4ª DOMINGO DO ADVENTO

18/12/2022 . Comentários Homiléticos

1ª LEITURA – Is 7,10-14

Hipocrisia e idolatria do rei Acaz

Estamos no tempo da guerra siro-efraimita, ano 734 aC. Quem reina sobre Judá é Acaz. Síria e Israel cercam Jerusalém. A finalidade era acabar com a dinastia davídica, anulando as promessas de Deus a Davi e colocando no reino de Judá um rei estrangeiro. Na verdade, em 2Sm 7,12-16 Deus havia prometido a Davi que nunca lhe faltaria um descendente no trono. O povo está em situação difícil. Sua fé está em jogo, mas o rei Acaz está pouco preocupado com isso. Sua preocupação era o poder e para garantir seu poder já havia pedido socorro à Assíria (cf. 2Rs 16,7). Isso é absoluta falta de confiança em Javé, por isso ele é reprovado pelo profeta Isaías. Isto é trocar Javé pela força dos cavalos. É uma idolatria. Aliás, esse rei já foi capaz de sacrificar seu filho único aos ídolos (2Rs 16,3). Por tudo isso, Javé manda seu profeta desafiar o rei para mostrar-lhe seu poder e proteção. Ele pode pedir qualquer sinal. Hipocritamente, Acaz responde que não quer pedir sinal nenhum, pois não quer tentar a Javé. Na verdade, ele já havia trocado a força de Javé pela força do exército assírio.

O sinal de Deus – v. 14

O profeta está chateado com o rei, e Deus também. Ele já encheu a paciência de Deus com sua incredulidade e idolatria. Eis o sinal da fidelidade de Deus à suas promessas: “A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel”. A jovem é a esposa do rei. O grande sinal de Deus é uma criança – Ezequias – o filho de Acaz. Ele subirá ao trono e será esperança para o povo. Rompendo as barreiras do tempo e usando a Bíblia grega – a Septuaginta – onde o termo “jovem” (no hebraico) foi traduzido para o grego pela palavra “virgem”, o Novo Testamento vê a profecia do Emanuel realizar-se plenamente em Jesus, o verdadeiro Messias, que realiza as esperanças do povo. O evangelho de hoje diz: “Vejam: a Virgem conceberá e dará à luz um filho: Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco” (Mt 4,23).

2ª LEITURA – Rm 1,1-7

Os títulos de Paulo

Paulo se apresenta de um modo todo especial, porque a comunidade lhe é desconhecida. Ele se apresenta como servo, apóstolo e escolhido para o anúncio do evangelho. O termo servo mostra que Paulo está a serviço do evangelho, mas é também uma espécie de título honorífico, pois também Moisés, Josué, Davi e os profetas eram chamados de servos de Deus. É apóstolo sem ter conhecido Jesus pessoalmente, ou seja, sem pertencer ao grupo dos 12. Seu chamado ao apostolado foi de uma maneira miraculosa a caminho de Damasco. Ele foi escolhido para anunciar o evangelho aos pagãos.

Sua missão

É o anúncio dessa Boa Notícia. Ela foi antes prometida aos profetas. Ela se refere a Jesus, ao Filho de Deus. Como homem ele nasceu da família de Deus. Segundo o Espírito Santo, foi constituído Filho de Deus com poder, através da ressurreição dos mortos. O centro do seu evangelho é, portanto, Jesus Cristo, sua pregação, morte e ressurreição. Através dele Paulo foi chamado ao apostolado com uma finalidade específica: Conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé, para a glória do nome de Jesus. Com isto Paulo já quer antecipar sua tese central que a salvação se dá através da fé em Jesus Cristo e não através das obras da Lei (cf. 1,16-17).

O povo de Roma

Eles são os destinatários da carta (v.7). Eles também foram chamados por Jesus Cristo à santidade. Eles são amados por Deus. A novidade do seu evangelho é exatamente o anúncio da salvação a todos os pagãos através da fé. Entre os pagãos está a comunidade de Roma. A esta comunidade Paulo deseja a graça e a paz, ou seja, o dom (graça) do amor e salvação de Deus, como também a plenitude dos bens messiânicos (paz) com sua abundância de vida.

EVANGELHO – Mt 1,18-24

O texto vai mostrar como foi a origem de Jesus.

a) Maria fica grávida pela ação do Espírito Santo

Em 1,1 fica já claro que Jesus é descendente de Abraão e de Davi para mostrar a continuidade da história do povo de Deus, como Deus realiza suas promessas. Se falamos de continuidade podemos ao mesmo tempo falar de novidade. É o Filho de Deus que vai nascer entre os homens. Além disso, a gravidez de Maria acontece sem o concurso humano. Dá-se pela ação do Espírito Santo. São dois fatos absolutamente novos, só aceitos na fé. Entre os judeus havia duas etapas no casamento. A primeira era o contrato: durava um ano. Era só na segunda etapa que se podia conviver sob o mesmo teto. Maria encontra-se grávida nesta primeira etapa.

b) Os pensamentos de José e a revelação do anjo

Uma “noiva” grávida poderia ser denunciada pelo noivo e apedrejada. José era justo. Escolheu a solução melhor, abandonar Maria secretamente sem denunciá-la. Assim ninguém a prejudicaria. Mas, talvez, José quisesse se retirar exatamente, porque teria intuído a irrupção do mistério de Deus na vida de Maria, muito superior ao matrimônio que ele desejava contrair. Aí, ele se curva diante do Onipotente, retirando-se, exatamente, porque um homem justo não oferece resistência à força do Altíssimo. Mas o anjo intervém e esclarece o profundo mistério do plano de Deus. O Espírito Santo de Deus está agindo em Maria. Ela dará à luz um filho e José tem a incumbência de lhe dar o nome de Jesus. O v. 24 afirma que José recebeu Maria em sua casa. O nome de Jesus indica sua missão. Jesus significa Deus salva, quer dizer, a missão de Jesus é a salvação dos homens. O v. 21 diz claramente: “Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Mateus termina mostrando que em Jesus se realiza, em plenitude, a profecia de Is 7,14: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (v. 23). Emanuel não é propriamente o nome de Jesus, mas indica o sentido da sua vida: presença de Deus no meio de nós.

Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo diocesano de Caratinga