EX-PRESIDENTE DA CNBB, DOM WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO, É HOMENAGEADO PELOS SEUS 25 ANOS DE EPISCOPADO

12/05/2023 . Notícias Regionais

A catedral Cristo Rei acolheu muitos bispos, padres, diáconos, autoridades e fiéis de diferentes lugares, para Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata de dom Walmor Oliveira de Azevedo, 25 anos a serviço da Igreja na missão de Bispo, nesta quarta-feira, 10 de maio. O núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro, durante a Celebração, apresentou mensagem do Papa Francisco ao arcebispo de Belo Horizonte,  saudando-o por seus 25 anos de episcopado.

Na mensagem, o Papa Francisco destacou a dedicação de dom Walmor à Igreja,  a fidelidade ao magistério do Sumo Pontífice. Ao final, o Santo Padre pediu a Deus bênçãos para o ministério do Arcebispo, inspirando os aplausos da assembleia de fiéis reunida para a Missa.

Também muito aplaudida foi a homilia do arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva.

Amigo de dom Walmor há 40 anos, dom João Justino lembrou que o espírito conciliador é uma forte característica do ministério do Arcebispo de Belo Horizonte, que sempre valorizou dinâmicas participativas e inclusivas.

“Dom Walmor, nós te agradecemos por escutar seus colaboradores, em espírito de sinodalidade. Um investimento no trabalho comunitário,  em rede. Ninguém fica sem poder falar, colaborar e contribuir.  O senhor tem fina sensibilidade para trabalhar com a comunicação e a gestão corporativa, ciente que o anúncio do Evangelho não pode ficar para depois”.

Um tempo de aprendizado

No mesmo caminho, o novo presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, sublinhou a dedicação de dom Walmor à Igreja. Em entrevista à imprensa na Catedral Cristo Rei,  dom Jaime lembrou que dom Walmor presidiu a CNBB em um dos momentos mais desafiadores, quando o mundo sofreu com a pandemia da Covid-19.

Neste contexto complexo, conforme dom Jaime Spengler explicou, foram dados passos importantes na vida da Conferência Episcopal. Dom Walmor presidiu a CNBB de 2019 até abril deste ano, período em que dom Jaime era o 1⁰ vice-presidente da Conferência Episcopal. O Arcebispo de Porto Alegre disse que os quatro anos de convivência com dom Walmor foi tempo de muito aprendizado. Monsenhor Judas Tadeu, em nome dos presbíteros da Arquidiocese de Belo Horizonte, disse que o silêncio, a oração, a devoção à Mãe Maria e a fidelidade à Palavra de Deus fortalecem dom Walmor em sua missão.

Sensibilizado com as muitas manifestações de apreço e carinho que vem recebendo desde o início do Tríduo por seu Jubileu de Prata, dom Walmor disse que o seu coração reveste-se de muitas emoções, lembrando com gratidão de cada etapa de seus 25 anos de episcopado. “Registre-se no coração de cada irmão e irmã a minha gratidão. Deus lhes pague, continuemos juntos, amando a Igreja”. Sob aplausos, dom Walmor convidou a assembleia de fiéis a rezar a consagração a Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais e da Arquidiocese de Belo Horizonte, concluindo a Missa e as celebrações pelos seus 25 anos de episcopado.

Homenagens a dom Walmor

Nosso arcebispo, dom Walmor, foi homenageado na PUC Minas pelo seu Jubileu de Prata. Acompanhe aqui momentos da homenagem. Entre os dia 7 e 9 de maio, o Tríduo Vocacional, celebrado pelas regiões episcopais, agradeceu a Deus pela vocação do nosso arcebispo. Acompanhe aqui bonitos momentos do Tríduo, na Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe.

Texto e fotos: comunicação da arquidiocese de Belo Horizonte (MG)