Dom Walmor presidente da CNBB: Bento XVI, homem de uma fé inabalável

03/01/2023 . Notícias Mundiais
Dom Walmor: “a Igreja e o mundo se despedem de uma mente brilhante, de um servidor notável, líder inscrito na história, que testemunhou até o fim a simplicidade, fiel ao Evangelho.”

Por meio do diretor da Sala de Imprensa, Mateo Bruni, a Santa Sé comunicou neste sábado, 31 de janeiro, o falecimento  do Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos, às 9h30 (horário do Vaticano).

“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9,34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz o comunicado.

De acordo com o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, a vida de Bento XVI transmite lições essenciais para a Igreja e o mundo.

“Homem de uma fé inabalável, profunda, que o sustentou em cada etapa de sua notável trajetória neste mundo. Sua mente brilhante, de lucidez destacada, o fez referência intelectual, com muitos artigos e livros publicados, contribuindo para o conhecimento mais aprofundado sobre os mistérios da fé. Líder, acolheu a nomeação para ser bispo e, depois, cardeal”, disse.

Dom Walmor recordou que o Papa Emérito esteve à frente do Dicastério para a Doutrina da Fé, por muitos anos, servindo como guardião zeloso do magistério da Igreja. Um tempo em que sempre esteve ao lado de São João Paulo II. Depois, eleito seu sucessor, venceu limites físicos impostos pela idade com notável vigor espiritual e intelectual, inspirando caminhos novos para a Igreja.

O presidente da CNBB recordou também dos encontros que teve com Bento XVI: “Tive a oportunidade de encontrá-lo em diferentes ocasiões. Nomeado por Bento XVI para auxiliar a Igreja no Dicastério para a Doutrina da Fé, agradeço a Deus pela preciosa oportunidade. Além dos momentos em Roma, estivemos juntos na Conferência de Aparecida, acontecimento marcante da Igreja na América Latina realizado em 2007. Guardo no coração o seu jeito simples, mesmo com tantos dons e virtudes”.

Outro destaque de dom Walmor foi quanto à renúncia do Papa Emérito. “A sua renúncia ao pontificado, que surpreende um mundo onde muitos se apegam a cargos e ao poder, foi uma lição. Recolhido em retiro, discreto, sempre expressou a sua unidade com o pontificado do Papa Francisco. A Igreja e o mundo se despedem de uma mente brilhante, de um servidor notável, líder inscrito na história, que testemunhou até o fim a simplicidade, fiel ao Evangelho. O próprio Bento XVI assim se definia: ‘Um simples operário da vinha do Senhor’. Gratidão a Deus pela vida do Papa Emérito Bento XVI”.