CONGRESSO COM 800 RELIGIOSOS E RELIGIOSAS DE TODO O BRASIL CELEBRA OS 70 ANOS DA CRB

02/06/2024 . Notícias Nacionais

Em clima de festa e alegria, religiosos e religiosas de todo o Brasil 800 religiosos e religiosas de todo o Brasil estão reunidos, de 30 de maio a 2 de junho, no Congresso dos 70 anos, em Fortaleza/CE. O evento foi preparado com muito carinho e criatividade e tem como temática: “Memória, Mística, Profecia e Esperança”.

Para celebrar este momento tão significativo, a CRB Nacional realizou várias ações preparatórias, como lives reflexivas sobre o tema, uma revista contando a história das Regionais e a criação de um site especial para o Congresso, entre outras iniciativas.

O Congresso começou com uma Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Fortaleza e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB, dom Gregório Paixão, e concelebrada por 21 sacerdotes de diferentes estados do país.

Em sua homilia, Dom Gregório destacou a importância de celebrar a festa de Corpus Christi durante o Congresso. “O Senhor deseja ser consumido pelo seu povo por meio da Eucaristia. Ele deseja ser verdadeiramente tudo em todos. Neste espírito, celebramos os 70 anos da CRB. É através da partilha dos carismas que a Vida Religiosa se concretiza. A mão da Esperança, que tocou o solo brasileiro por meio dos carismas, torna Jesus conhecido e glorificado a partir do Evangelho vivido e partilhado entre os povos”, afirmou.

Abertura oficial

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, expressou uma mensagem de gratidão à Conferência neste momento significativo de sua história, com destaque para o importante papel que religiosos e religiosas testemunham no anúncio do Evangelho no Brasil.

Na abertura oficial do evento foi lida uma mensagem especial de bênção à vida religiosa enviada pelo Papa Francisco à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) por ocasião do 70º aniversário da instituição. Na mensagem, o Papa Francisco expressa sua gratidão pelo serviço incansável e pelo testemunho de vida dos religiosos e religiosas do Brasil, destacando o importante papel que desempenham na evangelização, na promoção da justiça social e no cuidado dos mais necessitados.

Todo o congresso será transmitido ao vivo pelas redes sociais da CRB Nacional, proporcionando assim a comunhão de todos os religiosos e religiosas que ficaram em suas residências, bem como a todos que quiserem fazer parte desta bonita festa.