Seminaristas são ordenados Diáconos Transitórios

08/02/2022 . Notícias da Diocese

A Diocese de Caratinga rendeu graças a Deus pela ordenação diaconal de dois Seminaristas: Rafael Teixeira Garcia e Renato de Oliveira Rodrigues , que foram ordenados Diáconos para a Igreja pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom Emanuel Messias de Oliveira .

A Solene celebração aconteceu na Paróquia São Judas Tadeu, bairro Limoeiro, em Caratinga e reuniu Padres, Seminaristas, familiares dos ordenados e o povo de Deus.

Homilia

Em sua homilia, Dom Emanuel  lembrou a importância da oração em nossa vida, onde devemos confiar em um Deus cujo amor é eterno.

Ainda pediu aos ordenados que rezem, para conseguir levar o Evangelho com amor e dedicação. Pediram para os mesmos confiar no Senhor e na sua misericórdia para continuar a caminhada.

Pediu aos dois para cuidar dos pobres, reforçando ser a missão primordial dos diáconos, atender os menos favorecidos e excluídos.

Por fim, o Bispo pediu ao povo que rezassem pelos Diáconos  e agradeceu ao serviço prestado à Igreja e ao povo de Deus.

A função dos Diáconos

Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal configurando-se a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir ao Bispo e aos Padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo à Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem, em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato em preparação ao sacerdócio.

Ao final da celebração eucarística, agora Diácono Rafael fez o agradecimento em nome do também Diácono Renato, agradeceram a Deus autor da vida e das vocações, sendo assim, agradeceram o amor matrimonial de seus pais, e também ao bispo diocesano pela confiança depositada.

Reforçaram a alegria de servir a Deus voltado para o povo sem distinção. Lembrando da importância de servir aos pobres, enfermos, e doentes.

Agradeceram a toda a equipe do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, as Irmãs Gracianas, colaboradores, amigos seminaristas e todos os envolvidos neste evento e em suas caminhadas vocacionais.

Finalizaram prometendo nunca esquecer dos pobres e pequeninos no exercício de seus ministérios.

Fonte- Texto – Cainã Silveira – Pascom – Paróquia Santo Estêvão – Iapu

Fotos – William – Seminarista