Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Confira a programação completa e os palestrantes do 7º Encontro Nacional da Pascom

17/07/2022 . Notícias Nacionais

Especialistas do Brasil e um convidado do exterior ajudarão na reflexão da temática central “Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão”.

Aproxima-se o 7º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de 22 a 24 de julho, no mosteiro de Itaici, em São Paulo, com o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Para ajudar na reflexão, foram convidados especialistas do Brasil e do exterior.

Para a conferência de abertura, está confirmado o sacerdote português Padre Sérgio Leal, que participará de modo remoto. Ele é especialista em sinodalidade, colaborou como assistente da Secretaria Geral do Sínodo para a Amazônia (2019)

Padre Sérgio Leal junto com o Papa Francisco, durante o Sínodo em 2019 (Créditos: acervo pessoal)

Confira abaixo a programação detalhada e o perfil de cada conferencista.

 

Sexta-feira, 22 de julho

16h – Credenciamento

17h – Solenidade de abertura (Oração, composição da mesa e conferência)

Conferência de abertura | Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão

  •  O objetivo desta conferência é destacar o momento presente da caminhada eclesial. Fazer caminho sinodal é gerar processos. A comunhão como lugar privilegiado para o exercício da sinodalidade. Comunhão, participação e missão como pilares do agir missionário do comunicador cristão. Conversão pastoral. 

Convidado

Padre Sérgio Leal é sacerdote da diocese de Porto (Portugal), Foi enviado em missão de estudos em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e concluiu o segundo grau de licenciatura, em 2018, com a apresentação da dissertação: A Sinfonia da Sinodalidade: A sinodalidade como dinâmica para uma permanente conversão pastoral no magistério do Papa Francisco de 2013 a 2017. É doutorando na mesma Universidade com a investigação acerca do ministério pastoral numa Igreja Sinodal. Atualmente é formador no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto e pároco in solidum na Paróquia da Sé.

19h – Jantar

 

20h – Roda de conversa | Igreja Sinodal: perspectivas e desafios

  • Nesta roda de conversa, os convidados irão partilhar alguns frutos da caminhada sinodal da Igreja no Brasil. Desafios sentidos no processo e perspectivas para uma Igreja Sinodal. De que forma a Pastoral da Comunicação poderá responder a estes anseios. 

Convidados

Padre Aquino Junior é presbítero da diocese de Limoeiro do Norte, no Ceará, professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza e no programa de pós-graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. 

Irmã Teresinha Mendonça Del’Acqua é religiosa da  Congregação da Ordem Terceira de St. Francisco de Maria Imaculada, as Franciscanas de Maria Imaculada. É licenciada em Psicologia, mestra em Ciências Ambientais e Saúde. Possui ampla experiência missionária e atualmente faz parte da Equipe Interdisciplinar da CRB Nacional, da Equipe Nacional de Animação do Sínodo e Equipe Congregacional “Criando uma Comunidade de Esperança” e de outras.

21h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Articulação na Pascom 

 

Sábado, 23 de julho 

A programação do sábado contará com momentos de conferência no auditório e também as trilhas temáticas. Serão momentos em que os participantes aprofundarão os três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão).

07h30 – Café da manhã

8h30 – Oração da manhã

 

 

9h30 – Conferência | Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão 

  • Para esta conferência está a motivação principal de que ser Pascom é ser Igreja, não um apêndice da estrutura eclesial. Riscos de uma pastoral autorreferencial. Transversalidade como caminho para a vivência da comunhão. Indicativos para vivência da transversalidade nas comunidades eclesiais missionárias. 

Convidado 

Dom Joaquim Mol é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, reitor da PUC Minas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. 

10h30 – Cafezinho

11h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Formação na Pascom 

 

11h15 – Conferência| Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé 

  • Nesta conferência, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a Espiritualidade como exercício de intimidade com o Senhor. Necessidade do agente da Pascom viver o eixo da espiritualidade como experiência espiritual pessoal e comunitária. Espiritualidade como eixo que dá sentido a todos os outros.  

Convidada

Irmã Maria Nilza é jornalista por profissão e mestre em filosofia da Linguagem. Atualmente, reside em Atibaia/São Paulo, no Centro Schoenstatt-Tabor, sede provincial das Irmãs de Maria, e exerce sua profissão como Assessora Nacional de Comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Coordenadora da Equipe Internacional de Comunicação de seu Instituto e consultora da Comunicação na Obra Internacional de Schoenstatt.

