Durante o período de cinco a dezessete de janeiro, alguns padres e seminaristas da Diocese de Caratinga, estiveram em Belo Horizonte, com o objetivo de realizar um processo de terapia. Este tem por objetivo proporcionar que o indivíduo reconheça na infinitude de seu ser, memórias e registros positivos; e, com eles, trabalhar e ressignificar os traços negativos e as situações que lhes trazem desconforto. Este é um caminho de autoconhecimento do ser, por meio de uma abordagem direta do inconsciente, proporcionado por um ambiente terapêutico estruturado de forma integral, relacionando a vida psíquica, espiritual e humana.
Dentre os seminaristas participantes, destaco a opinião de Vitor Pábulo, do primeiro ano de filosofia, etapa do discipulado, dizendo-nos que: “A participação no Processo de Integração Pessoal, pelo método da ADI, Acesso Direto ao Inconsciente, foi uma experiência singular. A forma como o local é dinamizado e preparado para acolher com alegria os participantes é inestimável e, ao mesmo tempo, potencializador dessa abordagem complexa, mas, por consequência de tal cuidado, tratada de forma cuidadosa e agradável. Não há dúvidas de que, a cada momento, me encontrei mais enriquecido e acolhido por essa dinâmica gentil e zelosa.”
Vale também, destacar a opinião do seminarista Jarbas Antônio, do quarto ano de teologia, período da configuração: “Durante a estadia em Belo Horizonte para a realização do Processo de Integração Pessoal pelo método ADI, eu me senti muito bem acolhido por todos que nos receberam. Essa alegre acolhida foi marcante ao longo de todo o processo. Também foi oportunidade de conhecer diversos irmãos seminaristas provenientes das cinco regiões do país; todos muito gentis. A realização desse processo terapêutico, no meu último ano de formação no seminário, permitiu que eu revisitasse minha história, com olhar holístico, integrando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual que constituem todo ser humano”
Enfim, que cada participante possa extrair do processo o que há de melhor, com o objetivo de mais conhecer-se e realizar-se como pessoa, levando, consequentemente, a uma resposta mais firme e objetiva ao chamado que o Senhor lhe faz.
Colaboração: Seminaristas : Gabriel Lourenço / Vítor Pábulo / Jarbas Antônio