V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce será realizada neste fim de semana

01/09/2022 . Notícias Regionais

A Diocese de Guanhães (MG) acolhe neste domingo, 04 de setembro, a V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. A peregrinação será realizada na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) e refletirá sobre o tema permanente “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”.

A Romaria das Águas e da Terra surgiu após o rompimento da Barragem do Fundão, ocorrido em novembro 2015 em Mariana (MG), e tem como intuito ser um movimento em prol da vida humana e da natureza. A sua primeira edição aconteceu em junho de 2016 no município de Resplendor (MG). Já em 2018, foi a vez da Arquidiocese de Mariana acolher a peregrinação.

“Já tendo sido realizada em toda a Província Eclesiástica de Mariana (MG), agora rompemos as fronteiras dessa Região Eclesiástica para celebrar exatamente onde se encontram as bacias do Rio Doce, São Francisco e Jequitinhonha, bem como os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado”, destaca o Bispo de Guanhães, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, em cartilha convidando a participação dos fiéis.

Imagem: Divulgação

Em comunhão com as demais Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Mariana, o Representante desta Arquidiocese na Comissão para o Meio Ambiente da Província, Padre Marcelo Santiago Moreira, motiva os fiéis a participarem desse evento.

“Queremos convidar a você para, aos pés do Senhor Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida no compromisso profético de anúncio e denúncia pela regeneração da Bacia do Rio Doce e em defesa de todos os atingidos e atingidas”, convoca o sacerdote.

Programação

Em sua 5ª edição, a peregrinação acontece na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG). A acolhida dos romeiros (as) será às 6h30, no Ginásio São Francisco. No mesmo local, às 8h, haverá abertura do evento, seguida da caminhada pelas ruas da cidade até o Santuário do Bom Jesus. Já às 11h, haverá a Santa Missa presidida por Dom Otacílio Ferreira. O encerramento está previsto para às 13h com almoço.

Colaboração- Arquidiocese de Mariana