Diocese realiza formação para o clero

09/07/2023 . Notícias da Diocese

A diocese de Caratinga realizou a formação para o clero do ano de 2023 nos dias 3 a 6 de julho. O encontro aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, casa que é um verdadeiro ambiente de formação, essencialmente para os seminaristas, mas também para a formação permanente do clero e, em algumas ocasiões, de leigos e leigas.

A formação foi assessorada pelo professor, teólogo jesuíta, padre Francisco Taborda, SJ, que possui vasta experiência na formação teológica no âmbito de uma abordagem sistemática dos Sacramentos e da Teologia da Liturgia, bem como possui vasta publicação bibliográfica nesta área da teologia. Padre Taborda foi professor por muitos anos da FAJE, Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia em Belo Horizonte, da qual, atualmente, ele é professor emérito.

O tema da formação foi a Teologia da Liturgia a partir do papa Francisco. O objetivo foi mostrar como o atual servo dos servos, o papa, vê e orienta a formação e a vivência litúrgica para a Igreja na contemporaneidade. O ponto de partida da abordagem do padre Taborda foi o Discurso do papa Francisco aos participantes na 68ª Semana Litúrgica Nacional, de 2017[1]. Deste discurso, foi evidenciado o percurso histórico da reforma litúrgica o qual é importante para mostrar que esta reforma é consistente e progressiva na história da Igreja e de importância irrevogável (DD, n. 61) e irreversível (FRANCISCO, Discurso aos participantes na 68ª Semana Litúrgica Nacional, 2017.

Em seguida, foi realizada a análise e esclarecimento sobre cada parágrafo da Carta Apostólica Desiderio Desideravi[2], do papa Francisco aos bispos, aos presbíteros, aos diáconos, às pessoas consagradas, e aos fiéis leigos sobre a formação litúrgica do povo de Deus. O versículo que ilumina toda a carta é, particularmente, pertinente e belo: “DESEJEI ARDENTEMENTE comer esta Páscoa convosco, antes de padecer” (Lc 22, 15); “DESIDERIO DESIDERAVI hoc Pascha manducare vobiscum antequam patiar” (Lc 22, 15).

O Prof.  padre Taborda destacou da visão do papa Francisco a simplicidade da liturgia já dita na Sacrosanctum Concilium (SC, n.14) e a verdadeira beleza e profundidade da mesma (DD, n. 10-13). A grande beleza da Liturgia consiste no verdadeiro encontro com Cristo: “Não nos basta ter uma vaga recordação da última Ceia: nós precisamos de estar presentes nessa Ceia, de poder ouvir a sua voz, de comer o seu Corpo e beber o seu Sangue: precisamos d’Ele. Na Eucaristia e em todos os sacramentos é garantida a nós a possibilidade de encontrar o Senhor Jesus e de ser alcançados pelo poder de sua Páscoa” (DD, n. 11).

Outros temas foram destacados, como a necessidade da formação para a liturgia e a formação pela liturgia (DD, n. 34), pois esta é fundamentalmente catequética. Ainda, destacou-se a liturgia como antídoto contra o que papa Francisco chama de mundanismo espiritual: o neognosticismo e o neopelagianismo (DD, n. 17-20). “Se o [neo]gnosticismo nos intoxica com o veneno do subjetivismo, a celebração litúrgica liberta-nos da prisão de uma autorreferencialidade alimentada pela própria razão ou pelo próprio sentir: a ação celebrativa não pertence ao indivíduo, mas a Cristo-Igreja, à totalidade dos fiéis unidos em Cristo” (DD, n. 19). “Se o neopelagianismo nos intoxica com a presunção de uma salvação ganha com as nossas forças, a celebração litúrgica purifica-nos proclamando a gratuidade do dom da salvação acolhida na fé. Participar no sacrifício eucarístico não é uma conquista nossa como se disso nós pudéssemos gloriar perante Deus e os irmãos”.

A formação encerrou-se em clima de gratidão a Deus pelo momento proporcionado, ao padre Taborda, pela condução da formação, aos padres, aos seminaristas do curso de teologia, às irmãs gracianas e todos (as) que contribuíram para que o encontro de formação acontecesse. A celebração Eucarística presidida por dom Emanuel Messias marcou este momento. Nosso bispo diocesano, dirigindo a palavra ao prof. padre Taborda, disse: “Aprendi muito com o senhor, gostei demais e acho que todo o clero faria a mesma apreciação. Na verdade, foi muito enriquecedor. Eu sintetizaria seu jeito de ser e o que senhor nos falou com estas poucas palavras: simples profundidade e profunda simplicidade. Muito obrigado!”.

[1] FRANCISCO, Papa. Discurso aos participantes na 68ª Semana Litúrgica Nacional. 24 ago. 2017. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/august/documents/papa-francesco_20170824_settimana-liturgica-nazionale.html. Acesso em: 03 jul. 2023.

[2] FRANCISCO, Papa. Carta Apostólica Desiderio Desideravi: sobre a formação litúrgica do povo de Deus. Roma: 2022. Disponível em:  https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/20220629-lettera-ap-desiderio-desideravi.html. Acesso em: 03 jul. 2023.

Texto- Padre Elias Fernandes Pinto –