Pároco

(33)3321-6888 98822-6888

saojudasdecaratinga@gmail.com

Paróquia São Judas Tadeu

DECRETO de CRIAÇÃO da Paróquia de São Judas Tadeu, de Caratinga/MG.

Aos que este Nosso DECRETO virem, Saudação e Benção no Senhor Jesus!

Fazemos saber que concorrendo, na Igreja Filial de São Judas Tadeu, em Caratinga, os requisitos canônicos para ser elevada à categoria de PARÓQUIA, após ouvir o CONSELHO PRESBITERAL (Can. 515 S 2), Havemos por bem desmembra-la da Paróquia São João Batista, Catedral, elevando-a a categoria de Paróquia, com todos o direitos e deveres daí decorrentes. Terá por Orago e PADROEIRO São Judas Tadeu.

A área da Paróquia de São Judas Tadeu abrange:

Todo Bairro do Limoeiro, que se divide a oeste com o Bairro Nossa Senhora Aparecida, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; divide-se ao norte com a Paróquia de São João Batista, a Catedral, passando pelo eixo das ruas professor Colombo Etiene Arreguy, Raimundo Brum, Wanderley de Souza, Jornalista Leonel Fontoura, cortando a Avenida Moacir de Mattos, até a ponte da BR 116; ainda ao norte, divide-se com a Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, ao lado direito da BR116.

Todo o Bairro Floresta, na zona urbana.

A leste, na zona rural, inclui o Córrego dos Bias, limitando-se com o distrito de Santa Luzia, Paróquia de Santa Rita de Minas.

Ao sul, ainda no distrito da cidade de Caratinga, inclui, na zona rural, o Córrego do Pasto, onde se divide com Santa Rita de Minas; e ainda todo o distrito de Sapucaia, que faz divisas com as Paróquias de Santa Rita de Minas, Vermelho Novo, Bom Jesus do Galho e Dom Lara.

A Igreja Matriz deverá ter todos os objetos religiosos (sacrário digno, vasos sagrados, livros litúrgicos, paramentos e alfaias) e os livros de Tombo, Fábrica, Batizados, Casamentos e Crismas. Que todos os fiéis ajudem na sua organização!

Este DECRETO se registrará na Cúria Diocesana de Caratinga e no Livro de Tombo da Paróquia São Judas Tadeu onde será lida e comentada nas Missas Dominicais.

Dada e passada na Cúria Diocesana de Caratinga, sob o Nosso Sinal e o Selo de Nossas Armas, aos 28 de outubro, Festa de São Judas Tadeu, Apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dom Hélio Gonçalves Heleno
Bispo Diocesano de Caratinga

São Judas Tadeu, nascido em Caná de Galiléia, na Palestina, era filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. O pai, Alfeu, era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.

Um de seus irmãos, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Era chamado de Tiago Menor para diferenciar do outro apóstolo Tiago que, por ser mais velho que o primeiro, era chamado de Maior.

Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. O relacionamento da família de Judas Tadeu com o próprio Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber na Bíblia é o seguinte: Alfeu (Cléofas) era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cléofas, uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galileia e permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima .

Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém. José, apenas conhecido como o Justo. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago. E Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João evangelista.

É de se supor que houve muita convivência de Judas Tadeu com o primo e os tios. Essa fraterna convivência, além do parentesco, pode ter levado são Marcos a citar Judas e os irmãos como irmãos de Jesus (Mc 6,3).
Matriz e Comunidades (Capelas):
1-São Judas Tadeu (Matriz);
2-Mãe Admirável (Comunidade Terapêutica; Córrego dos Bias);
3- Nossa Senhora Aparecida (Sobra);
4-Nossa Senhora da Conceição (Distrito de Sapucaia);
5- Nossa Senhora das Graças (Manducas);
6- Nossa Senhora do Rosário (Feijoal; Bom Jesus do Galho);
7-Nossa Senhora Graças (Bairro Limoeiro);
7- Sagrado Coração de Jesus (Bairro Monte Verde);
8-São Geraldo (Cachoeira Alegre);
9-São José (Bairro Floresta);
10-São Judas Tadeu (Barreirinha);
11-São Pedro (Córrego São Pedro);
12-São Vicente de Paulo (Guanabara).