Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Um anjo chamado “Borelli”

21/03/2023 . Notícias da Diocese

Padre Borelli faleceu na tarde desta sexta-feira (17/03). Um grande exemplo de fé, amor ao sacerdócio e principalmente amor ao próximo.

Padre Borelli, deixa um imenso legado na Diocese de Caratinga, com a construção de inúmeras capelas, ajuda aos irmãos necessitados da cidade e da região e grande carisma.

Sempre com palavras de conforto e homilias marcantes, a maior parte do sacerdócio do Padre Borelli foi na Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde fez grandes amigos e deixou no coração de todos os fiéis seus ensinamentos de amor, fraternidade, carinho e temor de Deus.

Padre Betinho, como também era conhecido, também atuou durante muitos anos em Simonésia. Foram cerca de 08 anos como pároco na Paróquia São Simão, na década de 80, onde também sempre foi muito querido.

Nascido na cidade de Manhuaçu, no dia 21 de março de 1936, Padre Boreli, no início da vida sacerdotal, realizava casamentos e batizados debaixo de árvores e em virtude desta dificuldade, construiu mais de cinquenta igrejas em sua caminhada, além da ajuda aos irmãos necessitados.

TRAJETÓRIA
Padre Humberto Boreli nasceu em 21 de março de 1936, em Manhuaçu, filho do italiano Cesário Augusto Boreli e da brasileira Ercília Franzone Borelli. O casal ainda teve os filhos Luzia, Emília, Luciano, Luiz Mazil, Tuth, Ilca, Humberta, Roberto e Eraldo.
Sua história foi relatada em um artigo do professor e escritor Eugênio Maria Gomes: “Boreli viveu em Manhuaçu até entrar na adolescência. Sempre envolvido com as coisas da Igreja, certa vez encontrou-se com Dom João Batista Cavati – bispo Diocesano de Caratinga no período de 1938 a 1956 -, quando teve a oportunidade de lhe dizer que queria ser padre, ouvindo, então, do bispo a frase que definiria o curso de sua vida: “Vamos comigo amanhã?””.
O padre foi para Petrópolis/RJ, onde cursou o Clássico durante dois anos e, depois, foi para Mariana, onde cursou Filosofia e Teologia. “Na cerimônia de ordenação sacerdotal de Monsenhor Raul Motta de Oliveira, com a igreja completamente tomada, ele e os colegas Geraldo Xavier, João Teixeira do Rosário, Léssio Guedes e Rui Figueiredo Neves receberam de Dom José Eugênio Corrêa – Bispo Diocesano de Caratinga no período de 1957 a 1978 -, as batinas destinadas aos seminaristas que haviam concluído o curso de Humanidades, em Mariana. Na semana seguinte atuou como Acólito na primeira missa celebrada por Monsenhor Raul, em Inhapim”, cita o artigo.
Em 14 de julho de 1965 ocorreu sua ordenação presbiteral, em cerimônia presidida por Dom Corrêa. Na semana seguinte, já na condição de padre participou da Ordenação Sacerdotal de Monsenhor Levy de Paula Figueira. “Foram muitas as emoções vividas, a partir desse momento, pelo Padre Humberto Boreli, inclusive algumas que lhe marcaram de forma dolorosa, como as cerimônias fúnebres de seus pais e de seus oito irmãos, aos quais fez questão de ministrar o Sacramento da Unção dos Enfermos”, lembrou Eugênio em seu artigo.
HOMENAGENS 
“Sexta-feira, três da tarde. Hora da Paixão do Nosso Senhor. Hora da Misericórdia. Nessa mesma hora, Padre Boreli, traçando a cruz sobre si, entrega seu espírito, partilhando da morte de Cristo. Deita-se com Cristo, para se levantar com Ele, exultante nos céus. A seu modo, com seu jeito irreverente, acolhedor e alegre, e com seus ensinamentos, padre Boreli expressou, exatamente, a bondade de Deus e Sua infinita misericórdia. Ele, que para tantos quis ser concretização do céu; ele, que ansiava pelo céu, agora se alegra eternamente, unindo-se ao encanto e ao riso dos anjos. Quisera que sua vida tão dedicada e sua morte tão louvável também fosse noticiada em todo o mundo. Boreli viveu para Deus, viveu para os seus. Caratinga, ainda que muitos ignorem, sempre haverá de agradecer por ter crescido neste chão cuidado também por este homem simples e sábio, padre Boreli. Os céus o acolham para a bendita e interminável festa. De lá, ele interceda por nós”.
