XXI SEMANA TEMÁTICA FILOSÓFICA PROPÕE REPENSAR A AMBIGUIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA

12/08/2024 . Notícias da Diocese

Vivemos tempos difíceis em vários âmbitos. Há tantas divisões e desentendimentos no campo sociopolítico e religioso, tanto no cenário nacional quanto internacional. Há guerras cruéis que não imaginávamos que voltariam a acontecer, há uma crescente resistência ao diálogo com as diferenças de pensamento. Apesar de consideráveis avanços humanos, jurídicos, econômicos e tecnológicos, a humanidade continua correndo o risco de retornar à barbárie. Ou seja, optar por uma condição de vida dominada pelo mais forte, sem leis claras, sem respeito à dignidade humana.

Independente das balizas que garantem a dignidade humana conquistadas pelos Estados modernos, corremos o risco de perder princípios basilares da civilização. Esse movimento de avanço e de recuo parece ser próprio das sociedades, mas o que podemos fazer para melhorar nosso diálogo? Essa é a preocupação de se discutir a natureza e a condição humana a partir de várias correntes filosóficas.

Pensando nisso a XXI Semana Temática Filosófica se propõe a refletir sobre um tema tão urgente: “Civilização e barbárie: a perene (re)construção do ser humano”. O evento acontecerá de 30 de setembro a 04 de outubro no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga. As conferências contarão com professores convidados renomados, de segunda a quinta-feira, às 19 horas. O dia 04 de outubro será dedicado às festividades da padroeira do seminário, Nossa Senhora do Rosário.

As primeiras edições da semana foram organizadas em 2003 e 2004 e atendiam um desejo de dom José Moreira Bastos Neto, reitor à época, de partilhar com a comunidade local as discussões de temas relevantes que eram realizados nos cursos de filosofia e de teologia. Este ano o evento completa 21 anos e procura manter essa tradição, com a finalidade de enriquecer os estudos acadêmicos do seminário e levar reflexão de qualidade ao público interessado.

Colaboração –

Comissão organizadora da XXI Semana Temática Filosófica.

José Aristides da Silva Gamito – Professor no SDNSR.
Seminaristas do 3° ano de Filosofia: Diego de Oliveira Rabelo, Gustavo Pio Soares, Luan Carlos Alves Gomes, Pedro Vitor Mello.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI