CAPÍTULO DO TEXTO-BASE DA CF 2022 APROFUNDA A EXPRESSÃO “ESCUTAR”, TEMA DA MENSAGEM DO PAPA PARA O 56º DMCS

27/01/2022 . Notícias Nacionais

A palavra que abre o segundo ponto de reflexão do Texto-Base da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, é “Escutar”. No ponto 29 da publicação,  em seu quarto parágrafo, é possível ler:“(…) A escuta, na esteira da pedagogia de Jesus, não orienta os ouvidos somente para os sons que nos interessa. É uma escuta integral, com o ouvido e com coração”.

Na última segunda-feira, 24 de janeiro, dia da memória de São Francisco Sales, padroeiro dos comunicadores,  o Papa Francisco lançou a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) de 2022,  a ser celebrado dia 29 de maio, cujo título é “Escutar com os ouvidos do coração”.

Para o secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário-geral adjunto interino da entidade, padre Patriky Samuel Batista, a feliz coincidência entre os textos produzidos pela Igreja no Brasil e os escritos do magistério do Santo Padre revelam que a CNBB, em sua missão, está em profunda comunhão com o Papa Francisco.

A sintonia se manifestou também em outras coincidências, segundo conta o padre. “Em outubro de 2019 o Santo Padre recebeu das mãos do secretário-executivo de campanhas o Texto-Base da CF 2020. O texto bíblico que inspirou a Campanha foi a parábola do Bom Samaritano. Em outubro de 2020, na encíclica Fratelli Tutti, o Santo Padre apresenta o Bom Samaritano como inspiração para a Igreja a fim de reagir, como ele, a este mundo sombrio”, conta.

“Avançar para águas mais profundas”

Padre Patriky afirmou que caminhada pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil, em sintonia e confirmada pelo Papa Francisco, motiva a avançar para águas mais profundas a fim de que, atentos aos sinais do tempo e convictos de que “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG 176), levemos a alegria do Evangelho a serviço da vida, no cuidado e compromisso com os pobres e zelosos pela Casa Comum

Por outro lado, o padre reforça que a sintonia compromete mais ainda a Igreja no Brasil em sua ação evangelizadora:

“Recentemente um pronunciamento do Santo Padre nos remeteu ao Texto Base da CF 2022. Ouvir com o coração supõe compaixão, empatia, capacidade de escuta e disponibilidade para servir. Quem coloca o coração em escuta fala com sabedoria, ensina com amor e serve com alegria”, disse em referência à mensagem  do Papa para o 56ª DMCS.

Como conhecer o Texto-Base da CF 2022

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Neste ano, a CF tem como lema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”,  (Pr 31,26). O início da CF se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da  caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Fonte- CNBB