A partida “Fratelli tutti”, o Papa: dar juntos um chute na exclusão

21/11/2021 . Notícias Mundiais
Francisco recebeu em audiência neste sábado os participantes da partida amistosa de futebol, marcada para este domingo, entre um time da Organização Mundial dos Ciganos e a “Equipe do Papa – Fratelli tutti”. O gol decisivo, disse o Pontífice, “faz vencer a esperança”.
Será uma partida de futebol marcada por “um estilo de paixão desportiva vivida com solidariedade e gratuidade, com um espírito amador e inclusivo”, o jogo previsto para este domingo 21 de novembro em Formello, no campo do clube desportivo Lazio, perto de Roma. Foi o que recordou o Papa Francisco recebendo neste sábado os participantes no jogo amistoso associado a um evento para angariar fundos para apoiar o projeto “Un calcio all’esclusione” (Um chute na exclusão), promovido pela Diocese de Roma com o objetivo de encorajar a inclusão dos ciganos e das pessoas mais vulneráveis. O “time do Papa – Fratelli tutti” é composto por guardas suíços, funcionários do Vaticano, filhos de funcionários e sacerdotes. O Pontífice recordou a composição especial desta formação.
No campo – com a camiseta com a inscrição “Fratelli tutti” – haverá também um jovem jogador com síndrome de Down, membro das “Olimpíadas Especiais”, e também três migrantes. Estes três migrantes, após uma viagem marcada por abusos e violência, que os viu passar do campo grego de Lesbos à Itália, foram acolhidos pela Comunidade de Sant’Egidio e estão vivendo uma experiência de integração. Obrigado a todos vocês por aceitarem fazer parte do “time do Papa”. É um time onde não existem barreiras e isso faz da inclusão a simples normalidade.

Ser Igreja é viver como convocado por Deus

O Papa Francisco, que aceitou a proposta da Organização Mundial dos Ciganos de organizar um jogo de futebol para relançar o compromisso contra o racismo e a discriminação, encorajou depois “com particular afeto” o projeto “Um chute na exclusão”. E manifestou os seus agradecimentos ao clube Lazio que “gentil e generosamente acolhe e apoia esta iniciativa”, confiada pelo Pontífice ao Pontifício Conselho para a Cultura. O Santo Padre recordou também a sua visita no passado dia 14 de setembro em Koßice, na Eslováquia, à comunidade cigana. Naquela ocasião, Francisco tinha exortado a “passar do preconceito ao diálogo, dos fechamentos à integração”.

Depois de ouvir os testemunhos de alguns membros da comunidade – histórias de dor, redenção e esperança – lembrei a todos que “ser Igreja é viver como alguém convocado por Deus, é sentir-se titulares na vida, fazer parte do mesmo time”. Utilizei precisamente estas expressões, retiradas da linguagem do futebol, que também se encaixam muito bem com o significado da partida de vocês. Várias vezes disse ao povo cigano de Koßice, os ciganos têm sido objeto de preconceitos e julgamentos impiedosos, de estereótipos discriminatórios, de palavras e gestos difamatórios. Como resultado, todos nós ficamos mais pobres em humanidade.

O esporte pode construir pontes de amizade

Por esta razão, disse o Papa, o evento desportivo marcado para este domingo 21 de novembro “tem grande significado”: indica que “o caminho para a convivência pacífica é a integração”. Aos representantes da Organização Mundial dos Ciganos, com sede em Zagreb, o Pontífice lembrou-lhes então que os gols decisivos são aqueles que fazem vencer a esperança.

Caros amigos ciganos, sei que na Croácia se dá vida a muitas iniciativas esportivas de inclusão, para ajudar o recíproco conhecimento e amizade. É um sinal de esperança! Porque os grandes sonhos das crianças não podem se romper contra as nossas barreiras. As crianças, todas as crianças, têm o direito de crescerem juntas, sem obstáculos e sem discriminação. E o esporte é um lugar de encontro e igualdade, e pode construir comunidade através de pontes de amizade. Obrigado por esta visita! Desejo a vocês uma boa partida. Não importa quem marca mais gols, porque o gol decisivo vocês fazem juntos, o gol que faz vencer a esperança e que dá um chute na exclusão.

Fonte- Amedeo Lomonaco – Vatican News