Seminaristas diocesanos realizam retiro espiritual

17/02/2023 . Notícias da Diocese

Iniciou na terça-feira (13) e  encerrou sexta (17), o Retiro Espiritual com os seminaristas da etapa da configuração (Teologia) e da etapa do discipulado (Filosofia) das Dioceses de Caratinga e Araçuaí.

O retiro aconteceu na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, em Caratinga e foi assessorado por Frei Francinaldo Lustosa Magalhães, OCD.

Segundo Frei Francinaldo, o retiro é um momento propício para o descanso, para a meditação e para o discernimento. É um tempo favorável para escutar o chamado do Senhor e reafirmar o “sim” diário e generoso, buscando constantemente a santidade: fruto de um coração orante e íntimo de Deus. O tema refletido foi “A Vocação à Santidade”.

Para o seminarista Yan, da Diocese de Caratinga, iniciante da etapa do discipulado, o retiro é o momento para “adentrarmos o coração de Nosso Senhor, onde meditamos temas que nos levam a Ele, como a nossa vocação à santidade, nossa vida de oração e nossa amizade com Ele. Assim, o tempo de retiro representa sempre um novo e permanente encontro com Deus”.

O seminarista Francisco, da Diocese de Araçuaí, que está cursando o 2º ano da etapa da configuração, diz que “é belo tomar consciência de que nossa relação com Deus é suficiente enquanto amizade. Não há outra maneira de alargar a Tenda de nossas relações, senão assumindo a pessoa de Jesus Cristo, fonte e horizonte da Graça e Missão. Nessa configuração nos tornamos santos. Eis a alegria desse retiro: compreender a nossa vocação à santidade. Bendito seja Deus por tudo que vivenciamos nesses 4 dias”.

Durante o retiro, aconteceram vários momentos, dentre eles a experiência do deserto, a recitação do Santo Terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração da Liturgia das Horas, bem como a celebração do Santo Sacrifício da Missa.

A celebração Eucarística de encerramento do retiro, nesta sexta-feira, dia 17, foi presidida pelo assessor do retiro Frei Frei Francinaldo Lustosa Magalhães, OCD, concelebrada pelos padres responsáveis pela formação Pe. Geziel José de Almeida, Pe. Ademilson Tadeu Quirino e Pe. Patrício Geraldo Fialho.

Que possamos assumir a missão de sermos verdadeiros servidores do Cristo, almejando a santidade que é edificada em cada pequeno ato diário de nossas vidas. Que vivamos sempre a simplicidade do Bom Pastor!

Colaboração – Texto- Seminarista Phillipi Carlos – (1º ano de Teologia)

Fotos – Seminarista Natanael Dias da Silva (1° ano  de Teologia)