Transladação do corpo de Dom José Moreira Bastos Neto

06/07/2023 . Notícias da Diocese

Aconteceu na última segunda-feira, dia 3 de julho de 2023, na Catedral Diocesana São João Batista em Caratinga, Minas Gerais, sede da diocese de Caratinga/MG a Santa Missa onde ocorreu a transladação do corpo de Dom José Moreira Bastos Neto do cemitério municipal de Manhuaçu, em Minas Gerais, para a cripta da Catedral.

Dom José Moreira, filho do clero de Caratinga, faleceu aos 24 de fevereiro de 2014, aos 61 anos, na cidade episcopal de Três Lagoas, Mato Grosso, no governo pastoral daquela Igreja Particular.

A época, a pedido da mãe e cumprindo um desejo do prelado falecido, seu corpo foi sepultado junto aos demais parentes, em Manhuaçu, sua terra natal.

Após requerimento dos familiares, foram deflagrados os trâmites jurídicos para a alocação dos restos mortais de Dom Moreira em Caratinga, trâmites estes capitaneados pelo assessor jurídico da diocese de Caratinga, Pe. Bismarque Maciel de Oliveira.

Durante a celebração, concelebrada por numerosos membros do clero de Caratinga e padres da diocese de Gov. Valadares/MG e assistida pelos diáconos transitórios locais, o bispo diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira ressaltou que a liturgia do dia, juntamente com a alocação dos restos mortais na cripta  eram a celebração da fé: primeiro a de Tomé, que fez uma das mais belas profissões de fé que se tem notícias, e em segundo plano, pela celebração da vida e ministério de Dom Moreira, marcados pela fé, coragem e destemor em anunciar o Salvador.

Antecedendo a benção final, após agradecimento dos familiares, sendo porta voz da família do bispo falecido sua irmã, Maria Lucia Bastos, iniciou-se o rito das exéquias, com a incensação e aspersão da urna mortuária e um breve cortejo, sob o som da Ladainha de Todos os Santos, do altar central da Catedral à cripta.

Ato contínuo, na cripta foram rezados o ritual de sepultamento, como prescreve a Tradição e Liturgia da Igreja, com aspersão e benção do túmulo, oferta de flores e terra.

Concluídos os ritos, o bispo conclamou-nos a ter a mesma coragem e fé de Tomé e Dom José Moreira, despedindo a todos com a benção final.

Text0 – Aldair Gustavo

Fotos- Gicélia Azevedo