GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE COMUNICAÇÃO REVISA ÚLTIMOS CAPÍTULOS DO DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO

23/08/2022 . Notícias Nacionais

Com o objetivo de dar continuidade no trabalho de revisão do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve mais uma vez reunido, virtualmente, nesta sexta-feira, 19 de agosto. Desta vez trata-se dos três últimos capítulos, os de número 8, 9 e 10.

“Dai-nos a graça de fazer com que essa reunião seja conclusiva de uma parte do nosso trabalho e, assim, sigamos evangelizando”, exortou o presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol.

O Grecom tem realizado o trabalho de revisão desde fevereiro deste ano. Divididos em subgrupos, os membros se alternaram na leitura e revisão de cada um dos capítulos do subsídio, dando suas contribuições a respeito do que deverá ser acrescentado ou modificado no Diretório, a fim de torná-lo mais atual.

O Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, documento de número 99 da CNBB, é destinado aos responsáveis que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade. O texto oferece conteúdos com referenciais comunicacionais, sociológicos, éticos, políticos, teológicos e pastorais.

O objetivo é que o Diretório, já com as considerações do Grecom, seja apresentado ao Conselho Permanente da CNBB nos dias 23 e 24 de novembro deste ano, para apreciação.

O Diretório

O Documento foi aprovado em 2014 pelo Conselho Permanente da CNBB e tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.

Atualmente, o Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo, são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

Relembre o processo de aprovação do Diretório: https://www.cnbb.org.br/diretorio-de-comunicacao-e-aprovado-para-a-igreja-no-brasil/

O Grecom

São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Manuela Castro e padre Tiago Sibula, e o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Joaquim Mol.

Fonte- CNBB