12h15 – Boas práticas | Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom 

12h30 – Lançamento do tema do Mutirão de Comunicação 2023

Almoço

 

14h – Trilhas temáticas (escolhidas no ato da inscrição)

Trilhas Comunhão 

1. Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?

  • Em que o Concílio Vaticano II mudou a Igreja?  Linhas gerais do Concílio e suas aplicações 60 anos depois. A segunda recepção do Concílio Vaticano II. Impactos eclesiais na América Latina e Brasil.

Convidada

Alzirinha Souza é doutora em Teologia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica, Mestre em Teologia pela Universidad San Dámaso, Espanha. Estágio Pós-doutoral na Universidade Católica de Pernambuco. Área de Pesquisa: Teologia Prática. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto São Paulo de Teologia e Ensino Superior ITESP/SP e da PUC Minas – participante do NECT – Núcleo de Estudos em Comunicação de Teologia.

 

 

2. Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais

  • Uma Igreja em constante conversão. Esforços do Papa Francisco para participação dos leigos e leigas. Chamados, escolhidos e enviados: a dimensão ministerial do laicato e sua pluralidade. 

Convidados

Célia Soares de Sousa é cristã leiga, graduada, mestre e doutoranda em Teologia – PUC-SP. Casada e mãe de dois filhos. Atua no Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Diocese de Guarulhos, no Regional Sul 1 e na Comissão Nacional de Formação.

Márcio Oliveira é servidor público da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Atuou na Coordenação e na Assessoria da Pastoral da Juventude no Regional Sul 1. Atualmente serve como Secretário Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil

 

Trilhas Participação 

1. Pascom e Pastorais Sociais 

  • Realidade social brasileira e ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Pastorais Sociais na Igreja em Saída. Como comunicar as pastorais sociais na comunidade eclesial missionária? Parcerias e integrações necessárias na ação pastoral. 

Convidada

Osnilda Lima é jornalista, assessora de Comunicação da 6ª Semana Social Brasileira e das Pastorais Sociais da CNBB. Sobre o seu ser comunicadora, Osnilda se apresenta: “identifico-me como comunicadora popular. Gastar a sola do sapato é comigo. Valorizo muito o ir ao encontro, ver pessoalmente, abrir-se à realidade, contemplar, observar, escutar os olhos, as mãos, o corpo, as atitudes, os gestos, o caminhar, os silêncios, dialogar, questionar, duvidar e então narrar as histórias, as realidades, os fatos, e sobretudo a vida e luta de pessoas anônimas que promovem a sociotransformação com seu modo de ser e viver nesta Casa Comum. Amplificar e potencializar as vozes dessas personagens, que muitas vezes são silenciadas estrategicamente, é a razão do meu fazer comunicação.”

2. Interatividade e proximidade no ambiente digital 

  • Das redes de comunicação às redes de comunhão. Primeirear, escutar, esperançar e sinodalizar no ambiente digital. Cristianismos digitais e a fé onlife. 

Convidada

Aline Amaro da Silva é mestra e doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche (bolsa PDSE/Capes) na Ruhr Universität Bochum, Alemanha. Fez estágio pós-doutoral (Coimbra Group Scholarship Programme) na Universidade de Graz, Áustria. Jornalista graduada pela PUCRS. É membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB).  Professora Adjunta do ANIMA – PUC Minas, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT). Professora colaboradora da Pós-graduação em Espiritualidade e Estudos da Consciência da PUCRS.

 

Trilhas Missão 

1. Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão 

  • Pilar da missão a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Desafios missionários no pós-pandemia. Formação missionária dos batizados na comunidade eclesial. Comunicar a missão na comunidade eclesial. Testemunho missionário do comunicador cristão. 

Convidada

Irmã Sandra Regina Amado é missionária comboniana, atualmente é assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB

 

2. Juventudes na Igreja Sinodal 

  • Ementa: O lugar das juventudes na Igreja Sinodal. Reconhecer e valorizar o protagonismo dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação. Processo integral de encontro com a pessoa de Jesus. Compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Juventudes na comunicação. 

