Assessor Diocesano – Pe. Dione José Vieira Leandro
Coordenador Diocesano – Cainã Silveira
PASCOM- Pastoral da Comunicação
O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)
As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 247)
Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam:
A Pastoral da Comunicação está organizada em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil.
Os Grupos de Trabalho (GTs) se consolidam como um caminho de participação e melhor desenvolvimento das atividades da Pascom Brasil. Cada GT corresponde a um eixo da Pascom e é composto por coordenadores regionais e assessores eclesiásticos, membros da Coordenação Nacional, e também conta com colaboradores pasconeiros de diversas realidades do Brasil.
O eixo da espiritualidade é o fundamento de toda ação enquanto comunicadores católicos, já que se anuncia o próprio Jesus Cristo, Palavra Eterna do Pai (cf. Jo 1, 14). Ele é fundamental para que os comunicadores não “se tornem vulneráveis diante das dificuldades que se apresentam ao longo do caminho” (DCIB, n. 253) e se entendam como participantes do Povo de Deus e não apenas organizadores dos instrumentos de comunicação da Igreja nas suas realidades.
Coordenador: Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento
Membros: Adriano Israel, Alessandra Miranda Pinto, Andréia Gripp, Pe. Francisco Galvão, ssp, Glaucia Patricia Bravin de Sá, Ingridy Rossely Dioclecio Mendes, Pe. Jerffeson Adelino Gomes, Layla Kamila, Palloma Suellem da Silva Santos, Palloma Suellem da Silva Santos, Rosângela da Graça Martinski, Vanusa Linhares.
O eixo da formação tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. Um dos aspectos da formação são os cursos de comunicação na catequese, na liturgia e nas demais pastorais” (DCIB, n. 250).
Coordenador: Cezar Barros
Membros: Ana Cristhina, Pe. Douglas Felippe, Eduardo Schmitz, Elizângela Oliveira, Pe. George Luís, Herberth Acioli, Ir. Ivonete Kurten, Jefferson Zucão, João Dias, Natanael Leão, Talita Salgado e Pe. Tiago Barbosa.
No que diz respeito à produção, é necessário destacar que este eixo está voltado para a elaboração de materiais, como: subsídios de textos impressos e digitais, áudios e vídeos, que deem sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes da Pascom, cada vez mais desafiados perante as rápidas mudanças culturais. Essas produções podem ser suscitadas a partir de estudos, pesquisas, necessidades de grupos ou regiões, contribuindo significativamente na prática comunicacional (cf. DCIB, n. 252).
Coordenadora: Janaína Gonçalves
Membros: Adielson Agrelos, Alex Alves Guimarães, Amanda A. Oliveira, Bruna Marinho de Souza, Camila da Silva Lima, Evandro Marques, Felipe Michelon Padilha, Gabriel Fernandes, Gabriel Souza Lins, Juliana Fontanari Moles, Katiane Rosa Souza Vilanova, Luciane Alves Lopes, Marcelo Godoy, Mariana Barros
Subgrupo Redação: Marcelo Godoy (Coordenador)
Membros: Alex Alves Guimarães, Bruna Marinho de Souza, Juliana Fontanari Moles
Subgrupo Redes Sociais: Amanda Oliveira (Coordenadora)
Membros: Camila da Silva Lima, Gabriel Fernandes, Katiane Rosa Souza Vilanova, Luciane Alves Lopes
Subgrupo Designer: Felipe Padilha (Coordenador)
Membros: Adielson Agrelos, Evandro Marques, Gabriel Souza Lins, Mariana Barros
Conforme o Diretório de Comunicação (n. 251), “a articulação se propõe a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo”.
GT ARTICULAÇÃO
Coordenadoras: Edite de Oliveira Neves e Gabriela Couto
Membros: Fábio Miranda, Gicelia Araújo Azevedo de Oliveira, Marcos Filipe da Silva Sousa, Maria Cícera da Silva, Matheus Scalfoni Rodrigues da Silva, Myllenne dos Santos Abreu, Vânia Sagresti, Vinicius Nascimento dos Santos