Diocese de Caratinga

Rádio Diocesana

XXII Semana Temática do Seminário de Caratinga reflete sobre a esperança cristã: a vida humana à luz de Jesus Ressuscitado

06/10/2025 . Notícias da Diocese

De 29 de setembro a 2 de outubro de 2025, o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, realizou a XXII Semana Temática -Teológica, com o tema “Esperança Cristã: a vida humana à luz de Jesus Cristo Ressuscitado”, e o lema “É na esperança que fomos salvos” (Rm 8,24).

O evento, já tradicional no calendário formativo do Seminário, consolidou-se como um importante espaço de reflexão teológica, aprofundamento acadêmico e comunhão eclesial, reunindo seminaristas, religiosos, religiosas, leigos e leigas comprometidos com a evangelização e o serviço à Igreja.

A cerimônia de abertura contou com a presença do bispo diocesano, Dom Juarez Delorto Secco, que destacou a relevância da Semana Temática para a caminhada formativa dos futuros presbíteros e para toda a comunidade eclesial.

A Semana Temática Teológica 2025 foi realizada em sintonia com a Igreja universal, que vive o Ano Jubilar da Encarnação, proclamado pelo Papa Francisco com o tema “Peregrinos de Esperança”. O evento também recordou os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e os 1700 anos do Concílio de Niceia, marcos significativos que inspiraram o aprofundamento da fé e a reflexão teológica.

De acordo com o projeto-base, a proposta foi refletir sobre a esperança cristã à luz da Cristologia, compreendendo sua fundamentação na ressurreição de Cristo e suas implicações para a vida do cristão. A esperança, enraizada na fé pascal, não se reduz a uma utopia humana, mas é força transformadora que impele o discípulo de Jesus ao compromisso com o mundo presente e à vivência do amor que conduz à plenitude da vida em Deus.

A programação foi marcada por conferências e painel temático que abordaram os grandes eixos teológicos do tema: Encarnação, vida histórica de Jesus, a ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição n’Ele.

Na abertura, a Profa. Dra. Ir. Zuleica Aparecida Silvano proferiu a conferência “A Encarnação do Filho de Deus: implicações para a vida cristã”, refletindo sobre o mistério do Verbo encarnado como fonte de esperança para a humanidade e o cosmos, numa abordagem bíblico-teológico.

Na terça-feira, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, SCJ, tratou do tema “A fé em Jesus Cristo: fonte de nossa esperança”, mostrando como a confiança de Jesus no Pai inspira os cristãos a viverem a esperança em meio aos desafios do mundo.

Na quarta-feira, o Pe. Fabiano Milione Honório apresentou a conferência “A ressurreição de Cristo como fundamento da ressurreição cristã”, inspirando-se do teólogo Joseph Ratzinger, saudoso papa Bento XVI.

Já na manhã do dia 2 de outubro, o Painel Temático reuniu o prof. Dr. Pe. Elias Fernandes Pinto e o Dom Geraldo dos Reis Maia, bispo da Diocese de Araçuaí, que dialogaram sobre “O Concílio de Niceia: a divindade de Jesus e o sentido da ressurreição”.

Encerrando a programação, Dom Geraldo proferiu a conferência “A corporeidade de nossa ressurreição: salvos na esperança em Jesus Cristo”, ressaltando a dimensão integral da salvação e o papel da esperança como eixo que sustenta a vida cristã, trazendo as grandes contribuições de Santo Irineu (século II), que mostrou positividade da carne na luta contra os gnósticos.

A manhã do dia 1º de outubro foi dedicada à apresentação das comunicações acadêmicas, nas quais seminaristas e pesquisadores compartilharam estudos e reflexões que enriqueceram o debate teológico da Semana. Foram apresentados os seguintes trabalhos:

– A Teologia da Missão na perspectiva de Lc 24,47-49 e At 1,4-8, por Aleisson Rodrigues Amaral.

– A fé de Jesus pré-pascal: um caminho de esperança e salvação para o ser humano”, pelo padre Elias Fernandes Pinto

– A divindade do Filho no Concílio de Niceia (325), por Gabriel Teixeira Silva e Rivaldo Luiz Norival Domiciano

– O paradoxo dos direitos fundamentais: a efetividade das garantias lockeanas frente à disciplina e ao poder penal moderno, em Vigiar e Punir, por Victor Emanuel Machado.

