Seminaristas recebem o ministério na Catedral de São João Batista

01/12/2021 . Notícias da Diocese

No dia em que a Igreja celebrou a memória de Santo André Apóstolo  (30 de novembro), cinco seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário foram instituídos leitores e acólitos, durante a Santa Missa, na Catedral de São João Batista em Caratinga, missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada pelo reitor: padre Geziel José de Almeida além de vários outros padres onde os seminaristas atuam ou atuaram pastoralmente, e padres da diocese de Caratinga.

Por conta da pandemia do novo corona vírus e pela limitação de pessoas no interior da Catedral de São João Batista, a missa, foi transmitida ao vivo pelas redes sociais diocesanas, Facebook e Youtube, e compartilhada em algumas paróquias. Os presentes mantiveram o distanciamento social e o uso de máscara durante toda a celebração.

As instituições ao leitorado e acolitado são parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, e estando apto vão dando passos significativos ao futuro exercício do ministério presbiteral.

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa.

Ao se dirigir aos seminaristas, Dom Emanuel destacou a importância da instituição dos ministérios e destacou que todos perseverem em serem grandes colaboradores do Reino de Deus, anunciando a Palavra e praticando as ações que colabora na edificação da comunidade, com muito amor.

Os seminaristas recebem estes ministérios no terceiro e quarto anos de teologia. Este ano, recebeu o ministério de leitorado o seminarista Bruno Kened Ferreira, e o ministério de acolitado, os seminaristas Evandro de Pádua Marcial, João Paulo Gonçalves Roriz, Marcio Antonio da Silva e Reginaldo Fernandes.