Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

01/01/2023 . Comentários Homiléticos

1ª  LEITURA –  Nm 6, 22-27

Este texto foi escrito na época do exílio babilônico, mas é atribuído a Moisés e Aarão, no tempo da travessia do deserto em direção à Terra Prometida. Aliás, as expectativas do deserto e do exílio eram as mesmas: futuro melhor, liberdade e vida plena e, por fim, a fecundidade do povo. O texto fala da bênção de Deus. A bênção é um sinal da presença protetora e vivificante de Deus no meio do seu povo. Ela é sinônimo de vida, liberdade, fecundidade e paz. Nosso texto é dominado pelo verbo abençoar. Ele quer indicar que a presença vivificante de Deus na vida do povo é constante, por isso o texto da bênção (vv. 24-27) repete três vezes o nome de Deus – ”O Senhor”. Temos aqui três  afirmações básicas:

Primeira: v. 24 – Deus é protetor e guarda do povo. Ele conduz o povo para a posse da terra e da liberdade.

Segunda: v. 25 – Deus favorece a vida. É isso que significa fazer brilhar a face e se compadecer.

Terceira: Deus comunica ao povo a plenitude dos bens (v. 26). Isso é indicado pela expressão: “te dê a paz”. No caso do povo do deserto ou do exílio, a paz era a posse da terra, dos bens, da liberdade, da dignidade, e a possibilidade de ter uma família. O v. 27 fala do nome de Deus. O nome de Deus é Deus-em-pessoa, pois o nome indica a própria identidade. Deus, portanto, promete bênção a todos os que invocarem seu Nome.

2ª LEITURA –  Gl 4, 4-7

O v. 4 fala da “plenitude do tempo”. A plenitude do tempo acontece com a presença de Jesus no meio de nós. Antes da vinda de Jesus, o povo vivia o passado, o tempo da menoridade, o tempo da escravidão da Lei. Com a presença de Jesus no meio de nós, vivemos o presente de Deus, o tempo da liberdade, o tempo da filiação divina. Não somos mais escravos, mas filhos, herdeiros emancipados. Jesus nasceu de Maria, nasceu sob a Lei, para libertar todos os que estavam sob a Lei, para que todos pudessem ser adotados como filhos. Graças à bondade de Deus, que nos enviou seu Filho, nós somos adotados como filhos.

Para aqueles que se assustam com a expressão “filho adotivo”, esclarecemos que Deus é de natureza divina, nós somos de natureza humana. Só Jesus é da mesma natureza divina do Pai, ou seja, Jesus é Deus e assumiu uma segunda natureza: a humana. Nós somos “filhos adotivos”, quer dizer, continuamos com nossa natureza humana, mas Deus nos acolhe como filhos e herdeiros dos bens celestes. Antes de conhecer a Jesus, os gálatas se relacionavam com Deus em categorias de patrão-escravos. Agora, todos nós nos relacionamos com Deus na categoria de Pai-filhos.

Qual é a prova de tudo isso? A prova é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que nos ensina a dirigir-nos ao Pai de um modo carinhoso, como as criancinhas se dirigiam ao seu pai, no tempo de Jesus. “Abba” significa paizinho ou papai. O v. 7 lembra que os gálatas são filhos e herdeiros. Isto é graça e bênção de Deus em Jesus Cristo. A preocupação do Apóstolo é o perigo que ameaça a Comunidade. Se derem ouvidos aos falsos apóstolos, que ensinam o retorno à Lei Mosaica, eles podem voltar atrás e tornarem-se de novo escravos, jogando fora a herança do Reino. Esta é uma advertência para os gálatas e para nós também, pois nós vivemos o tempo da graça trazida por Jesus Cristo e não mais o tempo da Lei trazida por meio de Moisés.

EVANGELHO -Lc 2, 16-21

1.A reação dos pastores (vv. 16-20)

Diante do anúncio do anjo aos pastores sobre o nascimento de Jesus, eles se apressaram a ir a Belém, para ver esse acontecimento que o Senhor lhes revelou. É o próprio Deus que se revela através do anjo. Diante da manifestação de Deus, a primeira atitude é a pressa. Pressa de constatar as maravilhas de Deus, pressa de anunciá-las (cf. 1, 39). Não somos muito lentos diante das maravilhas de Deus? Deus está sempre se manifestando a nós. Por que não anunciamos as maravilhas de Deus todos os dias?

No nosso texto, é curioso que Deus se manifeste primeiramente aos pastores. Eles são pobres, marginalizados e tinham fama de desordeiros. O que Deus quer nos ensinar com esta atitude?   Quem são os preferidos do Reino para Jesus? Os ricos, a classe média, ou os pobres e miseráveis? Os que têm saúde ou os doentes, os justos ou os pecadores?

O sinal de Deus anunciado no v. 12 é agora contemplado: um bebê igual aos bebês que os pastores estavam acostumados a ver no meio deles.  Os pastores veem, além do bebê, Maria e José. Mas ele veem mais ainda, eles veem no bebê o grande sinal de Deus, anunciado pelo anjo! Os pastores perceberam além das aparências. Que lição de fé para nós do Séc. XXI que estamos negando até mesmo as aparências, que estamos negando o que a ciência afirma e nós vemos. De fato, quantos negam que um embrião é uma pessoa no seio materno, que uma criança, que está para nascer, tem direito de viver!? Quantos milhões de abortos, por ano, num mundo que acolheu o Filho de Deus?

Os pastores pobres e marginalizados, os preferidos de Deus, têm muitas coisas a nos ensinar. Eles reconheceram no bebê, não apenas a imagem e semelhança de Deus, mas o próprio Deus Salvador. Depois disso, eles se tornaram anunciadores, evangelizadores; todos se maravilharam com as maravilhas de Deus, e eles “voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido anunciado”.

2.A reação de Maria (v. 19)

Maria fazia do seu coração e da sua mente lente da percepção e do discernimento. Ela enxerga longe, enxerga claro, ela percebe a presença de Deus nos fatos obscuros da vida; é isto que chamamos “fé”. Ela conservava estes fatos no seu coração, meditava sobre eles, e se extasiava diante das  maravilhas de Deus em sua vida.

 3. O significado do nome de Jesus

Os pais de Jesus cumpriram fielmente as prescrições da Lei. Circuncidaram Jesus no oitavo dia. É nesse dia que davam o nome para o recém-nascido. A circuncisão para os judeus é como o batismo para os cristãos: é o sinal da pertença ao povo de Deus “Deram-lhe o nome de Jesus”. O nome é a identidade da pessoa, indica sua missão. O que significa Jesus? Significa “Deus salva”. Isto mostra que Jesus entrou na vida do povo para salvar este povo. Jesus é, portanto, Deus no meio de nós para nos salvar.

Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo diocesano de Caratinga

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h