Diocese de Caratinga

Rádio Diocesana

VOTOS DE UM NATAL MISSIONÁRIO PARA TODOS

20/12/2025 . Notícias Mundiais

Queridos irmãos e irmãs, religiosos/as, seminaristas, padres, diáconos, Dom Emanuel, bispo emérito, e Dom Juarez, bispo da nossa Diocese de Caratinga. Daqui das Ilhas Seychelles, saúdo-vos, no Senhor!

Desde o dia 09 (nove) de março de 2025 encontro-me em missão nestas ilhas. Compartilho com todos as alegrias desta experiência. Acredito que vivemos aqui o mandado de Jesus: “Ide!”, iluminados pelo evento de Pentecostes: “homens de diferentes culturas e línguas que nos entendemos, por causa do Evangelho”.

Somos, hoje, três missionários: Zulficar Hussein (Moçambique), Joseph Kaye (Uganda) e eu (Brasil). E aguardamos outro missionário (Quênia), a partir de janeiro de 2026. Embora cada um de nós tenha a sua história, dificuldades, singularidade e alegrias, procuramos potencializar a esperança, pois a Esperança não decepciona.

Nossa principal missão consiste em auxiliar aqueles irmãos que sofrem com a dependência química e desejam se recuperar. Se hoje estamos livres desse mal, foi porque, com a graça de Deus, encontramos pessoas que nos ajudaram. E o que recebemos de graça, de graça partilhamos com eles. Registro ainda que, desde novembro, a pedido do bispo Dom Alain Harel, estou colaborando na  paróquia São Pedro e São Paulo, em concelebrações, até me aprimorar na língua local, o creolo. Seu desejo é que eu fique mais responsável pela referida paróquia no próximo ano.

Nosso espírito crítico entende que, infelizmente, os governos mundiais não querem acabar com as drogas. Para a máquina que gera pobres, doentes, analfabetos, famintos e constrói circos para entreter a massa, o dinheiro lavado das drogas é a graxa que lubrifica a parafernália que aumenta o abismo entre pobres e ricos no mundo. O foco deles é outro: querem riquezas e a perpetuação no poder, mediante as guerras intermináveis, como as conhecidas entre Rússia e Ucrânia, Israel e Palestina; fora as guerras no continente africano, pensadas e motivadas pelos EUA e países europeus, que a grande mídia não mostra. Além, é claro, das chacinas de pobres e pretos, disfarçadas de combate ao crime organizado, como as do Rio de Janeiro. Existem crimes mais organizados do que as guerras empreendidas pelos Estados?

Graças a Deus não estamos servindo às trevas. Estamos aqui por causa do Evangelho. O Sol nascente nos veio visitar. Uma estrela indica que a Luz do mundo chegou. O Filho nos foi dado. A criança que nos faltava, chegou irradiando alegria e esperança.

Meus irmãos e irmãs, quando acolhemos um irmãozinho que chega ferido, sem brilho nos olhos, sem sonhos e, às vezes, ressequido, procuramos vê-lo com o olhar de Jesus e ver Jesus nele. Quando servimos alguém, sentimos que estamos servindo o próprio Jesus, e sendo servidos por Ele neles.

Aqui, nós trabalhamos todos os dias, capinamos, plantamos, regamos, limpamos, cozinhamos. Mas, colocamos a Eucaristia no centro da nossa vida e da nossa missão. Estamos em missão em nome da Igreja e em comunhão com a Igreja. Se ensinamos alguma coisa, sentimos e sabemos que aprendemos muito mais.

Nós missionários temos a consciência que estamos de passagem. Em breve, cada um de nós segue seu caminho missionário para outras terras. Eu, com a graça de Deus, retornarei para nossa querida Diocese de Caratinga. Procuramos agir de tal forma para que Jesus seja mais conhecido e amado. Com esta experiência, confesso que entendo com mais clareza a minha vocação. E todas as passagens bíblicas, especialmente aquelas presentes nos evangelhos, são melhores conhecidas e recepcionadas, não por meio da intelecção, mas através da sensibilidade que experimenta na carne a força transformadora da Palavra de Deus. Hoje eu sei, na minha vida, o verdadeiro sentido da manjedoura. Toda vez que rezo O Memorial do Cordeiro, agradeço ao Senhor que, por pura graça, fez das minhas mãos uma nova manjedoura para a Criança que nasce no natal; o Missionário que nos visita desde a nossa concepção ao último sono; o Crucificado que redime nossos pecados; o Ressuscitado que nos devolve a alegria da vida em comunhão, e para o Jesus Eucarístico que nos sustenta na missão.

Nossa comunidade missionária deseja a todos um santo natal missionário. Aproveitem a Novena de Natal para realizarem a missão nas famílias, ruas, comunidades e paróquias. E como nos advertiu o saudoso Papa Francisco: prefiram os sapatos ao sofá. Rezem por mim! Rezem por nós. Deus os abençoe em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo!

Zwaye Noel! Joyeux Noël! Merry Christmas! Feliz Natal!

 Pe. Odilon Ferreira Ramos

Ilhas Seychelles, 23 de novembro de 2025, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h