Padre Higor Luiz
Sepultamos na tarde deste Sábado, 18 de março o Pe. Boreli. Ao chegar do cemitério fui ler a homilia que o Pe. Boreli fez em minha primeira missa, no dia 21 de agosto de 2011 em Mutum. Fiquei emocionado! Texto escrito a mão em um caderninho. Assim diz o Pe. Boreli: “Desejo ardentemente Pe. Moacir no ano 2036 – dia 20 de agosto quando você fizer bodas de prata Sacertodal – lá no céu, quero bater palmas e gritar viva o Pe. Moacir. Ele perseverou na fé e permaneceu no amor. Seja sempre feliz”. Descanse em paz meu amigo Pe. Boreli!
Pe. Moacir Ramos Nogueira
Padre Humberto Boreli ao encontro do Pai
“Morre hoje Padre Humberto Boreli. A tristeza toma conta da cidade. O coração de todos está doído e recordações inundam nosso pensamento.
Foi ordenado em 1965. Permaneceu em Caratinga por quase dois anos exercendo o ministério como Vigário Coordenador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Depois foi vigário em Simonésia, Santana do Manhuaçu e outros. Sacerdote zeloso seguindo os caminhos de Jesus.
Faltavam igrejas e capelas para as celebrações. Muitas vezes tinha de celebrar casamentos e batizados debaixo de árvores. Por isso, construiu mais de 30 igrejas.
Fundou as Comunidades Eclesiais de Base e deu força e presença aos Cursilhos da Cristandade.
Voltou para Caratinga, trabalhando na paróquia da Igreja da Conceição. Sempre carinhoso com todos, jamais negando uma bênção, uma confissão, ou mesmo uma palavra de conforto.
Suas homilias eram ditas com muita emoção e nelas ele sempre proclamava seu desejo de que todos se voltassem para Deus. Falava de humildade e de todas as virtudes que ornam um coração voltado para a eternidade.
Foi amado por nossa cidade e por outras por onde passou deixando seu lastro de luz. Que Deus o receba na Alegria Eterna. E é lá que deve estar recebendo as recompensas por suas virtudes e seu sacerdócio de amor a Deus e ao próximo”.
Marilene Godinho, escritora
A Prefeitura de Caratinga decretou Luto Oficial de 7 dias pela morte do Padre Humberto Boreli, ocorrida na tarde de ontem. O Decreto n° 056/2023, assinado pelo Prefeito de Caratinga, Dr. Welington Moreira de Oliveira, foi publicado em Edição Extraordinária do Diário Eletrônico do Executivo na noite de ontem.
O ato é o reconhecimento da Administração Municipal à vida e si legado sacerdotal do querido Padre Boreli.
O município reitera seu profundo pesar e suas condolências aos com familiares, amigos, todos os membros e fiéis da Paroquia Nossa Senhora da Conceição que nesse momento, estão as entristecidos pela dolorosa perda que já deixa saudades.
Meu Pai Boreli
(Noé Neto)
Colo e abrigo,
Acolhendo os filhos seus.
Abraço amigo,
Transportando para Deus.
Aconchego e carinho,
Semeados no caminho.
O amigo fiel,
Não me deixa sozinho.
Constrói templos por onde vai,
Não de pedras, mas os que não caem.
Representante da Imaculada,
Junto dela já faz morada.
Fiel discípulo de Jesus
Sobe aos céus, em raios de luz.
Mesmo imortal, hoje se vai.
Retorne Boreli aos braços do PAI.
“Com pesar recebo a notícia da morte do querido Padre Borelli, o homem que escolheu a Missão de “Anunciar o evangelho a todos, sem preconceitos e discriminações, como Jesus o fez”, e que certamente foi – e sempre será -, um dos sacerdotes mais queridos de toda a diocese de Caratinga.
Durante toda a sua vida sacerdotal, mesmo já aposentado, sempre esteve à disposição de todos os que o procurava, demonstrando uma impressionante capacidade de buscar solução para todos os problemas que lhe apresentavam. Partiu o padre que aplicava uma incrível praticidade no exercício de seu sacerdócio, conduzido com grande humildade e alegria, semeando a Palavra sem qualquer distinção de classe social, raça, idade, estado civil, crença, sexo ou ideologia; sem qualquer tipo de preconceito ou julgamento, acolhendo a todos, buscando minimizar-lhes as angústias, compartilhando de suas dores ou de suas alegrias.
