Vermelho Novo celebra Tríduo em comemoração aos 120 anos de Padre Manoel

29/08/2024 . Notícias da Diocese

Durante o tríduo em comemoração aos 120 anos de Padre Manoel, ouvi vários relatos emocionantes sobre sua vida, de pessoas que ele casou, batizou ou que o ajudaram na igreja. Padre Manoel era um homem de muita fé e amor a Deus, mas os relatos que ouvi destacaram também seu caráter rígido e firme; ele não deixava passar nada despercebido e fazia questão de manter o povo vermelhense na linha.
Um dos relatos que mais me tocou foi o de uma moça que contou sobre sua irmã, que aos sete anos ainda não conseguia andar. Em certo momento, uma vizinha ofereceu água que continha um pedaço da batina do padre. Poucos dias depois, a irmã começou a andar, e hoje, ela desfruta de boa saúde.
Outra senhora compartilhou que veio de longe apenas para ficar perto do relicário, pois é muito devota de Padre Manoel e já recebeu muitas graças por sua intercessão.
O que mais impressionou foi ver a família Moreira, inteira na igreja, presente em todos os momentos do tríduo. Inclusive, vieram sobrinhos de outras cidades e estados, que se emocionaram em diversas ocasiões.
Foi também comovente observar o esforço do nosso pároco, que, mesmo passando mal, não deixou de celebrar as missas e se dedicou com afinco à reforma do túmulo, realizado com grande alegria, marcando a história de Vermelho Novo. As Irmãs Gracianas também se destacaram pela dedicação durante todo o tríduo, demonstrando profundo amor pelo nosso saudoso Padre Manoel.
O povo de Vermelho Novo admira profundamente Padre Manoel, e esse tríduo foi uma oportunidade única de expressar essa admiração, fortalecendo ainda mais os laços de fé e devoção. Não só para a cidade, mas também para as comunidades rurais, o tríduo foi um momento de união, onde todos puderam recordar o legado de um homem que dedicou sua vida a servir a Deus e ao povo. A intercessão de Padre Manoel é constantemente buscada pelos vermelhenses, que têm nele um intercessor fiel, alguém que continua a olhar por todos, mesmo após sua partida.
Para Vermelho Novo, Padre Manoel não é apenas uma figura do passado; ele é um símbolo vivo de fé, resistência e amor pela comunidade. Sua presença ainda é sentida em cada esquina, em cada missa, em cada oração. Ele representa o zelo pela vida espiritual do povo, a disciplina que construiu uma comunidade forte e unida, e a certeza de que a fé pode mover montanhas. Este tríduo não foi apenas uma comemoração, mas uma renovação da fé que ele plantou no coração de cada um que teve a graça de conhecê-lo e de ser guiado por ele.

Com grande fé e reverência, nos reunimos para celebrar os 120 anos do Padre Manoel, um exemplo de devoção e santidade que continua a inspirar nossa comunidade. Este relicário, uma relíquia de primeiro grau, nos conecta diretamente à sua vida e obra, lembrando-nos de sua dedicação incansável ao serviço de Deus e de Sua Igreja. Que o testemunho de vida do Padre Manoel fortaleça nossa fé e nos inspire a seguir seu exemplo de amor e entrega ao próximo. Que sua intercessão junto a Deus nos guie em nossa jornada espiritual.

Agradecimento a Padre Daniel ,atual pároco.

Querido Padre Daniel,
Em nome de todos os coordenadores da paróquia de Vermelho Novo, elevamos nosso sincero agradecimento ao senhor. Sua dedicação inabalável e o amor com que se entrega à missão de servir a Deus e à nossa comunidade são exemplos que tocam profundamente nossos corações.
A reforma do túmulo, a confecção do relicário, e cada missa celebrada com tanto zelo, revelam o quanto o senhor se empenha para que nossa fé se fortaleça e nossa paróquia seja um lugar de encontro com o sagrado. O seu compromisso vai além das palavras; ele se manifesta em cada gesto de cuidado e em cada ato de liderança espiritual.
Somos gratos por cada orientação, cada oração, e por toda a presença que ilumina o caminho de nossa fé. O senhor é, sem dúvida, uma bênção para nossa comunidade, um pastor que nos guia com amor e sabedoria.
Que Deus o abençoe imensamente, renovando suas forças, enchendo-o de paz, e concedendo-lhe as graças necessárias para continuar essa linda jornada de serviço. Nossa paróquia é verdadeiramente privilegiada por tê-lo como nosso guia espiritual.

Colaboração – Weslayne Cristian Vidal