Seminaristas recebem ministérios de leitorado e acolitado

23/11/2021 . Notícias da Diocese

No dia 30 de novembro de 2021, cinco seminaristas de nossa diocese darão mais um passo rumo ao presbiterado. Eles receberão os ministérios de Leitor e Acólito.

A instituição nos ministérios acontecerá às 19horas e será transmitida pelo canal do youtube da Diocese de Caratinga.

Instituição de leitores e acólitos

Em preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º ano de teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.  Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (fonte: Cerimonial dos Bispos).

São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual foram chamados, avançando para águas mais profundas, lançando suas redes.

Os ministérios existem para o serviço à comunidade de fé, mas, na vida dos seminaristas, tomam mais uma conotação: mostram os passos que estão sendo dados em direção a ordenação presbiteral. Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários para a sua messe que é tão grande, mas com poucos operários.