Cinco seminaristas da Diocese de Caratinga deram mais um passo rumo ao sacerdócio.
O rito aconteceu durante a Santa Missa, nesta terça-feira, dia 13 de novembro, na Paróquia São José, em Manhuaçu, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Juarez Delorto Secco, e concelebrada por representações do clero diocesano e o bispo emérito da diocese, Dom Emanuel Messias de Oliveira.
Ministério de Leitor
Os seminaristas que receberam o Ministério de Leitor foram:
• Emanuel Vitor de Souza Paulo (Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Caratinga)
• Weslley Fernandes dos Anjos (Paróquia Santa Bárbara de Fervedouro, Fervedouro)
No ministério do Leitorato, o seminarista recebe a função de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja. Na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho).
Ministério de Acólito
Os seminaristas que receberam o Ministério de Acólito foram:
• André Ramos Teixeira (Paróquia São José; Manhuaçu)
• Jarbas Antônio Pires Viana (Paróquia São Sebastião do Santíssimo Sacramento; Sacramento)
• Victor Emanuel Machado (Paróquia Nossa Senhora do Carmo ; Caratinga)
Por sua vez, o ministério do Acolitado é dado pela Igreja aos seminaristas para auxiliarem o sacerdote e o diácono. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar, auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuindo, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão.
Ao se dirigir aos novos leitores e acólitos, Dom Juarez destacou a importância deste momento na vida de cada um e agradeceu a Dom Emanuel pela caminhada com os seminaristas. Chamou a atenção pelo que nos remete o apóstolo Paulo, que a salvação é uma dependência de Deus. Pela misericórdia de Deus que vem a salvação. Paulo fez a experiência da misericórdia de Deus de perseguidor da Igreja a apóstolo. Ele escreveu e é testemunha o que viveu. Que os seminaristas possam a cada dia ser testemunha viva, – destacou o bispo.
A celebração na Paróquia São José em Manhuaçu foi um momento de grande alegria e espiritualidade, evidenciando o contínuo empenho da Igreja em formar líderes dedicados e preparados para servir o povo de Deus. Evocando a importância das vocações.
A presença da comunidade paroquial e dos familiares dos seminaristas enriqueceu ainda mais este evento, simbolizando o apoio e a oração da Igreja em favor daqueles que se dedicam à vida ministerial.
Portanto, a instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito é um testemunho da vitalidade e do dinamismo da Igreja, que continuamente chama e prepara novos servidores para a missão evangelizadora.
Que estes seminaristas, agora instituídos nesses ministérios, possam crescer cada vez mais na fé, na dedicação ao serviço litúrgico e na comunhão com toda a Igreja.