Assembleia da Osib do Regional Leste 2 reúne padres e seminaristas em Patos de Minas

18/10/2024 . Notícias Regionais

Entre os dias 14 e 17 de outubro, ocorreu a Assembleia da Osib do Regional Leste 2 no Seminário Maior Dom José Coimbra, em Patos de Minas. A assembleia ordinária da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) é realizada anualmente no regional, cada ano em uma diocese que se dispõe a acolher o evento. Neste ano, contou-se com a presença de padres formadores, reitores, diretores espirituais e seminaristas de várias dioceses que compõem o regional no estado de Minas Gerais.

O tema abordado foi a “Espiritualidade Missionária: do encontro à missão”. Frei Jeferson Felipe Cruz, OSA, assessor da assembleia, proporcionou reflexões sobre as ferramentas para o cultivo da espiritualidade missionária no processo formativo dos seminários e casas de formação. Frei Jeferson, com muita lucidez e profundidade, delineou o cenário da experiência religiosa vivida no tempo atual e as novas formas de espiritualidade que afetam o cotidiano e, consequentemente, os jovens que buscam o seminário, que se apresenta como difusa, polissêmica e diversa. O assessor afirmou que somente uma experiência de consciência transcendente acerca da vocação e do ministério permitirá atravessar esse tempo com amor e fidelidade ao chamado feito por Deus.

Também foi realizada uma breve eleição para os cargos de secretário e suplente. Dessa forma, a presidência do regional ficou composta por Padre Marcos Tiago da Silva (Presidente – Diocese de Luz); Padre Lucas Henrique P. Santos (Vice-presidente – Diocese de Governador Valadares); Pe. Wander Gomes dos Santos (Secretário – Diocese de Paracatu); Pe. Welington Nascimento (Tesoureiro – Arquidiocese de Juiz de Fora) e Geanine Morais Barbosa (Suplente – Diocese de Ituiutaba).

Os dias da assembleia também foram marcados por uma convivência fraterna, com partilha das angústias, sonhos e esperanças do processo formativo. Agradeceu-se a todos os envolvidos na organização da assembleia, especialmente ao Seminário da Diocese de Patos de Minas.

A Diocese de Caratinga foi representada pelos padres Geziel José de Almeida (Reitor do SDNSR), Ademilson Tadeu Quirino (Diretor Espiritual), Raniel Carlos de Freitas (Reitor do Propedêutico) e pelo Seminarista Victor Emanuel Machado, do 3° ano de teologia.

Colaboração –  Pe. Lucas Henrique – Vice-presidente (Diocese de Governador Valadares)

Seminarista – Victor Emanuel Machado ( Diocese de Caratinga).