias que devem ser “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, agentes de transformação da realidade”.

Ainda comenta que “cada tempo da história tem sua beleza. A exemplo de Jesus, no primeiro momento somos enviados para o testemunho e noutro todos devemos ir ao encontro da sua raiz religiosa. Para que a busca possa acontecer é preciso silenciar, buscar no fundo da alma o discernimento através do silêncio e da oração”.

Apresentação dos participantes e partilha dos regionais acontece no segundo dia do encontro (12). Dom Jaime Spengler, ao despedir-se dos participantes, orienta, anima e destaca a necessidade de “uma Igreja mais evangelizadora”.

Padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, fala sobre a etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da CNBB e destaca que o tema central é as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A equipe do Regional Sul 4 apresenta o estado de Santa Catarina, sua realidade histórica, social, econômica e pastoral. Para finalizar o dia, os participantes saíram para as periferias da região central de Florianópolis.

Dia 13, quarta-feira, o grupo reservou para passeio e confraternização na cidade de Penha(SC). Quinta-feira (14), as secretárias e secretários peregrinam ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), na qual, celebram a Eucaristia, presidida por Dom Francisco Carlos Bach, presidente do Regional Sul 4.

Durante a visita, as irmãzinhas da Imaculada Conceição e o padre Aldo Cícero Lisboa – SCJ, acompanham e orientam o grupo na região do Santuário. No retorno a Florianópolis, as secretárias e secretários conhecem a Pastoral Regional do Povo de Rua e a Casa dos Amigos, que é uma residência coletiva dos egressos da rua, no município de Antônio Carlos (SC), apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade – FNS.

Referindo-se a experiência vivida na Casa dos Amigos diz que: “precisamos ainda trabalhar as pessoas por inteiro. Jesus dava menos sopa e mais olhar. Sugiro que haja mais cuidado com a pessoa”. Ainda neste ponto padre Eduardo Luiz de Rezende, CNBB Centro Oeste, diz que “a experiência na Casa dos Amigos foi enriquecedora, foi um divisor de águas”. Cristiane Araújo de Queiróz, CNBB Norte 2, comenta que “o encontro é sempre um momento muito inspirador”. Para Sandra Zambon, CNBB Sul 3, “a experiência com a comunidade do Ribeirão da Ilha, trouxe um outro olhar para a realidade de Santa Catarina”.

Por CNBB Sul 4 - Fotos: Jaison Alves da Silva