Pça São Francisco de Assis, s/ n°Vermelho Velho - Raul Soares - MG
Telefone
(33) 3351-9044
E-mail
psaofranciscoa@gmail.com
Paróquia São Francisco de Assis – Vermelho Velho
Vermelho Velho é um distrito do município de Raul Soares, Minas Gerais. Sua população estimada é de 2.625 (IBGE/2000). A Escola, Anexo e Caixa d’água de Vermelho Velho foram tombados pela Prefeitura Municipal de Raul Soares por sua importância cultural para a cidade.
História
A história oral indica que havia uma aldeia indígena Puri onde atualmente é a chamada “Rua da Estação”. Também pode ter havido migração de indígenas Botocudo. Os indígenas trabalharam para os brancos e também ocorreram casamentos forçados. Foram dizimados pelo sarampo entre o final do século XIX e o início do século XX.
A ocupação branca da região do município de Raul Soares iniciou-se com as expedições do sertanistaDomingos Fernandes Lana, que trabalhava com extração da poaia. Em 1841, chegou José Alves do Vale que comprou terras de Domingos e é considerado um dos fundadores do distrito então chamado de Ribeirão Vermelho. Existem relatos de que José Alves do Vale teria comprado 100 escravizados. Foi tornado distrito em 4 de junho de 1858.
Em 1852, Francisco Antunes da Costa havia doado um terreno para a construção da Igreja. Seis anos depois, em 18 de maio de 1858, Ribeirão Vermelho se tornou paróquia (a mais antiga da diocese de Caratinga). Recebeu o primeiro pároco, o padre João José deSouza, em 1879. Por conta do padroeiro escolhido (São Francisco de Assis), em 1882, o distrito passa a ser chamado de “São Francisco do Vermelho”.
Em 1882, recebe a primeira escola e, em 1890, um cartório (gerido por Manuel Luís da Cunha).
O distrito era cortado pela Estrada de Ferro Leopoldina, tendo uma estação ferroviária localizada a 12 km do atual núcleo urbano do município. A Estação Vermelho Velho foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1931, quando a população local era de 1.500 pessoas, e funcionou até meados da década de 1980, sendo neste período o principal acesso de pessoas e mercadorias à cidade.
A economia local esteve embasada na cafeicultura no período de 1930 a 1960, levando o distrito a ser emancipado em 1947. Mas as mudanças econômicas e sociais da década de 1970 promoveram o êxodo rural; levando ao esvaziamento do distrito.
Em 2001, o conjunto de construções de Vermelho Velho era
composto por edificações de tipologia neocolonial, em estado regular de conservação e encontram-se implantadas no alinhamento da estrada de terra, a qual é paralela à estrada de asfalto que liga Raul Soares e Caratinga. O entorno é cercado por montanhas ricas em quartzo branco.
Em termos administrativos, o distrito esteve ligado aos seguintes municípios:
São Francisco de Assis (batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone; Assis, 1181 ou 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.[4]
Dante Alighieri disse que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus, mas a despeito do enorme prestígio de que ele desfruta até os dias de hoje nos círculos cristãos, que fez sua vida e mensagem serem envoltas em copiosa fé e darem origem a inumeráveis representações na arte, a pesquisa acadêmica moderna sugere que ainda há muito por elucidar quanto aos aspectos políticos de sua atuação, e que devem ser mais exploradas as conexões desses aspectos com o seu misticismo pessoal. Sua vida é reconstituída a partir de biografias escritas pouco após sua morte mas, segundo alguns estudiosos, essas fontes primitivas ainda estão à espera de edições críticas mais profundas e completas, pois apresentam contradições factuais e tendem a fazer uma apologia de seu caráter e obras; assim, deveriam ser analisadas sob uma óptica mais científica e mais isenta de apreciações emocionais do que tem ocorrido até agora, a fim de que sua verdadeira estatura como figura histórica e social, e não apenas religiosa, se esclareça. De qualquer forma, sua posição como um dos grandes santos da Cristandade se firmou enquanto ele ainda era vivo, e permanece inabalada. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.[5]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
01- Matriz- São Francisco de Assis
02- Beira Rio- São José
03- Boa Esperança- Nossa Senhora Auxiliadora
04- Cornélio Alves-Santa Terezinha
05- Fundaça - São Sebastião
06- Limas-São Sebastião
07- Santa Luzia- Santa Luzia
08- São Geraldo- São Geraldo
09- São Lucas (Paulistas) - São Lucas
10- São Sebastião do Óculo- São Sebastião
11- São Vicente da Estrela - São Vicente de Paulo
12- Vista Alegre- São José