ATINGIDOS POR ROMPIMENTO DE BARRAGEM CLAMAM POR MEMÓRIA E JUSTIÇA NA III ROMARIA PELA ECOLOGIA INTEGRAL A BRUMADINHO

26/01/2022 . Notícias Regionais

Essa romaria busca pela memória continuada de todas as vítimas da tragédia crime da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais. O objetivo é honrar o nome daqueles que foram vitimados e lembrar que é um crime que nunca deveria ter acontecido e nunca mais pode acontecer.

A fala acima é de dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), durante a coletiva de imprensa ocorrida nesta terça-feira,  25 de janeiro, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário. A coletiva faz parte da programação da III Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, que acontece entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2022, com o lema Memória e Justiça.

Na coletiva de imprensa dom Vicente salientou que não há reparação sem justiça. “Hoje quem está sendo responsabilizado? Quem está pedindo perdão? Ninguém se manifestou sobre isso. Alguém disse algum dia que era o responsável? Já se foram 3 anos”, argumentou.

Dom Vicente disse também que ainda há esperança, há a fé que move para um horizonte de reconstrução com alternativas.

“Nós temos que parar com esse negócio de minério-dependência, pois isso está fazendo de Minas Gerais um buraco na natureza e no coração do nosso povo. Se continuarmos nesse ritmo, Minas cada vez será mais um buraco na natureza e no coração da nossa gente. E nós que estamos aqui sabemos que cresce cada vez mais esse problema [a mineração] no nosso Estado. Aumenta cada vez mais o número de vítimas e diminui cada vez mais as nossas riquezas, acaba com o nosso solo, com a força do nosso povo”, disse.

Então, mais uma vez, o bispo relembrou que a Romaria é para “rezar, pedir força a Deus, mas que era também para denunciar e propor caminhos alternativos”.

Além de dom Vicente Ferreira, participaram também da coletiva Andresa Rodrigues (presidente da AVABRUM); Marcus Vinicius Polignano (Guaicuy); Wekanã (liderança indígena Pataxó da Aldeia Naô Xoha) e Joelisia Feitosa (membro do MAB representando os movimentos sociais). Eles deram seus depoimentos sobre os três anos de impunidade e as enchentes na região.

Missa com dom Walmor

Na sequência, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu missa que foi concelebrada por dom Vicente e pelos padres e diáconos da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER).

Em sua homilia, dom Walmor convidou a todos a despertar para uma sensibilidade nova, mostrando aos governantes que era preciso fazer do Brasil, de Minas Gerais, e de todas as outras cidades uma outra realidade. “Como está não pode continuar, porque se continuar assim além de ser vergonhoso, na contramão da verdade e do bem é um peso pesado para toda a sociedade, especialmente para os pobres e os sofredores”, chamou atenção.

Celebração presidida por dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte (MG)

A conversão do Apóstolo Paulo, festa litúrgica celebrada neste dia 25 de janeiro, chama-nos segundo dom Walmor, portanto, a apostarmos na revolução do amor, “de um amor que tomando conta de nossos corações mude nossas direções, nossa mente clareando um novo rumo”.

Ainda citando o que dizia o Apóstolo Paulo sobre o tempo – que passa muito rapidamente-, dom Walmor salientou que o tempo é curto para o amor que Deus pode derramar em nossos corações, “por isso temos urgências; precisamos nos unir; iluminar a nossa compreensão não só de povo, mas de governantes, de construtores da sociedade para um novo tempo”.

“É uma urgência porque o tempo é curto e há muita gente sofrendo – sem casa, sem tratamento de saúde, sem o cuidado na educação, muita gente abandonada, muita gente vítima dessa desigualdade social que impera na sociedade brasileira”, disse o arcebispo.

Assista a missa (AQUI).

A Romaria

Este ano, a programação da Romaria está dividida entre ações presenciais e virtuais, com presença de organizações nacionais e internacionais. Realizada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), da arquidiocese de Belo Horizonte, junto às pastorais e movimentos sociais, Assessorias Técnicas Independentes, ONG’s, entidades da sociedade civil organizada, e com a participação fundamental de atingidos e atingidas, a III Romaria busca manter viva a verdade e a memória e lutar por justiça para todas as vítimas desse crime.

22/01, sábado
17h – Missa na Igreja Matriz São Sebastião

22 e 23/01, sábado e domingo
18h às 9h – Vigília e Adoração na Igreja Matriz São Sebastião

23/01, domingo
9h – Missa na Igreja Matriz São Sebastião

24/01, segunda-feira
Celebrações LaudatoSi e Ecologia Integral nas 12 Paróquias da RENSER

25/01, terça-feira
Local: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, bairro Santa Cruz, Brumadinho
8h – Coletiva de imprensa
9h – Missa presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e concelebrada por Dom Vicente Ferreira e pelos padres e diáconos da RENSER
10h30 – Caminhada até o letreiro de Brumadinho
11h – Ato com Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina
Córrego do Feijão – AVABRUM
12h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Dores Endereço: Praça da Matriz, Córrego do Feijão, Brumadinho 19h – Missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário

27/01, quinta
13h – Live Internacional sobre Leis de Devida Diligência na Europa em parceria com o Centro Europeu pelos Direitos Humanos e Constitucionais (ECCHR), CIDSE, DKA Austria, Cáritas Brasileira e Misereor, no canal de YouTube da RENSER.