Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Pároco

Pe. Willis de Oliveira Gama

Festa do Padroeiro

São José- 19 de Março

Igreja Matriz

Rua Marco Antônio Ribeiro, 62 - Bairro Bela Vista Manhuaçu - MG

Paróquia São José

Com o raiar das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, na Diocese de Caratinga, bem como na Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu, nos idos de 1980, famílias católicas da rua José Perígolo e adjacências, no Bairro Lajinha, nessa mesma cidade, abraçaram a causa missionária, organizando-se em grupos de reflexão. Nesse período, a Paróquia São Lourenço era assistida pelos padres sacramentinos: Pe. Domício, na função de Pároco, e Pe. Ivo Urbano e Pe. Júlio Pessoa Franco, como vigários.

Diante da crescente e fervorosa fé e organização dessas famílias em grupos de reflexão, e com o clamor de todos para que se dessem novos passos como comunidade, iniciaram-se as celebrações de missas nas casas das famílias, que também se responsabilizavam por toda preparação.

Logo, também mediante a expansão dos bairros e ruas próximas, numerosos outros fiéis aglutinaram-se ainda mais à comunidade, tornando-a mais viva e dinâmica. As celebrações eucarísticas aconteciam nos espaços das casas dos próprios membros, alternativamente, sem com ótima participação.

No dia 02 de outubro de 2015, após o empenho de todos na construção de uma igreja para a comunidade, localizada no bairro Bela Vista, nela celebrou-se a Eucaristia —- pela primeira vez, marco de um novo capítulo na história da comunidade, da qual participaram inúmeros fiéis, inclusive das comunidades vizinhas.

Atualmente, a comunidade São José é composta pelos Grupos de Reflexão, pastorais do Batismo, da Catequese, da Criança, da Dízimo, da Juventude, da Liturgia, Equipe Missionária, grupo do Terço das Mulheres, e Terço dos Homens, dentre outros e, ainda, uma equipe que cuida dos trabalhos sociais, em especial nos eventos em prol de defesa dos Ribeirinhos do Rio Manhuaçu.

PRIMEIRO PÁROCO

O padre Willis de Oliveira Gama, diocesano, estará à frente da nova Paróquia São José. Ele se despediu da Paróquia Nossa Aparecida, de Carangola, onde atuava desde sua criação, em 12 de abril de 2014. Desde sua fundação, o jovem padre Willis de Oliveira Gama esteve à sua frente, dinamizando sua vida paroquial.

São José- 19 de Março

Mediante o êxito, originou-se, portanto, a comunidade, sendo confiada ao patrocínio do Pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo e Patrono Universal da Igreja, São José. Nas mesmas circunstâncias, estabeleceu-se também a primeira equipe de coordenação, juntamente com a estruturação de movimentos e pastorais eclesiais.
Setor São José
Comunidade São José- Bairro Bela Vista
Comunidade Divino Espirito Santo - Bairro Ponte da Aldeia
Comunidade Santa Luzia- Bairro Santa Luzia
Comunidade Nossa Senhora das Graças - Bairro Bom Jardim

Setor Ponte do Silva
Comunidade Nossa Senhora das Dores - Ponte do Silva
Comunidade São José - Córrego da Raiz
Comunidade Bom Jesus- Córrego Bem Posta

Setor Barra da Boa Vista
Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora- Barra da Boa Vista
Comunidade São Pedro - Vila Cachoeirinha
Comunidade São João Batista - Vila Formosa
Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Córrego Boa Vista

Setor Palmital
Comunidade São Geraldo - Barra da Taquara Preta
Comunidade Nossa Senhora da Esperança - Vila Boa Esperança
Comunidade São Sebastião - Córrego Taquara Preta
Comunidade São Sebastião - Córrego São Sebastião
Comunidade São José - Córrego Palmital
Comunidade São Sebastião - Manhuaçuzinho

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h