Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Pároco

Frei Ronan Siqueira de Almeida, OCD.

Vigário Paroquial

Frei Antônio Fabiano da Silva Santos, OCD.

Vigário Paroquial

Frei Eduardo Alberto Lima Félix, OCD - Uso de Ordem

Festa do Padroeiro

Nossa Senhora da Piedade- 15 DE SETEMBRO

Igreja Matriz

Pça. Adriano Sabino s/n Piedade de Caratinga - MG

Telefone

(33) 3323 - 8270

E-mail

matriznspiedade@gmail.com

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

No ano de 1951 chegaram à região de Piedade de Caratinga os Freis da Ordem Carmelitana descalça, isso influenciou muito a religiosidade e educação do povo de Piedade de Caratinga, uma vez que os frades passaram a administrar os sacramentos em nosso povoado.

A devoção a Virgem da Piedade, pelos primeiros moradores, influenciou o nome do atual município: Piedade de Caratinga. No século XIX, no ano de 1874, uma família de moradores doou a Imagem de Nossa senhora da Piedade, esculpida em madeira e cultuada numa pequena capela existente, no povoado.

No ano de 1950, no mês de setembro, Monsenhor Aristides Marques da Rocha criou o JUBILEU de Nossa Senhora da Piedade, sendo celebrado até os dia de hoje.

O evento é importante no cenário religioso e econômico, atraindo turismo para o município; e fortalecendo os vínculos de fé e unidade com nossas comunidades irmãs. Em 2019, nossa comunidade, recebeu do Vaticano, benção apostólica, em razão dos 70º anos de Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, na comunidade em de Piedade de Caratinga.

A Comunidade Nossa Senhora da Piedade até então, pertencia a Paróquia do Carmo. Mas, depois de um tempo de caminhada e crescimento espiritual, decidiram levar ao conhecimento da diocese o desejo de ser paróquia. A comunidade já conta com uma estrutura pastoral e física bem estruturadas. E acolhendo nosso pedido, Dom Emanuel criará a paróquia Nossa Senhora da Piedade. Ancorado neste rogativa, o povo de Deus solicitou ao senhor bispo, que a administração da recém criada paróquia fosse confiada aos frades carmelitas descalços; sendo Frei Henrique Siqueira do Carmo o primeiro Pároco.

A nossa Paróquia será constituída por 11 comunidades contando com a Matriz, são elas: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Córrego Rio Preto; Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Córrego do Lage; Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Córrego do Purgatório (Cafelândia); Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Córrego dos Elias; Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Córrego dos Manducas; Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Córrego do Marcial;  Comunidade São João Batista, Bairro dos Firminos; Comunidade São José, Fazenda Rio Doce; Comunidade São João da Cruz, Córrego do Laje(Marques); Comunidade São Sebastião, Córrego dos Marinhos, e Matriz Nossa Senhora da Piedade, na sede municipal em Piedade de Caratinga.

A presença e a devoção a Nossa Senhora; a Virgem da Piedade, tem acompanhado esse povo nos caminhos de fé que confia a ela nosso itinerário humano e espiritual.

Assim sendo, colocamo-nos à mercê de Deus, pedindo a ele que abençoe nosso povo pietatiano e ao pároco frei Henrique Siqueira do Carmo, nesta missão.

