Está acontecendo em Belo Horizonte, na Casa de Retiros São José, entre os dias 05 e 16 de janeiro, o IRPAC – Especialização em Catequética, iniciativa da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em parceria com o Regional Leste 2 da CNBB.
A especialização propõe uma catequese que reflita, de modo novo e atual, as grandes questões da vida cristã no mundo de hoje, considerando os desafios pastorais da cultura urbana e digital.
O curso conta com a participação de 103 alunos, vindos de 20 dioceses de Minas Gerais, pertencentes ao Regional Leste 2, além de participantes de outras regiões do país, como Amparo (SP), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Fortaleza (CE), Guajará-Mirim (RO), Joinville (SC) e São Luís de Cáceres (MT), evidenciando o alcance nacional da iniciativa.
O IRPAC leva a sério as novas sensibilidades e expectativas de catequistas e catequizandos, sobretudo no contexto da cultura urbana, que exige novos métodos, nova linguagem e novas formas de apresentar a mensagem cristã.
Organizado em quatro módulos, realizados de forma intensiva na primeira quinzena de janeiro, o curso oferece uma formação sólida, integrada e profundamente conectada com a missão evangelizadora da Igreja.
O primeiro módulo tem como objetivo repensar a fé cristã e seu processo de amadurecimento ao longo da vida. A partir da Sagrada Escritura, propõe a descoberta de caminhos de crescimento na fé, aprofundando o itinerário de grandes figuras do Antigo e do Novo Testamento e de Jesus Cristo, centro da fé cristã. Com essa base, dedica amplo espaço à catequese como educação da fé a serviço da Iniciação à Vida Cristã, abordando sua história, fontes, conteúdos, linguagem, pedagogia, metodologia e recursos.
No segundo módulo, os conteúdos apresentam um olhar atento para a catequese de inspiração catecumenal, suas características e implicações concretas para a prática do catequista. Há um aprofundamento sobre os sacramentos da Iniciação Cristã e sobre a relação entre Catequese e Liturgia, além do destaque para a importância de uma catequese narrativa, que anuncia os mistérios da vida de Cristo, centro da iniciação cristã.
O terceiro módulo retoma a memória do conteúdo da fé professada pela Igreja e o lugar da catequese no processo evangelizador. Oferece pistas concretas para melhorar a organização da catequese na Igreja Particular e aborda temas urgentes como o pluralismo cultural e religioso e a catequese na educação dos afetos, fundamentais para a iniciação à vida cristã no mundo atual.
O quarto módulo aprofunda aspectos específicos da Catequética que não foram tratados nos módulos anteriores. Destaca o itinerário espiritual, a importância da oração na vida pessoal e a atenção ao crescimento espiritual dos catequizandos em cada faixa etária. Apresenta orientações para a catequese com jovens e adultos, a formação de catequistas em vista da instituição do Ministério do Catequista, a catequese na cultura digital e indicações práticas para o planejamento e elaboração de projetos catequéticos.
Ao longo dos módulos, o curso oferece atividades complementares, como oficinas, cine-fórum, debates e palestras, com o objetivo de atualizar os participantes sobre temas atuais da evangelização, da catequese e da vida da Igreja.
O objetivo geral do IRPAC é propor novos caminhos para a catequese na cultura urbana e digital, contribuindo para o fortalecimento do processo de Iniciação à Vida Cristã e para a formação contínua dos catequistas.
Todos os anos, o Regional Leste 2 da CNBB oferece essa especialização, que é aberta à participação de catequistas e agentes pastorais de todos os regionais da CNBB, reafirmando o compromisso com uma catequese cada vez mais viva, atual e evangelizadora.
Diocese de Caratinga
A Diocese de Caratinga se destaca com um número expressivo de participantes. Esse ano de 2026 , 21 pessoas de nossa diocese participam do curso.
Fonte- CNBB Leste 2
Colaboração – Pe. Marlone Pedrosa