Administrador Paroquial

Pe. José Geraldo de Gouveia

Igreja Matriz

Praça da Matriz - Centro Alvarenga- MG

Paróquia Nossa Senhora da Saúde- (ad experimentum)

Em 02 de junho de 1967 foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, tendo como pároco o Padre Godofredo van der Looy.

Em 15 de outubro de 1966 chegou como vigário definitivo de nossa comunidade o revdo Padre Godofredo van der Looy, sendo considerado o idealizador de várias obras sociais na comunidade, permanecendo até 1974, quando por problemas de saúde foi para a Holanda, onde faleceu.

Após Padre Godofredo, vários Padres e Freis deram assistência à região, destacando Padre Geraldo (Geradus Antonius Hogervorst), Padre Chiquinho (Francisco van Kemenade), Padre Martinho (Martinus Ma. Bodewes), Padre Lécio, Padre Otacílio Nunes Leite, Frei Gilberto e outros mais, até a chegada de Frei Geraldo Offer, que faleceu por acidente em maio de 1987. Novamente tivemos a assistência de Padres de Conselheiro Pena e Governador Valadares, até a chegada, em 15 de agosto de 1987, de Padre Paulo Roberto Carlos Fernandes, que permaneceu até dezembro de 1996.

Em janeiro de 1997 assumiu a paróquia o Padre Marcos Romão, permanecendo até janeiro de 2000. Em 2000, a assistência recebida foi de Padre Paulo Ribeiro da Paróquia de Resplendor, com a ajuda de seu irmão, diácono César Ribeiro, contando ainda com a assistência de Padre Sebastião Vitório, que vinha da Paróquia de Goiabeiras.

A Paróquia voltou a ter a assistência de vários outros padres de paróquias próximas a Alvarenga. A partir de setembro de 2000 recebeu assistência do padre José Leão da paróquia São Judas Tadeu de Governador Valadares.

De agosto a dezembro a paróquia contou com a colaboração do Padre Edson, que vinha da paróquia de Lourdes, também de Governador Valadares, permanecendo até abril de 2002. E dia 13 de junho, a comunidade recebeu um novo pároco, padre Jorge Luiz Bonz Afonso, que teve sua posse oficializada no dia 07 de julho de 2002. Por problemas de saúde padre Jorge afastou-se da Paróquia para tratamento.

A comunidade católica de Alvarenga também foi  assistida pelo Padre Pedro Paulo Lourenço,tendo sua posse oficializada na Paróquia de Alvarenga em 05 de julho de 2003.

A Paróquia é composta por 18 Comunidades Rurais e mais a Matriz, no Centro da Cidade de Alvarenga-MG.

No dia 25 de julho, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebrou um momento significativo com a cerimônia de posse do seu novo Administrador Paroquial, o Rev.mo. Pe. José Geraldo de Gouveia. Este evento marcou a transição da paróquia, que anteriormente pertencia à Diocese de Governador Valadares, para a Diocese de Caratinga, em caráter “ad experimentum”.