Nossa Senhora da Piedade
Origens
Nossa Senhora da Piedade é um Título e uma imagem da Virgem Maria inspirados na famosa “Pietá”, de Michelangelo e em Nossa Senhora das Dores. Trata-se de uma imagem que “fala” pela força da expressão artística. Na imagem, Nossa Senhora está com seu Filho Jesus morto nos braços. Remete a um momento muito específico de dor e sofrimento, logo após a morte de Jesus na cruz.
Teologia da imagem
A imagem de Nossa Senhora da Piedade contém uma teologia profunda. Jesus, morto, recém descido da cruz, nos braços de sua mãe. Retrata o sacrifício de salvação feito por Jesus e Maria como corredentora, acompanhando seu filo até o fim. Retrata a dor da Mãe que, consciente de sua missão, oferece seu filho pela salvação da humanidade. Ela representa também a dor de milhões de mães que sofrem por seus filhos, vítimas de todo tipo de sofrimento.
História
A representação mais antiga de que se tem notícia de Senhora da Piedade encontra-se em Portugal. Trata-se de uma obra pintada em madeira, fixada numa das várias capelas presentes no claustro da Sé, na cidade de Lisboa. Pertencia a urna Irmandade muito antiga, que tinha como missão enterrar os mortos, visitar e consolar os presidiários e acompanhar os condenados à pena de morte. Com efeito, tal imagem aparece em 1230 acompanhando ninguém menos que o pai do famoso Santo Antônio, a caminho da pena de morte. O pai foi salvo pelo filho santo, que demonstrou milagrosamente sua inocência.
Emblema
Essa pintura de Nossa Senhora da Piedade foi, durante séculos, o emblema das Santas Casas de Misericórdia em Portugal. Essas casas foram fundadas por frei Miguel de Contreiras.
Encontrada no tronco de uma árvore
Há também uma outra história de Nossa Senhora da Piedade em Portugal. Esta recebeu o “apelido” de Nossa Senhora da Piedade de Merceana. A tradição conta que esta imagem apareceu no tronco de uma árvore, no século XII. Certa vez um camponês começou a observar que um de seus bois se afastava para o campo todos os dias sempre no mesmo horário. Algum tempo depois, voltava. O homem chamou outros companheiros e seguiram o boi. O animal dirigia-se a uma carvalheira, e se ajoelhava debaixo dela, fixando os olhos num de seus galhos. No alvo do olhar do boi encontraram uma pequena imagem de Nossa Senhora da Piedade. Mais tarde, construíram uma pequena capela naquele local e a devoção cresceu.
A devoção chegou ao Brasil
Foi provavelmente este culto a Nossa Senhor ada Piedade que chegou ao Brasil e se fixou em Minas Gerais, pois ela era a padroeira de Guaratinguetá, parada obrigatória dos bandeirantes a caminho do interior, até chegar à Serra da Piedade, peto de Caeté e de Belo Horizonte, onde existe um santuário dedicado a ela. Vários relatos de graças e milagres acompanham a imagem de madeira desde a sua fixação no Santuário. Sua festa acontece no dia 15 de setembro, um dia depois da festa da Exaltação da Santa Cruz.
Oração a Nossa Senhora da Piedade
“Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, invocada por todas as dores que nos afligem (desemprego, vícios, problemas familiares, injustiça, dívidas, doenças, dificuldades materiais, espirituais, problemas de última hora e imprevistos como nas bodas de Canaã que faltou vinho)...
Peça ajuda a Nossa Senhora da Piedade, rezando com fé sua oração.

Oração:
Nossa senhora da Piedade, Mãe da Igreja e nossa Mãe, pela Dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha Dor ( fazer o pedido de graça a ser alcançada).
Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, tenho a certeza de alcançar esta graça, pela vossa intercessão e pelos merecimentos do preciossísimo sangue de vosso Filho Jesus. Amém.
1. Nossa Senhora Aparecida - Córrego Rio Preto
2. Nossa Senhora Aparecida, Córrego do Lage
3. Nossa Senhora Aparecida, Córrego do Purgatório (Cafelândia)
4. Nossa Senhora Aparecida, Córrego dos Elias
5. Nossa Senhora do Carmo, Córrego dos Manducas
6. Nossa Senhora da Conceição, Córrego do Marcial
7. São João Batista, Bairro dos Firminos
8. São José, Fazenda Rio Doce
9. São João da Cruz, Córrego do Laje(Marques)
10.Comunidade São Sebastião, Córrego dos Marinhos
11. Matriz Nossa Senhora da Piedade, na sede municipal em Piedade de Caratinga.

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h