Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Pároco

Pe. Paulo Alexandre Gonçalves

Vigário Paroquial

Pe. João Paulo Gonçalves Roriz

Festa do Padroeiro

São Sebastião - 20 de Janeiro

Igreja Matriz

Av. Pe. Francisco Carvalho, 170 São Sebastião do Sacramento - Manhuaçu - MG

Telefone

33984095258

Whatsapp

33984095258

E-mail

paroquiasssacramento@outlook.com

Paróquia São Sebastião do Santíssimo Sacramento

São Sebastião do Sacramento é um distrito do município brasileiro de Manhuaçu, no interior do estado de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 3 775 habitantes, sendo 1 949 homens e 1 826 mulheres, possuindo um total de 1 343 domicílios particulares.[1]

Foi criado pela lei provincial nº 2.463, de 21 de outubro de 1878, então subordinado à vila de São Simão (atual município de Simonésia).[2] Mais tarde, foi incorporado a Manhuaçu.[3]

Informações gerais

O povoado de São Sebastião do Sacramento surgiu por volta de 1842, através de grupos foragidos da revolução de Santa Luzia, procurando se esconder em locais distantes e mais seguros, tais grupos buscavam as mais vastas matas virgens da região, até então apenas habitadas por tribos indígenas, dentre as quais os Botocudos. A paróquia foi erigida a 21 de outubro de 1878.

Os pioneiros chegaram fazendo picadas penetrando nas matas e mais tarde os desbravadores do futuro povoado de Sacramento trouxeram suas famílias para formar o povoado, os Amâncio os Gomes, Pereiras e os Rodrigues vindos de Rios, Noruega e Itaberava instalaram-se em um morro próximo a uma fonte de água potável, pois a parte baixa onde hoje se concentra os moradores da sede do Distrito de São Sebastião do Sacramento era então um terreno úmido de brejos e com muitas dificuldades e enfrentando os perigos da mata, até mesmo os riscos de ataques por partes de grupos indígenas os pioneiros foram progressivamente desmatando as florestas para cultivar as terras e constituir seus ranchos.

Construiu-se em um morro um pequeno oratório chamado “Capelo do Oráculo de Sacramento”, para celebrar casamentos, primeiro comunhões batizados e cultos. Seguiam-se os costumes dos povoados mineiros de se construir uma Capela e depois em suas proximidades iam se formando o arraial, a presença de um Padre no arraial só era possível raras vezes durante o decorrer do ano.

A primeira Missa no arraial de Sacramento foi celebrada pelo Padre Maximiano José da Cruz, quando foi criada a freguesia de São Sebastião do Sacramento no ano de 1846. Naquele mesmo ano ocorreu a primeira eleição local para os cargos de Juiz de Paz e Autoridade Policial. Com o crescimento do arraial deram início à construção de uma Igreja maior e de um cemitério para sepultar os primeiros mortos e então a Capela Oratório ficou posicionada dentro do Cemitério onde permaneceu conservada até alguns anos quando foi destruída pela ação do tempo.

Diversas foram às dificuldades para se construir a Igreja do Morro, no começo em tamanho menor e depois com dois novos acréscimos, mulheres e meninos iam depois do almoço carregar pedras para compor os alicerces da Obra. As madeiras compunham as estruturas da Igreja, material muito presente e utilizado na construção da Capela eram extraídos e preparados na mata, onde eram cortados e lavrados e depois carregados e arrastados pelos caminhos nos ombros daqueles homens de boa vontade e fieis pioneiros com ajuda de fortes bois e suas cangas.

Inspiradas em Igrejas das regiões Mineradoras, a Capela do Morro foi construída no Estilo Arquitetônico Barroco, comum naquela época caracterizado com a presença de muita madeira, talhada e entalhada manualmente e pintada com cores vivas. Foram os Amâncio a doarem o Padroeiro “São Sebastião” para a Igreja de Sacramento, dando a origem ao nome do Povoado que passou a se chamar São Sebastião do Sacramento.

SURGIMENTO DA PARÓQUIA DE SÃOSEBASTIÃO DO SACRAMENTO.

A paróquia foi criada no dia 21 de outubro de 1878, desde sua criação naquele ano até 1991, as celebrações e festividades religiosas eram realizadas na Capela do Morro que foi a sede da Matriz Paroquial de são Sebastião do Sacramento por mais de 100 anos, embora tenha sido transferida provisoriamente por um curto período para o povoado de Vila de Fátima, por ocasião do Padre Artur Nunes. Durante este período mais de 50 Padres, passaram pela Paróquia e inúmeros outros que deram assistência em curtos períodos.

Entre os anos de 1991 a 1995 o Salão Paroquial abrigou provisoriamente a Matriz funcionando como Igreja, onde eram celebradas as missas e festividades, haja vista que a comunidade havia crescido muito e por se tornar inviável a reforma ou ampliação da Igreja do Morro.

Desde o ano de 1940 as lideranças comunitárias já discutiam sobre a construção de uma nova sede para a Paróquia, mas foi em 1992 durante uma reunião onde num consenso entre o Bispo, Padre e comunidade escolheram o local e também providenciada a formação de uma comissão para construção da nova Igreja.

Nova Matriz da Paróquia de São Sebastião do Sacramento.

Em 21 de outubro de 1993 o Padre Rino em uma belíssima celebração abençoou a pedra fundamental marcando assim o início da construção da Igreja de São Sebastião do Sacramento. As obras foram marcadas pelo entusiasmo da comunidade e pela fé, foram realizada diversas campanhas para arrecadar donativos lideradas pelo Padre Gercino a fim de acelerar as obras.

Mesmo abalada com a morte do motorista da Paróquia Sr. Adão que também deixou gravemente ferido o Padre Gercino, a comunidade cheia de fé continuou os trabalhos e meses depois já recuperado Padre Gercino juntamente com a comunidade de São Sebastião do Sacramento no ano de 1995 concluíram as Obras.

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o_do_Sacramento

 

São Sebastião
nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.
Ao entrar para o serviço no Império, como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.
Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.
São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.
São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.
São Sebastião, rogai por nós!

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h