Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM

29/01/2023 . Comentários Homiléticos

1ª LEITURA – Sf 2,3; 3,12-13

O profeta Sofonias se situa no início do reinado de Josias (a partir de 639). O povo está sob o domínio assírio, mas a Babilônia já mostra seu poderio e se aproxima para destruir Jerusalém e deportar as elites do poder e os nobres da corte. Quase todos os três capítulos do seu pequeno livro giram em torno de uma denúncia veemente dos desmandos, corrupções e idolatria dos poderosos, pois a situação política e social é caótica. Muita exploração dos grandes sobre os pequenos e humildes, por isso o profeta anuncia a cólera, o castigo do Senhor para as classes dirigentes e poderosas, para os sacerdotes e adoradores de ídolos. Vai ser um dia de muita calamidade e amargura. Nosso texto de hoje, ao contrário, é selecionado. É o v. 3 do capítulo segundo e o capítulo terceiro a partir do v. 12. É só nestes trechos que o profeta muda o discurso, passando de ameaças e maldições para bênçãos e promessas de salvação. E estas são dirigidas aos humildes do povo com um apelo de conversão e vivência dos mandamentos do Senhor. É só na conversão que haverá salvação. Os ricos não têm mais as bênçãos de Deus. A riqueza, agora, é vista como exploração dos pobres, causa de injustiças e opressão. A espiritualidade da pobreza alcança um grande valor a partir de Sofonias. Os ricos e nobres serão exilados. Os pobres são visto como o resto de Israel. Eles receberão as bênçãos do Senhor e colocarão nele suas esperanças. Entre eles não haverá iniquidades nem mentiras. “Serão apascentados e repousarão, e ninguém (mais) os molestará”.

2ª LEITURA: 1Cor 1,26-31

Vimos no domingo anterior como estava a situação da Comunidade de Corinto, cheio de divisões internas, de vários grupos sem harmonia, muita discórdia, inveja e ciúmes. Paulo vai insistir na unidade em torno de Jesus Cristo, o único que deu a vida derramando o seu sangue para a salvação de todos. No texto de hoje, Paulo lembra que a Comunidade é constituída de pessoas simples, pobres e muitos escravos. Não há nobres e poderosos nem sábios e intelectuais. Na verdade, a preferência de Deus é para os humildes e simples. Deus escolheu o que o mundo considera estúpido para confundir os sábios. Deus escolheu o que o mundo considera como fraco para confundir os fortes. Deus escolheu os desprezados pelo mundo, os que parecem que não servem para nada, para mostrar a inutilidade dos que se consideram importantes. Paulo quer mostrar que ninguém tem motivo de glória pessoal. Quem quiser se gloriar, glorie-se no Senhor. É só Jesus que é sabedoria, justiça, santificação e libertação.

EVANGELHO – Mt 5,1-12ª

Estamos no início do grande “Sermão da Montanha” (Mt 5-7). Para quem Jesus fala? Para multidões numerosas vindas de vários lugares (cf. 4,25). E essas multidões são compostas de gente simples, pobres, aflitos, perseguidos, famintos. Jesus sobe a montanha e se assenta. A montanha lembra o Sinai, onde Deus tinha feito, através de Moisés, aliança com seu povo. Assentado, Jesus assume o papel de Mestre e legislador da Nova Aliança, numa aproximação muito grande com seus discípulos. No Sinai, a distância era grande entre Deus e o povo.

Aqui, o clima é de total confiança e aproximação. Inclusive, aqui, não há leis, há sim propostas de felicidade. Jesus proclama seus ouvintes um povo feliz, bem-aventurado e lhes promete as alegrias do Reino.

Duas bem-aventuranças (a 1ª e a 8ª) sintetizam as outras. A 1ª é: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus” (v. 3) A 8ª é: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”. As outras Bem-aventuranças não são mais do que esclarecimento dessas duas. A promessa da 1ª e da 8ª é a mesma e é uma constatação diferente: O Reino dos céus é deles (verbo no presente). As outras trazem uma promessa futura (verbo no futuro).

1ª Bem-aventurança – “Pobres” são os injustiçados que depositaram sua confiança em Deus. São considerados pobres em espírito, porque estão abertos para participar do projeto de Deus, que é a construção da nova sociedade, baseada na justiça e na igualdade – isso é o Reino de Deus.

A 8ª Bem-aventurança – Tem muito a ver com a primeira, pois os que são perseguidos por causa da justiça são os mesmos pobres em espírito. Eles buscam uma sociedade alternativa através da partilha e da solidariedade, através da luta pela justiça e melhores condições de vida para todos. Isto, porém, não é tolerado pela sociedade estabelecida, que, sentindo-se ameaçada, parte para a perseguição.

Qual é a situação dos pobres?

A 2ª, a 3ª e a 4ª bem-aventuranças vão explicar a 1ª e a 8ª; vão dizer quem são os pobres. A 2ª diz quem são os mansos, os que foram amansados pelos poderosos que até lhes caçaram os direitos; mas eles herdarão a terra. A 3ª diz quem são os aflitos – pessoas cativas e aprisionadas vítimas da sociedade cruel e opressora, mas Deus os consolará, libertando-os. A 4ª diz quem são os que têm fome e sede de justiça – aqueles que não podem viver (fome e sede) na atual injustiça. Eles lutam pela sobrevivência. Sua luta é justa e eles serão saciados. Os pobres são, portanto, os mansos, os aflitos, os que têm fome e sede de justiça. Sua situação é de extrema miséria, injustiça e opressão.

Qual é a meta dos pobres?

As bem-aventuranças 5ª, a 6ª e a 7ª vão mostrar que os pobres querem construir a nova sociedade. A 5ª afirma que os pobres são misericordiosos, são solidários, eles querem colocar tudo em comum. Deus reparte com quem reparte. A 6ª afirma que os puros de coração verão a Deus. O coração é a sede das opções profundas. Os pobres são puros de coração, ou seja, suas opções estão em sintonia com o Reino, são íntegros, honestos com os outros. A 7ª diz respeito aos que promovem a paz. Paz (Shalom) é a plenitude dos bens, é exclusão da injustiça, da opressão e da violação dos direitos. Paz aqui é mais social do que pessoal. Serão chamados filhos de Deus os que lutam pelo bem comum, pelo bem estar de todos.
O conflito na comunidade – 9ª bem-aventurança.

Esta última bem-aventurança é diferente das outras. Ela é mais desenvolvida. Enquanto as outras são escritas na 3ª pessoa, esta está na 2ª pessoa com recomendações diretas aos discípulos. No fundo, ela quer revelar as tensões e conflitos enfrentados pela Comunidade do evangelista. A Comunidade sofria injúrias, perseguições e calúnias, por causa de Cristo. O Evangelista busca em Jesus uma força e um incentivo na caminhada. O v.12, de fato, afirma; “Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo diocesano de Caratinga

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h