Mais uma vez, assim como registrei em um texto que fiz, em sua homenagem há alguns anos, reafirmo que as palavras são insuficientes para descrever a grandeza desse homem, desse anjo de Deus, que viveu entre nós. Permanecem o carinho, o respeito e a admiração, por tudo o que ele representou e continuará representando, através de seu legado, para a Igreja, para a Diocese de Caratinga e para cada um de nós.
O anjo que vivia entre nós está, agora, em seu lugar de origem: o Céu! Descanse em paz, bom amigo. Saudades!”.
Eugênio Maria Gomes, professor e escritor
“A Câmara Municipal de Caratinga, por meio de seu presidente vereador José Cordeiro, vem apresentar as condolências aos familiares e amigos, pela passagem do Padre Humberto Borelli.
Caratinga se despede de uma das autoridades religiosas que mais contribuiu para o engrandecimento da nossa cidade, semeando solidariedade, tendo deixado um legado de paz, esperança e amor”.
José Cordeiro, presidente da Câmara de Caratinga
Um anjo volta para o céu
A cidade de Caratinga e toda nossa Diocese está de luto, perdemos um amigo do coração.
Padre Boreli é para nós um grande referencial: Cada casa que entrava era só alegria e bênçãos. Tratava a todos com carinho, respeito e atenção. Vai deixar muita saudade.
Lembro do zelo com a Eucaristia e Nossa Senhora da Conceição.
Zeloso com irmãos no sacerdócio, sempre muito cuidadoso com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e com a Santuário do Senhor Bom Jesus, onde iniciou o Jubileu.
Padre Boreli é referência não só para nós católicos, mas também para todos os povos, todas as religiões e todas a gentes!
Vá em paz meu amigo, um dia nos encontraremos, pois cremos na ressurreição e na vida eterna!
Giuliane Quintino, vereadora
“Com muito pesar recebi a triste notícia de que nosso amigo Padre Borelli nos deixou hoje.
Deixo meus sentimentos a todos familiares e amigos,e que Deus traga conforto nesse momento de luto
Padre Borelli foi um grande amigo e sempre com muita alegria e simpatia cativava a todos que conviviam com ele, grande homem, grande líder.
Deixará saudades”.
Rominho Costa, vereador
Inúmeras foram as manifestações de carinho. Impossível não emocionar.
Sepultamento 
Caratinga despediu-se, neste final de semana, de uma de suas figuras mais queridas. Padre Boreli, um dos ícones do catolicismo na cidade e na região, disse adeus, aos 87 anos.
Uma faixa de luto foi estendida na frente na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na praça Monsenhor Rocha. O motivo: a perda de um padre muito conhecido e querido por todos em Caratinga: Humberto Boreli.
Padre Humberto Boreli de Oliveira vinha enfrentando inúmeros problemas de saúde. Ele morreu aos 86 anos, nesta última sexta-feira, na casa dele, e foi velado no mesmo dia na Paróquia de Nossa Senhora Conceição, onde era Pároco Emérito. Foi um momento de muita emoção para os presentes. Padre Boreli conquistou, ao longo da vida dele, não somente o respeito, mas o coração dos caratinguenses. Por todos os lugares em que passava, ele espalhava alegria e bom humor.
Na tarde de sábado, foi realizada a última missa dedicada a padre Boreli: a missa de exéquias, que começou por volta das 1h30 da tarde, com a chegada do corpo, recebido com aplausos, na Catedral de São João Batista.
No decorrer da missa, Padre Boreli recebeu inúmeras homenagens. E da mesma forma que começou, a missa foi encerrada: com mais aplausos. Em seguida, amigos e familiares de padre Boreli se despediram com muita gratidão e lágrimas nos olhos.
Encerrada a Missa de Exéquias na catedral, o corpo de padre Borelli seguiu, acompanhado de grande cortejo, para o cemitério São João Batista, onde foi sepultado.
Fragmentos de texto- Redes Sociais e Jornais Locais
Foto – Jéssica- Pascom Simonésia

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h