EQUIPE DE ANIMAÇÃO DO SÍNODO NO BRASIL PREPARA LIVE E ROTEIROS PARA RECEPÇÃO DA PRIMEIRA SESSÃO DA ETAPA UNIVERSAL

10/01/2024 . Notícias Nacionais

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo dos Bispos no Brasil se encontrou nesta terça-feira, à noite, com o objetivo de dar encaminhamentos às decisões do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em novembro de 2023, e das orientações da Secretaria Geral do Sínodo em carta enviada à todas as conferências episcopais.

De acordo com Mariana Venâncio, que integra a equipe, as orientações gerais da Secretaria de Sínodo dos Bispos propõem uma nova escuta às dioceses que tem por objetivo fazer uma devolutiva das conclusões da primeira sessão da etapa universal, realizada em outubro de 2023, no Vaticano. Outro objetivo, é a preparação em vista da segunda sessão da etapa universal que se realiza em outubro deste ano, também no Vaticano.

Live dia 1º de fevereiro

A Equipe de Nacional de Animação do Sínodo dos Bispos no Brasil encaminhou uma carta para todas as dioceses e também fará uma live dia 1º de fevereiro, às 20h, com o objetivo de recuperar algumas experiências e aprendizados da primeira sessão e orientar as equipes diocesanas de animação do sínodo sobre a nova etapa de escuta. A divulgação será realizada em breve.

A live vai contar com a presença da Equipe Nacional de Animação do Sínodo e de representantes brasileiros (leigos e bispos) que participaram da primeira sessão em Roma para partilhar as experiências. O foco principal, contudo, será na orientação sobre a nova etapa de escuta das Igrejas Particulares que está em curso desencadeada pela Secretaria Geral do Sínodo. As dioceses terão até 15 de março para fazer a devolutiva das questões à equipe nacional para a síntese a ser enviada à Secretaria Geral do Sínodo.

Com vistas a animar a recepção dos acúmulos da primeira sessão sinodal, a Equipe de Nacional de Animação do Sínodo dos Bispos no Brasil está preparando ainda roteiros de oração em comunidade para a novena de Pentecostes deste ano. Segundo a Mariana Venâncio, ação também visa envolver as comunidades na oração para o bom andamento do processo do Sínodo.

Fonte- CNBB