“Vestir-se da nova humanidade”

03/09/2023 . Notícias da Diocese
A Diocese de Caratinga recebeu na tarde deste domingo, 03 de setembro  um grande público para o Encontro Diocesano dos Grupos de Reflexão.
Momento de caminhada de fé.
Padre Patrício Fialho, Coordenador Diocesano de Pastoral, destacou que a intenção do encontro é  reanimar os participantes dos grupos de reflexão, após o período mais crítico da Covid-19, em que as restrições acabaram afetando os encontros.
O encontro contou com  caravanas de todas as  paróquias para reavivar os grupos de reflexão.
O tema do encontro “Vestir-se da nova humanidade” está em sintonia com setembro, considerado o mês da Bíblia pela Igreja. A bíblia é o instrumento dos grupos de reflexão, a palavra de Deus. Um encontro para animar, para  avivar, o povo .
A concentração iniciou as  14h, na Praça Cesário Alvim, em frente à Catedral de São João Batista.
A pedido de Giuliane Quintino, que  atua na organização do evento,  os participantes trouxeram  faixas, cartazes ou banner e a camisa de seu grupo, pastoral ou movimento.
O Mobon participou da acolhida e da fala inicial com a participação de Jackson e Ir. João Resende.
Em sua fala fica claro que nossa participação na vida de fé é fundada e enraizada na Palavra de Deus. Tarefa dos Grupos de Reflexão é não desanimar, até mesmo quando “o microfone falha”.- destacou Irmão Mariano em sua rede social.
A celebração eucarística contou com a participação dos fieis de todas as foranias da diocese. Muitos padres marcaram presença, Dom Emanuel presidiu a celebração e em sua homilia destacou as confissões de Jeremias, onde o profeta chora as mágoas diante de Deus, briga, xinga, esperneia, mas acaba sentindo-se dominado pela sedução de Deus e sem forças para apagar o fogo da Palavra de Deus, que queimava no seu íntimo. Ele não conseguia abafar a Palavra Profética de Deus. Nossa vida deve estar sempre nas mãos de Deus, como está a do seu Filho. Fomos feitos para a entrega total. O centro de nossa vida está fora de nós mesmos. É no abandono que seremos acolhidos.
Ao final da celebração Pe Jamir relatou um pouco sobre a participação do 15º Intereclesial de CEBs – encontro nacional das Comunidades Eclesiais de Base , Jackson e Cida também estiveram presentes e destacaram os pontos marcantes.
Padre Jamir destacou : Igreja viva!! “Bíblia na mão, pé na estrada e abertura do coração “.
Após a celebração os fieis celebraram a mesa da partilha.