Convidados

Gabriela Consolaro é formadora nacional da Juventude Franciscana (JURA) do Brasil e integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Mestranda em Direito Ecológico e Direitos Humanos (UFSC).

Francisco Antônio Crisóstomo de Oliveira (Thiesco Crisóstomo), possui graduação em Sistemas de Informação (UFPA) e em Ciências Sociais (UNIFESSPA) e pós-graduação em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte/MG. Entre 2011 e 2014 foi Secretário Nacional da Pastoral da Juventude e membro da Ampliada Nacional das CEBs entre 2010 e 2018. Foi assessor/formador do IPAR (Instituto de Pastoral Regional) Norte 2 entre 2016 e 2018. Compôs a Equipe de Comunicação e Articulação da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança entre 2018 e 2021 e a Comissão Regional de Assessores da PJ Sul 2. Atualmente é Coordenador de Pastoral no Colégio Vicentino Virgem Poderosa, da Companhia das Filhas da Caridade, em São Paulo.

 

16h00 – Cafezinho (30’)

16h30 – Continuação das trilhas (120’)

18h30 – Tempo livre

19h30 – Jantar

20h30 – Momento cultural 

21h30 – Chá da noite

Domingo, 24 de julho 

A programação do domingo contará com um painel temático, um momento de bate-papo com a coordenação nacional e a celebração de encerramento, com o envio missionário dos agentes da Pascom e agradecimento pela primeira turma do curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação.

07h30 – Café da manhã

8h – Oração da manhã (30’)

8h30 – Painel | Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos 

  • Como tratar sobre política na ação evangelizadora e na comunicação pastoral? Desafios, riscos e limites. Combate às fake news. Comunicação eficaz para a consciência eleitoral. 

Convidados

Tânia Maria Silveira é doutoranda em Ciências Sociais (PGCS/UFES). Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica de Lyon (França). Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Salesiana de Vitória. Assessora do Departamento Pastoral da Arquidiocese de Vitória. Possui experiência em formação profissional superior atuando como docente e gestora em educação; consultora em planejamento e gestão; trajetória em organização não-governamental e movimentos sociais. 

Vinícius Borges Gomes é jornalista graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei, mestre em comunicação e poder pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em comunicação e política pela Universidade Paulista (UNIP). Está como professor substituto do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É membro do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT) da PUC Minas.

9h15 – Papo aberto | Momento de escuta e dúvidas com a Coordenação Nacional

Convidados

Marcus Tullius é pasconeiro há 10 anos, apaixonado por radio, tv, música e literatura. Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiatizadas, pela PUC Minas. Coordenador-geral da Pastoral da Comunicação, membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (Grecom CNBB) e da equipe de comunicação do Anima PUC Minas. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou como gerente de conteúdo e apresentador da Tv Pai Eterno, na equipe de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Vitória, na Rede Católica de Rádio (RCR Espírito Santo). Membro da Signis Brasil (Associação Católica de Comunicação). Autor do livro “Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação”, pela editora Paulus e apresentador do programa Igreja Sinodal, em emissoras de inspiração católica.

Patrícia Luz é jornalista e especialista em Convergência Midiática pela Faculdade Social da Bahia. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica do Salvador. Secretária Nacional da Pastoral da Comunicação. Articuladora da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 3 da CNBB. Atuou como coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador. Foi editora e redatora do jornal São Salvador, publicação mensal da Arquidiocese de Salvador. Colaborou como editora do Boletim Mentes Livres, publicação da Pastoral Carcerária destinada aos encarcerados da Bahia e de Sergipe. Colaborou com o Jornal Aurora da Rua, publicação produzida e destinada às pessoas em situação de rua. Atuou como professora do Curso Arquidiocesano de Comunicação Pastoral. É coautora do e-book Comunidades Eclesiais Online: Guia de Redação Web.

10h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Produção na Pascom 

10h15 – Anúncio dos finalistas dos Prêmios de Comunicação da CNBB 

10h30 – Cafezinho

11h – Missa de encerramento | Envio missionário e Ação de Graças pela 1ª Turma da Escola Nacional de Comunicação 

12h – Almoço

 

___________________________________________________________________

Fonte- https://pascombrasil.org.br

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h