Encontro de monitoramento da Cáritas Regional.

31/07/2023 . Notícias Regionais

A rede da Cáritas Minas Gerais se reuniu neste fim de semana, 29 e 30 de julho, para o PMAS 2023 – Etapa de Monitoramento, em Ribeirão das Neves.

O encontro reuniu 50 agentes Cáritas de 12 entidades-membros de todo o estado e do secretariado regional, além da presença da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima.

Durante a atividade, a rede participou de formações para preparação da XXVIII Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, que será realizada em novembro deste ano, em Belo Horizonte.

Os(as) agentes se aprofundaram no estudo de um dos eixos do tema da Assembleia, a justiça socioambiental, a partir do Marco Referencial da Cáritas Brasileira e do texto-base que orienta o evento.

Além de se dedicarem ao monitoramento das ações planejadas para esse ano.

Os(as) agentes foram acolhidos no encontro pela celebração eucarística presidida por Dom Darci José Nicioli, bispo referencial da Cáritas MG.

A diocese de Caratinga se fez presente na pessoa de: Luciano, Leonor e Ir. Maria da Luz.

Irmã Maria da Luz ressalta que na sua longa caminhada, a opção preferencial pelos pobres, tem sido para as caritas, a sua vocação cristã essencial, como parte constitutiva da Instituição, enquanto uma organização humanitária da Igreja. Opção que se transforma num imperativo ético-social fundamentado no imenso amor de Deus pela humanidade. Daí a espiritualidade da Caritas ser uma espiritualidade da ternura, do encontro, da escuta e da acolhida. Uma espiritualidade libertadora. Somos chamados e enviados a caminhar juntos, através da escuta, do diálogo e da partilha numa igreja em saída… sejamos pessoas de comunhão, participação e missão.