Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

ANSIEDADE E ORAÇÃO: JOVENS BRASILEIROS SE PREPARAM PARA VIVENCIAR A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE LISBOA 2023

19/07/2023 . Notícias Mundiais

Faltando duas semanas para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, os jovens brasileiros prepararam as malas para encontrar com o Papa Francisco. A ansiedade toma conta dos corações na expectativa para o grande evento mundial da juventude católica. A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apoia esse processo de preparação com o fornecimento de informações e também no acompanhamento de um grupo que representará as diversas realidades juvenis do país.

A jovem Ellen Albanás, da Paróquia São Ludgero, na diocese de Tubarão (SC), disse esperar ansiosamente pelo encontro e deseja se “reaproximar da missão”. Ela faz parte do Movimento de Cursilhos de Cristandade, mas não vai com o grupo do movimento. “Para maior segurança e tranquilidade na peregrinação, me inscrevi junto ao grupo oficial da CNBB na JMJ, coordenado pela Irmã Valéria”, partilha.

Ellen conta também que tem feito uma pequena preparação física, desde que decidiu peregrinar para esta que é a sua quarta JMJ. Ela tem feito uma rotina de exercícios e cuidados alimentares pra poder vivenciar bem a JMJ. “Intensifiquei as orações e aumentei a frequência na Santa Missa”, conta. A missa de envio na diocese será no próximo domingo.

“Essa é a quarta JMJ da qual irei participar. Estive no Rio, em Cracóvia e na Cidade do Panamá. Todas as outras jornadas foram uma oportunidade para um encontro muito profundo com Deus. Também uma oportunidade de renovar o meu amor pela Igreja de Cristo e pela juventude, ao qual eu tenho dedicado meus últimos 10 anos, em prol de sua evangelização”.

Vinícius Raposo | Foto: arquivo pessoal

Quem também está ansioso é o jovem Vinícius Raposo, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). “Estou bastante ansioso para a nossa ida para a Jornada Mundial da Juventude de Portugal. Estamos todos muito animados em poder participar dessa jornada, desse encontro com o Papa e com os demais jovens católicos de todo o mundo”.

Ele é um dos jovens que está no grupo organizado pela Pastoral Juvenil da CNBB e busca “rezar mais” para preparar melhor a participação na Jornada. A missa de envio será no Santuário São José, em Belo Horizonte, no próximo domingo.

Sobre o rotiero, Vinícius partilha que o grupo vai uma semana antes para vivenciar a pré-jornada na diocese de Porto e depois segue para Lisboa. Ele pretende ir ao Santuário de Fátima. “Estamos ansiosos para vivenciar todos os momentos que a jornada nos propõe”.

 

Providência

A jovem Kívia Matos de Santana é da diocese de Camaçari (BA) e viu o grupo de peregrinos da paróquia ser suspenso. “Mas segui confiante que Deus iria providenciar todas as coisas e assim Ele fez”. Carol Laureana, uma amiga de outra cidade que também tinha o desejo de participar, entrou em contato com ela e assim elas iniciaram a preparação.

“Quando Deus inspirou o desejo de participar, coloquei tudo em oração e pedi para que Ele providenciasse todas as coisas, mudei os meus planos para viver os sonhos de Deus, desde então tudo foi sendo providenciado. A motivação da minha família me deixou mais confiante”, partilha.

“Tenho colocado a JMJ nas minhas orações diárias, e combinamos para rezarmos juntos o terço da providência e periodicamente temos rezado, inclusive no dia da compra das passagens. Também tem a parte mais burocrática com a emissão da documentação, inscrição, seguro viagem, todos os tramites necessários. Entrei em contato com jovens que têm experiências com as jornadas anteriores, que passaram dicas preciosas”, conta.

Kívia conseguiu então localizar, através do Setor Juventude, outros jovens da diocese que também estão se preparando para participar da JMJ. Nesta quarta-feira (19/7), eles terão um encontro online para rezar, compartilhar as expectativas e receber a bênção do bispo diocesano, dom Dirceu de Oliveira.

“Ir a Portugal será uma experiência de fé e também cultural, poder visitar locais sagrados como o Santuário de Nossa Senhora Fátima e cidades turísticas é um verdadeiro presente de Deus”, conta a jovem.

Kívia Matos de Santana | Foto: arquivo pessoal

Também participante da JMJ do Rio de Janeiro, ela conta que vivenciar novamente a experiência era um sonho. Voltar a participar de uma jornada era um sonho: “dez anos depois volto a fazer esse itinerário de fé. Será uma oportunidade de encontro com Deus, com o Papa Francisco e com uma juventude sedenta que são ‘o agora de Deus’. Sei que vou me sentir em casa, pois estaremos em família, numa mesma fé, com o mesmo objetivo, tendo Cristo como alvo. Participar e viver a JMJ é uma experiência que todo jovem católico deveria fazer uma vez na vida”.

 

Consciência de peregrinos

A assessora da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, irmã Valéria Andrade Leal, salienta que o desejo da Pastoral Juvenil é que “os jovens realmente tomem consciência de que são peregrinos” nesta preparação para a JMJ. A religiosa ressalta a expectativa de que esta não seja só uma viagem de turismo, “mas que seja uma experiência de fé, uma experiência também de enriquecimento cultural, porque, afinal, visitar outro país e encontrar-se com jovens do mundo inteiro traz uma riqueza muito grande de experiências de fé, mas também de sociedade, de mundo”. Para isso, é importante que o jovem esteja preparando-se de forma a estar aberto a essas experiências, e não apenas fechado com seu grupo, conta.

Brasileiros no encontro pré-jornada | Foto: reprodução/Instagram

“A expectativa também é que o jovem possa aprofundar a sua experiência de encontro com o Senhor na Igreja, por isso um encontro mundial de jovens católicos com o Papa. Por isso momentos de catequese, de adoração eucarística, penitência. Importante que os jovens se preparem também para viver esses momentos”, salienta irmã Valéria.

Sobre o grupo acompanhado pela CNBB, do qual fazem parte Ellen e Vinícius, a assessora explica que será uma representação de forma geral do Brasil. “Temos inclusive pessoas de etinias diferentes, de lugares diferentes do Brasil que estão unidos no mesmo grupo, representando então a diversidade do nosso Brasil tão grande, inclusive com diversidade de expressões juvenis”.

Além do acompanhamento, a comissão apoiou a preparação com momentos de espiritualidade e na oferta de informações práticas sobre a viagem, por meio de lives mensais desde o final do ano passado.

No site dos Jovens Conectados também foram oferecidos guias com dicas para a JMJ. Confira:
– Dicas práticas do departamento de relações internacionais do COL – Comitê Organizador Local JMJ
– Orientações do Ministério das Relações Exteriores

 

Fonte- CNBB

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h