Para acessar o caderno de resumos, clique aqui.

Ao final, a XXII Semana Temática Teológica reafirmou o compromisso do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário e da Diocese de Caratinga com a formação integral dos futuros presbíteros, com o diálogo entre fé e cultura, e com a vivência da esperança cristã como força que sustenta e renova a missão evangelizadora da Igreja. O reitor do Seminário, Pe. Geziel José de Almeida expressou gratidão a todos os conferencistas, mediadores e participantes, principalmente a equipe organizadora, comporta pelos seminaristas do 4º ano de teologia, etapa da configuração.

Segue abaixo o discurso de encerramento do prof. Padre Elias Fernandes Pinto, diretor acadêmico do Seminário Diocesano:

“Caros estudantes, professores (as), e convidados (as),

Chegamos ao final de mais de nossa XXII Semana Temática – Teológica, A esperança cristã: a vida humana à luz de Jesus ressuscitado. Foram dias intensos de partilha de saberes, de diálogo fecundo, de convivência fraterna, ricos de aprendizado em que buscamos compreender de que modo a fé no Ressuscitado ilumina nossa existência e dá novo sentido ao nosso caminhar. Cada conferência, debate, comunicação e o painel temático contribuiu para ampliar nosso horizonte acadêmico, humano e cristão.

O três eixos foram muito bem desenvolvidos: da encarnação, com professora Dra. Zuleica Silvano, que nos brindou com uma ampla abordagem a partir da Sagrada Escritura. Da vida histórica de Jesus, com prof. Dr. Marcelo Batalioto. O terceiro, em duas partes: a ressurreição de Jesus, com prof. Me. Pe. Fabiono Milioto. A esperança da nossa ressureição em Jesus, no painel temático, com Dr. Dom Geraldo e este que vos fala e nesta última conferência também com dom Geraldo, a quem Agradeço muito a presença e colaboração. Por isso, cumprimos bem o objetivo de nossa semana: refletir sobre a esperança cristã a partir do enfoque cristológico, no horizonte do Jubileu da encarnação, com o lema Peregrinos da esperança e dos 1700 anos de Niceia.

Agradecimento especial aos que fizeram as comunicações, partilhando suas pesquisas.  Agradeço a equipe organizadora: Aleisson; Carlos; Fracisco; Gabriel; Jarbas e Victor, pelo diálogo sincero, abertura e trabalho realizado em comunhão.

Esta Semana Temática lança sementes que continuarão a frutificar em nossas salas de aula, em nossos grupos de estudo, em nossa espiritualidade e em nossa vida acadêmica cotidiana. Que o que aqui foi aprendido e experimentado se traduza em compromisso, em uma existência mais humana e cristã. Que cada um de nós leve consigo a convicção de que estudar, pesquisar, dialogar e servir faz parte de uma missão maior: testemunhar a esperança que brota da Ressurreição”.

 

EQUIPE ORGANIZADORA 

 

PRIMEIRA NOITE

“A Encarnação do Filho de Deus: implicações para a vida cristã” – Profa. Dra. Ir. Zuleica Aparecida Silvano

Encarnação do Filho de Deus: implicações para a vida cristã

 

SEGUNDA  NOITE

Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, SCJ –  “A fé em Jesus Cristo: fonte de nossa esperança”

A fé de Jesus Cristo: fonte da nossa esperança

 

 

TERCEIRA  NOITE

Pe. Fabiano Milione Honório –  “A ressurreição de Cristo como fundamento da ressurreição cristã”

A ressurreição de Cristo como fundamento da ressurreição

 

 

PAINEL TEMÁTICO

Prof. Dr. Pe. Elias Fernandes Pinto e o Dom Geraldo dos Reis Maia, bispo da Diocese de Araçuaí, – “O Concílio de Niceia: a divindade de Jesus e o sentido da ressurreição”.

PAINEL TEMÁTICO

OUTROS MOMENTOS MARCANTES 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h